o-que-e-team-building

O que é Team Building? Dicas para construir uma equipe sólida e engajada na empresa!

Você sabe o que é team building? Este é o nome dado ao processo de consolidação da equipe em uma empresa ou projeto. Ele é construído a partir de diversas práticas e estratégias que aproximam os membros do time dos objetivos estratégicos do negócio no qual estão desenvolvidos, despertando os sentimentos de pertencimento, trabalho em equipe e contribuição para o todo

De acordo com o portal Team Building, a prática é responsável pelo aumento de até 50% nas habilidades de comunicação das equipes. Além disso, a prática impacta diretamente na produtividade da equipe, de acordo com um estudo feito em Harvard e divulgado pelo mesmo portal. 

Continue a leitura para saber tudo sobre o que é team building e ver algumas dicas para aplicá-lo com sucesso na empresa! 

O que é team building? 

Team building significa “construção de equipe” É um tipo de treinamento empresarial voltado para a construção do senso de coletividade e do trabalho em equipe. Em geral, o processo é composto por atividades práticas e reflexivas que exaltam os valores da empresa e conectam cada colaborador com os demais membros de seu time.

Algumas atividades comuns em práticas de team building são: 

  • atividades ao ar livre (como gincanas, arvorismo, escalada etc);
  • dinâmicas de grupo;
  • mentorias;
  • happy hours;
  • etc. 

Por que as empresas precisam fazer team building? 

Saber o que é team building pode ajudar as empresas a despertar, em seu time, um dos mais valiosos sentimentos: o de pertencimento. 

Colaboradores que se sentem parte de uma equipe e de uma empresa tendem a trabalhar com mais motivação. E, caso você não saiba, a motivação é uma das chaves da produtividade: de acordo com esta pesquisa, colaboradores motivados podem produzir até 50% mais! 

Por isso, podemos dizer que investir em team building ajuda as empresas a: 

  • entrosar seu time; 
  • criar um ambiente de competição saudável e foco em superar metas;
  • estimular o desenvolvimento individual e natural dos colaboradores, identificando novos líderes com mais assertividade;
  • criar um ambiente de trabalho leve;
  • democratizar o acesso às habilidades específicas de cada colaborador, tornando o time todo mais eficiente; 
  • estimular a colaboração entre os colaboradores. 

Dicas para um team building efetivo

1. Crie um ambiente de trabalho cooperativo

Além de entender o que é team building, é importante sabermos como tornar a prática efetiva na empresa. E a primeira dica, é claro, diz respeito à construção de um ambiente de trabalho empático e colaborativo.

O princípio básico do team building é o senso de pertencimento a uma equipe. Por isso, é papel da liderança assegurar que os funcionários sintam-se livres para criar coletivamente, trocando opiniões, compartilhando experiências e acionando uns aos outros conforme acharem necessário.

Um bom caminho para construir um ambiente de trabalho cooperativo mesmo em tempos de trabalho remoto ou híbrido é utilizar ferramentas digitais como o Trello para gerir projetos e demandas. 

2. Não seja um chefe, e sim um líder

A figura do chefe arbitrário e inacessível é um dos piores pesadelos de qualquer team builder. Afinal, o profissional precisa ser visto como uma figura inspiradora e motivadora pelos colaboradores de um time. 

Se você gerencia uma equipe e não sabe ao certo as diferenças entre os dois perfis de liderança, aqui vai um esquema para facilitar! 

3. Estimule um ambiente inovador

Em uma pesquisa com mais de 800 líderes empresariais do Reino Unido, a PA Consulting constatou que ⅔ dos profissionais acreditam que a inovação é importante para o sucesso de suas organizações.

Entretanto, essa outra pesquisa, do Gartner, elencou as principais barreiras à inovação na opinião de profissionais de marketing (mas que podem ser aplicadas em diferentes setores da empresa): resistência ao risco (46%), incapacidade de mensurar o impacto da inovação (41%) e escassez de talentos (41%).

Sabe o que pode ajudar a reverter cada um dos desafios mencionados acima? Isso mesmo, o team building! 

4. Promova atividades que tirem o time da zona de conforto

Os exemplos dados no início deste artigo já ajudam a entender que tipo de atividade é indicado para fortalecer o team building na empresa: exercícios ao ar livre, desafios, pequenas competições (saudáveis), gamificação e tudo aquilo que tirar a equipe de sua zona de conforto.

A ideia aqui é que cada colaborador consiga entender seus colegas de equipe como indivíduos, e não apenas como “crachás” ou “matrículas” com funções complementares às suas. 

5. Utilize ferramentas de apoio para garantir boa comunicação entre os funcionários

Por fim, concentre-se mais uma vez no objetivo do team building: criar equipes sincronizadas e colaborativas.

Qual é a ferramenta essencial para a existência deste princípio? Ela mesma: a comunicação! 

Para facilitar a comunicação entre os indivíduos da equipe e o acesso a protocolos, manuais e estratégias da empresa, conte com boas ferramentas de comunicação. Vale tudo: de fóruns EAD a redes sociais, passando por comunicadores internos e grupos de WhatsApp

Team building EAD: é possível?  

Saber o que significa team building, mas não ser capaz de aplicá-lo em função das novas dinâmicas de trabalho seria uma verdadeira tragédia, não é mesmo? Porém, as notícias nesse sentido são as melhores! 

É perfeitamente possível utilizar a EAD para fazer o team building da sua empresa. 

Neste caso, atividades ao ar livre e presenciais são, naturalmente, deixadas de lado. Entretanto, ferramentas digitais de comunicação entram em cena para proporcionar sensações semelhantes às do chamado “olho no olho”: transmissões ao vivo, webinars e vídeo chamadas são alguns dos recursos disponíveis. 

Além disso, ter acesso a uma boa plataforma EAD pode ajudar a armazenar documentos e direcionamentos para a construção de uma equipe alinhada e motivada. Recursos como a biblioteca virtual e a sala de aula virtual são muito úteis como reforços da educação corporativa

Agora que você já sabe o que é team building, que tal reforçar sua base de conhecimento na empresa? Conte com a melhor plataforma EAD do mercado! E se você ainda não conhece as funcionalidades da EAD Plataforma, não se preocupe! Você pode fazer isso gratuitamente por 7 dias preenchendo este formulário.

Fabio Godoy