Como dar aula pelo Whatsapp

5 funcionalidades + 5 dicas: como dar aula pelo Whatsapp?

Quer saber como dar aula pelo Whatsapp, mas não sabe por onde começar? Nós te ajudamos nessa missão! Neste artigo, vamos abordar 5 funcionalidades e dicas para colocar o bloco na rua. Afinal, a tecnologia é uma aliada para driblar a crise do coronavírus.

Realmente, o e-learning agora é uma necessidade. Contudo, ainda há muitos desafios para garantir a acessibilidade. Segundo a pesquisa TIC Domicílios, 20 milhões de residências não têm internet. Além disso, 58% das pessoas acessam a web somente pelo celular.

Sendo assim, preparamos um post para explicar como dar aula pelo Whatsapp. Principalmente porque o celular é o dispositivo mais utilizado pelos brasileiros, via mobile learning. Então, siga conosco para conferir as possibilidades do EAD!

5 funcionalidades: como dar aula pelo Whatsapp?

Para saber como dar aula pelo Whatsapp, é preciso conhecer os recursos do app. E o principal: saber como adaptá-los para fins pedagógicos. 

1. Whatsapp Business

O Whatsapp Business é voltado para contas comerciais. Logo, pode ser utilizado para escolas particulares, cursos livres e outras finalidades. O objetivo é aprimorar o relacionamento, incluindo a automação de marketing.

Dessa maneira, é possível segmentar a comunicação e classificar mensagens. São estratégias de captação e fidelização, que também podem ser usadas para o ensino remoto. Como exemplo, o envio “em massa” do calendário de avaliações. 

2. Grupos que funcionam como “salas”

Apesar de não ser exatamente uma sala virtual, você pode criar um grupo por turma. Assim, o professor transmite atividades e esclarece dúvidas. Pense também em regras de convivência, para evitar que mensagens paralelas desviem o foco.

Porém, essas “salas” não têm as mesmas funções dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Algumas delas são: biblioteca, fórum de discussão, provas, videoaulas etc. 

3. Diversifique os conteúdos em áudio e vídeo

O Whatsapp permite o envio de áudios e de vídeos, o que facilita a compreensão de conteúdos complexos. Nesse ponto, não se esqueça de considerar o público com quem você está interagindo.

Os recursos audiovisuais ajudam a explicar certas atividades, em especial para a educação infantil. Se necessário, você ainda pode gravar a tela do computador para mostrar o passo a passo. 

4. Listas de transmissão

Para resumir, as listas de transmissão servem para organizar os contatos e enviar mensagens com agilidade. Ou seja, você escreve “uma única vez” e envia para uma lista segmentada.

A propósito, faça a segmentação de forma adequada. Isto é: crie uma lista para professores, outra para colaboradores e, também, uma por turma. Assim sendo, você encaminha conteúdos que são pertinentes aos respectivos grupos. 

5. Whatsapp conferência

Por fim, a conferência fecha nossa lista sobre como dar aula pelo Whatsapp. Nesse caso, a chamada pode ser realizada com grupos de até 50 pessoas. Aliás, para fazer essa reunião online, quem cria a sala virtual deve ter o Facebook e o Messenger instalados. 

Vale lembrar que a webconferência no EAD dispõe de inúmeros recursos interativos. Praticamente um upgrade da versão do Whatsapp. Por exemplo, o chat integrado nas transmissões ao vivo.

5 dicas: como dar aula pelo Whatsapp?

Selecionamos 5 dicas essenciais de como dar aula pelo Whatsapp e engajar os alunos:

1. Interatividade

A interatividade é a chave para gerar o engajamento digital no ensino remoto. Essa é uma boa oportunidade para trocar experiências, além de dar (e receber) feedbacks. Portanto, recomendamos manter a regularidade na comunicação com a comunidade escolar. 

2. Link universal

Caso você não tenha acesso aos contatos de todos os alunos, que tal criar um link universal? Dessa forma, os colegas podem compartilhar com os demais. E, ao clicar nesse link, os interessados iniciam uma “conversa” com você diretamente no Whats.

3. Videochamadas

Use as videochamadas para fazer reuniões pontuais, com até 8 pessoas simultaneamente. Por sinal, essa é uma ótima alternativa para apresentar trabalhos, promover grupos de estudo e daí por diante.

4. Whatsapp Web

Quando há um grande volume de mensagens, fica difícil gerenciá-las no celular, não é? Para agilizar as respostas, opte pela versão para desktop, ao invés do mobile. Em contrapartida, lembre-se que as chamadas em grupo (sejam de áudio ou vídeo) só funcionam pelo celular.

5. Cuidado com o bloqueio da conta

Por acaso, algum desconhecido já tentou conversar contigo via Whatsapp? Nessa situação, você pode “salvar contato” ou “bloquear”, certo? Isso acontece para evitar mensagens indesejadas, podendo levar ao bloqueio da conta. Isso se houver muitas denúncias, claro. 

Em outras palavras, é necessário pedir aos seus alunos que adicionem seu número nas agendas. Com isso, as mensagens podem ser enviadas tranquilamente, viabilizando a comunicação efetiva.

Whatsapp é uma boa ferramenta para dar aula online?

De fato, é importante saber como dar aula pelo Whatsapp. Mas também é preciso refletir sobre o outro lado da moeda. Embora agilize a comunicação, este aplicativo não foi projetado para o contexto educacional. Por isso, é vital contar com ferramentas adequadas para garantir a qualidade da aprendizagem. 

Enfim, se a ideia é dar aulas particulares de forma pontual, talvez o Whatsapp atenda às necessidades. Por outro lado, se você quer lançar um curso online, vale considerar o investimento no LMS (Learning Management System).

Aqui na EAD Plataforma, nós amamos a educação. E vamos além de te ensinar sobre como dar aula pelo Whatsapp. Isso porque não medimos esforços para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem.

Pensando nisso, que tal conferir nossos recursos para hospedar e gerenciar seu curso online? Fale conosco para descobrir como profissionalizar suas aulas remotas, com teste grátis por 7 dias! E não perca outros conteúdos do Blog:

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy