o-que-e-plataforma-ava

O que é plataforma AVA? Conheça o melhor caminho para aproximar alunos e tutores na EAD!

Plataforma AVA é o nome dado ao Ambiente Virtual de Aprendizagem que acompanha o ensino. Entender o que é plataforma AVA é fundamental para todos os atores envolvidos no processo educacional. 

Ao longo dos anos, e, em especial, após a pandemia do novo coronavírus, todas as instituições — presenciais, híbridas e a distância — compreenderam a importância de contar com um ambiente virtual de aprendizagem efetivo. 

Atualmente, segundo o Censo Abed 2020, 100% das instituições de ensino superior utilizam alguma ferramenta digital para apoiar o processo educacional. Estas ferramentas podem ser usadas como repositórios de conteúdos digitais ou mesmo como espaços para a aplicação de módulos e percentuais da carga horária do curso. 

A estatística acima mostra que saber o que é plataforma AVA, e sobretudo, escolher a melhor ferramenta de ensino a distância, é fundamental para a garantia de um processo de ensino satisfatório para alunos e professores. 

Quer mergulhar fundo neste tema? Continue a leitura do artigo! 

O que é plataforma AVA?

Plataforma AVA é a ferramenta principal para a dinâmica da educação a distância. AVA significa Ambiente Virtual de Aprendizagem, ou seja, o espaço que abriga toda a dinâmica educacional online. 

O principal objetivo da plataforma AVA é simular, com o máximo de proximidade possível, a sala de aula. Sendo assim, ao acessarem a ferramenta, tutores EAD e alunos têm acesso a materiais, informações, ferramentas de interação e espaços para a realização de tarefas e avaliações. 

Quer ir ainda mais fundo neste conceito? Leia nosso artigo sobre o que é AVA

Quais as funcionalidades disponíveis em um AVA?

Como dissemos no tópico anterior, o objetivo essencial da plataforma AVA é fornecer ferramentas que aproximem tutores e alunos de cada processo presente em uma sala de aula presencial. 

Dessa forma, podemos dizer que um bom Ambiente Virtual de Aprendizagem oferece, para tutores e alunos, as funcionalidades a seguir. 

AVA para tutores

  • Painel de gestão: neste espaço, o tutor acompanha o aproveitamento dos alunos, identifica necessidades de intervenções personalizadas e fornece/consulta informações sobre o processo educacional;
  • Plataforma de ensino: nesta ferramenta, o tutor pode disponibilizar seu material didático em diferentes tipos de conteúdos digitais, desde videoaulas até apostilas e infográficos;
  • Gestão Administrativa: aqui, o tutor ou gestor de curso acompanha o cumprimento de obrigações contratuais por parte dos alunos (pagamentos, mensalidades etc), bem como gerencia o agendamento de visitas ao Polo EAD;
  • Biblioteca Virtual: neste espaço, o tutor disponibiliza material complementar às aulas. Os alunos podem visitar a biblioteca virtual e consultarem os materiais de forma autônoma; 
  • Aplicação de avaliações e exercícios: aqui, é possível aplicar testes e provas e conduzir exercícios para avaliar a performance dos alunos periodicamente. 

Plataforma AVA para alunos

  • Unificação de conteúdos do curso: em uma mesma plataforma, os alunos conseguem acessar todos os materiais e documentos relacionados à formação cursada; 
  • Ferramentas de interação: Fórum EAD, chat, e-mail direto para o tutor e outras ferramentas que aproximam os membros da turma e seus professores; 
  • Informações administrativas: na plataforma AVA, os alunos têm acesso a informações sobre a duração dos módulos do curso, datas-limite para a entrega de trabalhos e realização de provas, bem como recebem lembretes sobre suas obrigações contratuais (como envio de documentos e pagamento de mensalidades).

Quer um exemplo? Veja como funciona a área do aluno no AVA da EAD Plataforma:

Por que é importante escolher a melhor plataforma EAD?

Além de saber o que é plataforma AVA, é fundamental compreender que existem diferentes formatações para a ferramenta no mercado. E aí vem a dica de ouro: é fundamental saber escolher, entre as opções do mercado, aquela que garante melhor usabilidade para tutores e alunos. 

Para você ter uma ideia, de acordo com a pesquisa “Um estudo sobre as principais causas de evasão de alunos em cursos ead. como reverter esse quadro?”, publicado no portal Abed, dificuldades tecnológicas com a plataforma adotada são o segundo principal motivador da evasão dos alunos na EAD (perdendo apenas para “problemas internos da instituição de ensino”).  

Em contrapartida, ao longo da pandemia do novo coronavírus, e diante da necessidade de se adaptarem à EAD, professores também relataram uma dificuldade semelhante. 

Este estudo, divulgado pelo portal Escrevendo o Futuro, mostra que 44% dos docentes enfrentam dificuldades no que diz respeito ao “domínio das tecnologias”, o que inclui o uso das plataformas AVA disponibilizadas pelas instituições de ensino para a qual trabalham. 

Diante de um contexto tão delicado, é importante ter em mente algumas das características-chave de uma boa plataforma AVA antes de fazer sua escolha:

  • interface amigável;
  • funções essenciais visíveis;
  • fácil configuração de módulos de ensino;
  • mecanismos descomplicados para  submissão de tarefas e trabalhos; 
  • layout responsivo (que permita o acesso em diferentes dispositivos móveis).

Conte com a EAD Plataforma para criar o melhor ambiente virtual de aprendizagem! 

Agora que você já sabe o que é plataforma AVA e por que a escolha desta ferramenta deve ser cuidadosa e estratégica, temos uma boa notícia. Só de terminar a leitura deste artigo, você já está mais perto de encontrar a melhor ferramenta e-learning para hospedar seus cursos online. 

Estamos falando da EAD Plataforma! Intuitiva, completa e descomplicada, a solução reúne todas as funcionalidades indispensáveis para garantir a melhor experiência educacional para tutores e alunos. 

São mais de 3 milhões de usuários encantados com o que a EAD Plataforma oferece! 

Quer fazer parte deste grupo de usuários satisfeitos? Então comece agora — e gratuitamente! Ao preencher este formulário, você acessa um pacote trial exclusivo, e pode usufruir de todas as funcionalidades da ferramenta sem pagar nada por 7 dias! É imperdível! https://www.youtube.com/watch?v=AeJ2tN8oj0M

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy