treinamentos online para empresas

Treinamentos online para empresas: como fazer um treinamento EAD de sucesso!

A realização de treinamentos online para empresas é essencial para aprimorar ainda mais as habilidades e competências de todos os colaboradores, e consequentemente, melhorar os resultados de uma organização.

Atualmente, existem algumas formas de fazer um treinamento corporativo, sendo as duas principais: online ou presencial. A escolha irá depender exclusivamente da estratégia e estrutura da empresa.

O fato é que hoje em dia está cada vez mais popular o treinamento ead, ou seja, online à distância, já que eles facilitam o acesso para todos os colaboradores, independente de onde estejam.

E é sobre eles que iremos falar neste conteúdo. Então, se você está procurando saber mais sobre esse assunto, te convidamos a continuar a leitura até o final, já que iremos detalhar:

  • Vantagens de dar treinamento online na empresa;
  • 3 passos de como montar um treinamento eficiente!

Preparado?

Então, vamos lá!

Vantagens de dar treinamento online na empresa

Benefício é o que não falta quando estamos falando sobre os treinamentos online para empresas. Mas, para simplificar as coisas, separamos apenas as principais vantagens de realizar esse tipo de iniciativa dentro de qualquer empresa. Confira:

Maior flexibilidade

O treinamento EAD possibilita muita flexibilidade para todos os colaboradores, visto que eles podem acessar o conteúdo de qualquer lugar e horário, sem precisar estar fisicamente em um local.

Ou seja, o próprio funcionário terá a liberdade para definir o melhor horário para realizar o estudo. Essa prática, além de garantir melhores resultados no quesito concentração, trará ainda mais satisfação para os funcionários de um modo geral, já que eles irão aprender no próprio “ritmo”.

Melhor custo-benefício

Um treinamento presencial requer alguns cuidados e gastos como a escolha de um bom ambiente, equipamentos para as apresentações, estrutura do local, comida e por aí vai.

O que é totalmente diferente de um treinamento online, já que o mesmo requer apenas o planejamento do conteúdo e a escolha de uma plataforma ead de qualidade. Nem precisamos reforçar que o custo-benefício é evidente, tanto para o negócio quanto para os funcionários que não precisam gastar dinheiro com locomoção.

Boa adaptação

Outro ponto positivo dos treinamentos online para empresas é justamente o dele se adaptar a diversos tipos de aprendizagem. Isso porque cada pessoa possui um ritmo diferente de aprender sobre determinado assunto. Então, se a pessoa não entendeu sobre o tema X, ela poderá rever a mesma aula inúmeras vezes até assimilar 100% o conteúdo.

3 passos de como elaborar um treinamento online!

Agora que você entendeu mais sobre as vantagens de realizar um treinamento corporativo online, nada melhor do que entender como fazer um de qualidade, não é mesmo?

Então, se prepare que lá vem mais conteúdo!

1- Definir o objetivo do treinamento ead

A primeira coisa que você deve fazer para conseguir traçar um objetivo para seu treinamento é entender quais são as principais necessidades de seus colaboradores, ou seja, quais pontos devem ser aprimorados para que possam ter um desempenho ainda melhor. 

Será que falta um treinamento de liderança

Será que falta um treinamento sobre como trabalhar melhor em equipe?

Ou até mesmo um curso mais técnico?

Só você – junto com seu time de RH, de preferência – pode definir esse objetivo, afinal, vocês sabem exatamente quais pontos devem ser aprimorados para melhores resultados. 

Desta forma, você saberá qual o melhor tema para abordar para cada equipe da empresa, ou até todos os funcionários de um modo geral.

Veja mais em: O que é diagnóstico das necessidades de treinamento?

2- Realizar o planejamento do conteúdo

Com o objetivo definido, é preciso estruturar o conteúdo do próprio treinamento, além de escolher quem será o responsável por apresentar o conteúdo.

É importante que a pessoa escolhida tenha domínio sobre o tema em questão, para abordar de forma precisa os principais pontos, e também cobrir todo o assunto de forma profissional e com qualidade.

Estruturar os tópicos que serão falados no curso é essencial para garantir que o conteúdo tenha um começo, meio e fim, e que não falte nenhuma peça no quebra-cabeça.

Veja também: Como fazer um convite para treinamento corporativo que garanta maior presença dos funcionários?

3- Escolher uma plataforma de treinamento online de qualidade

O último passo, mas não menos importante, é a escolha da plataforma de treinamento online. Afinal, onde você irá hospedar o conteúdo gravado de forma profissional, onde possa acompanhar o desempenho de cada colaborador, e ainda, fornecer um certificado de conclusão?

É preciso se atentar em escolher uma plataforma ead especializada no assunto para garantir uma experiência incrível para seus funcionários, além de total controle para você como dono do negócio.

Para isso, te apresentamos a EAD Plataforma.

Conheça a EAD Plataforma

A EAD Plataforma é a solução ideal para você que deseja treinar sua equipe, oferecer cursos à distância e reduzir custos, além de ter um ambiente restrito para alunos convidados, total controle das matrículas e andamento dos alunos nos cursos.

Só com ela você consegue tudo os itens abaixo pelo melhor custo-benefício do mercado:

  • aulas ao vivo com chat;
  • certificados;
  • múltiplos professores;
  • provas;
  • plataforma personalizável;
  • fórum;
  • e muito mais!

Ficou interessado? Então, o convidamos a testar a EAD Plataforma agora mesmo, totalmente sem compromisso!

Aproveite e confira nosso post com as 6 razões para contratar a EAD Plataforma agora mesmo em seu negócio!

Treinamentos online para empresas: considerações finais

Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo.” – Provérbio Africano.

Essa reflexão acima se encaixa perfeitamente com este conteúdo, visto que o trabalho em equipe é o grande impulsionador de qualquer negócio, e para isso, é preciso fornecer os melhores recursos para os colaboradores trabalharem da melhor forma possível.

Agora que você já sabe tudo sobre treinamentos online para empresas, chegou a hora de colocar a mão na massa! Pegue tudo o que aprendeu neste post e coloque em prática!

Além disso, confira abaixo outros conteúdos que podem te interessar:

Até a próxima!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy