plano de comunicação para empresa plataforma ead para empresas

Vale a pena ter uma plataforma EAD para empresas? Veja as vantagens

Capacitar funcionários e colaboradores é um elemento importante da prosperidade organizacional, e com a transição para o digital e mudança de tendências no ambiente corporativo, há um investimento cada vez maior em plataforma de EAD para empresas.

Apesar de já estar sendo consolidada há mais tempo, essa inovação nos treinamentos e formações corporativas foi ainda mais acelerada com a pandemia do novo coronavírus.

As companhias passaram a investir cada vez mais em soluções tecnológicas de Educação à Distância para travar contato com os colaboradores, integrá-los com a cultura organizacional e incrementar os crescimento profissional deles.

Diante disso, o que é uma plataforma de EAD e como ela funciona? Vale a pena realmente investir nessa ferramenta? Continue a leitura até o fim para entender como esse recurso vai mudar otimizar os processos de formação no ambiente empresarial!

O que é uma plataforma de EAD para empresas?

Em poucas palavras, uma plataforma EAD para empresas é uma ferramenta que oferece todos os recursos necessários para a realização e enriquecimento do aprendizado no ambiente virtual.

Muito mais do que meramente a sala onde o facilitador dialoga com os colaboradores da empresa, a plataforma também deve reunir elementos diversos, como possibilidade de:

  • interação via chat;
  • espaço para exercícios;
  • aulas ao vivo ou gravadas;
  • mural para disponibilização de materiais complementares diversos, etc.

Enfim, ela deve conter todos os recursos que torne a interação mais funcional e o aprendizado realmente eficaz. 

Pensando no ambiente corporativo de forma prática, uma plataforma EAD para empresas pode ser utilizada como instrumento de onboarding, treinamento técnico ou formação para desenvolvimento pessoal e cuidados psicológicos de todos os profissionais.

Dependendo do seus objetivos, a ferramenta deve oferecer diversos formatos de personalização para que o treinamento encaixe-se perfeitamente com seu propósito.

Por exemplo, existe um método de EAD corporativo denominado microlearning. Essa prática vem se demonstrando eficaz em muitas empresas em virtude de suas características, que consistem em pequenos vídeos de 3-5 minutos que dividem o conteúdo de forma homeopática.

Esse formato é uma ótima pedida para etapas específicas do onboarding, como consolidação de valores da cultura organizacional, entre outros. 

Já no caso de treinamentos mais técnicos, como aprender a mexer em novo software para venda, por exemplo, é interessante investir em formações ao vivo de maior duração, na qual o time comercial pode tirar dúvidas e entender melhor o conteúdo na prática.

Por que investir em plataforma de EAD para empresas?

Primeiramente, vale salientar a importância do constante investimento na formação dos colaboradores de uma empresa, desde o nível mais baixo da hierarquia até as principais lideranças.

Afinal, as pessoas são os protagonistas e principal ativo de qualquer organização e cuidar do aprimoramento tanto profissional quanto pessoal de cada uma delas gera resultados positivos para todos.

Por um lado, o profissional se mantém mais motivado e expande sua capacidade técnica e habilidades pessoais e relacionais, assim como a companhia passa a contar com colaboradores muito mais preparados para entregar uma melhor performance.

Diante disso, por que pegar carona com a transformação digital e investir em formações e treinamentos por meio de uma plataforma de EAD para empresas?

Em tempos de uma consolidação cada vez maior do home office, uma ferramenta do tipo surge como uma solução facilmente implementável, pois exemplos como a EAD Plataforma já disponibilizam uma estrutura toda pronta conhecida como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Além disso, um grande desafio para o treinamento corporativo é a dificuldade logística em lidar com a grande rotatividade de colaboradores e novas equipes de trabalho. Há tanto o desgaste de organizar manualmente esses eventos corriqueiros de onboarding, como também os gastos financeiros desnecessários.

Com uma plataforma de EAD para empresas, por outro lado, é possível driblar esses problemas e otimizar processos.

>>> Conheça mais vantagens sobre o EAD corporativo!

Qual a plataforma de EAD corporativo mais completa?

Como já mencionamos acima, uma boa plataforma de EAD para empresas conta com uma estrutura acessível e intuitiva já montada para fazer a gestão dos diversos treinamentos e formações da empresa.

Por meio dela, deve ser possível disponibilizar materiais pedagógicos complementares, realização de provas e exercícios, além de uma diversidade de formatos e recursos para oferecer cursos variados e personalizados de acordo com os objetivos.

Diante dessas características, a EAD Plataforma notabiliza-se como a ferramenta mais completa do mercado. Ela disponibiliza recursos incríveis para enriquecer o aprendizado e facilitar o gerenciamento dos treinamentos, como:

  • controle total sobre a entrada de alunos no ambiente de aprendizado por meio da criação de grupos e automatização de processos;
  • aulas gravadas e ao vivo com chat por meio do EAD Player;
  • inserção de provas entre aulas módulos;
  • participação de multiprofessores;
  • biblioteca e fóruns públicos para geração de conteúdos, etc.

Incrível, não é verdade? Pois converse com um de nossos especialistas e saiba mais detalhes para aplicar uma plataforma de EAD na sua empresa.

Esperamos que tenham gostado do conteúdo! Nós da EAD Plataforma somos apaixonados por educação e nos empenhamos para entregar conteúdo de qualidade a você pelo nosso blog. Até a próxima!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy