imagem ilustrativa para conteúdo

O que é cultura organizacional? Para que serve? Veja os tipos e exemplos!

A cultura organizacional é um tema recorrente entre administradores e nos livros de teoria da gestão empresarial. Entretanto, será que o conceito desse termo é realmente apreendido pelo senso comum e é bem executado no dia a dia das organizações?

Muitos podem confundi-la, por exemplo, com as metas ou com a missão de um empreendimento, mas os significados entre eles são diferentes, apesar de atrelados. 

Na verdade, o conceito de cultura organizacional está muito mais relacionado aos valores compartilhados em conjunto por todos os colaboradores e integrantes da estrutura de uma empresa.

Entretanto, apesar de sua importância para o funcionamento harmônico e orgânico de uma organização, desenvolvê-la em termos sólidos e duradouros ainda é um desafio grande para a maioria dos negócios.

Apenas 31% dos líderes de Recursos Humanos (RH) acreditam que suas empresas possuem a cultura consolidada o suficiente para que atinjam suas metas, segundo pesquisa da Grant Thornton LLP e da Oxford Economics

E mais: chegando lá e construindo um projeto de cultura organizacional, apenas 15% conseguem mantê-la ao longo do tempo, segundo a I4CP.

Portanto, diante da importância do tema e dos desafios de implementá-lo, preparamos esse conteúdo exclusivo onde vamos explicar o que é cultura organizacional, a influência dela no clima e resultado de uma empresa, além de exemplos nos quais esse conceito foi aplicado com sucesso.

Ficou curioso? Leia o conteúdo até o fim e saiba tudo sobre o tema!

O que é cultura organizacional de uma empresa?

Cultura organizacional representa o conjunto de valores, expectativas e práticas que guiam o comportamento e a postura profissional de todos os integrantes e colaboradores de uma empresa. 

Esses elementos devem reunir características específicas que estejam explicitamente escritas e repassadas para todos os colaboradores, além de, especialmente, serem refletidas na comunicação interna e nos atos das principais lideranças e modelos do ambiente organizacional. 

Diante disso, o departamento de RH, os cargos de liderança em todas os andares da hierarquia e os profissionais mais antigos da casa geralmente carregam a responsabilidade de manter a cultura organizacional acesa e repassá-las para os novos integrantes.

Mesmo sendo indicado explicitar esses valores éticos em um documento ou por meio de um treinamento ou formação por parte do RH, a verdadeira cultura organizacional de uma empresa deve ser construída com a disciplina e constância de ações e comportamentos práticos no dia a dia da corporação.

>>> O onboarding é um exemplo de treinamento eficaz para transmitir a cultura organizacional para novos colaboradadores:

Portanto, é mais do que palavras, são os atos consistentes ao longo do tempo que consolidam esses valores na rotina de um negócio.

Em suma, é possível ver uma cultura organizacional realmente saudável se manifestando pela:

  • como o líder de uma equipe orienta e corrige erros de um funcionário quando ele comete um erro;
  • como o CEO (chief executive office) e a cúpula organizacional respondem a uma crise ou evento negativamente inesperado;
  • ou como um departamento comercial reage a novas tendências de mercado ou demandas inéditas dos clientes.

Como podemos ver, a cultura organizacional é como a argamassa utilizada para colar todos os recursos da empresa (funcionários, cargos e ferramentas), que são os tijolos, e construir assim um muro sólido e difícil de derrubar.

Sendo assim, percebemos que esse muro não vai ser construído da noite para o dia, pois o processo exige tempo e dedicação.

Quais os elementos da cultura organizacional?

Entendido o conceito, vamos falar agora de forma objetiva quais são os principais elementos da cultura organizacional que sua empresa precisa levar em conta no projeto de implementação.

Pensando nisso, preparamos uma lista com alguns exemplos que consideramos preponderantes no processo. Confira:

Confiança

Em uma empresa com a confiança entre colaboradores valorizada, a comunicação torna-se mais humanizada e cada trabalhador se sente mais confortável para se expressar, dar sua opinião ou fazer críticas construtivas para companheiros, líderes e liderados.

Aqui também reflete-se a confiança e coragem para tentar coisas novas e que, nessas situações, você terá o apoio, suporte e talento dos outros.

Resiliência

Segundo o dicionário de Oxford, resiliência significa “a capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças”. 

Nesse sentido, a cultura organizacional influencia no clima organizacional, em outras palavras, os colaboradores se sentem mais motivados, preparados e confiantes de que podem vencer adversidades em conjunto, pois o ambiente corporativo está carregado desses valores virtuosos.

Em tempos tão dinâmicos de transformação digital, em que as configurações de mercado e os processos organizacionais mudam a todo momento, é fundamental desenvolver valores de resiliência e mentalidade forte para superar esses desafios.

Performance

Outro dos principais elementos da cultura organizacional é a performance. Afinal, quanto mais valorizados e integrados nos valores culturais de uma empresa, mais motivados os colaboradores estarão para exercer o trabalho com excelência.

Dessa forma, ganham tanto os trabalhadores, como ganham também a companhia em produtividade, em metas batidas e no crescimento dos lucros e da reputação.

Trabalho em equipe

Esse elemento consiste no compartilhamento de ideais em comum que estreitam cada vez mais os laços entre todos os integrantes.

Pois com uma comunicação respeitosa entre si, ajuda mútua e divisão dos mesmos objetivos só contribui para saúde da cultura organizacional.

Inovação

Quando alguns elementos trabalham em conjunto, eles são capazes de criar novos. É o caso da inovação, que demanda tanto um toque de resiliência quanto de confiança no seu processo.

Quando uma empresa trabalha com esses fatores em prol da produtividade, ela torna-se mais apta para inovar e adaptar-se a novas tecnologias e processos.

Segurança psicológica

A autoconfiança e a segurança psicológica são valores individuais, mas que são desenvolvidos a partir do conjunto do trabalho em equipe.

Quanto mais suporte, apoio moral e confiança mútua, maior é a probabilidade do colaborador se expressar, inovar e aprimorar seu trabalho. Nesse processo, uma comunicação mais humana é fundamental.

Qual a importância da cultura organizacional?

Agora que você entendeu o conceito e os principais elementos da cultura organizacional de uma empresa, vamos falar um pouco sobre a importância do desenvolvimento desse projeto em uma empresa.

Como vimos, a cultura influencia em todos os aspectos de um negócio, tangíveis ou intangíveis. 

Quanto aos aspectos tangíveis, podemos utilizar os seguintes dados para embasar essa tese: companhias com uma cultura sólida e saudável possuem 1.5 mais chances de ter crescimento de, pelo menos, 15% nos lucros em um intervalo de três anos. 

Além disso, elas possuem também 2.5 mais chances de ver um crescimento do valor de suas ações no mesmo intervalo. Os dados são da Grant Thornton LLP e da Oxford Economics.

Esses números podem ser explicados como uma consequência direta da união, harmonia e capacidade de trabalhar em equipe dos trabalhadores. Afinal, atualmente as empresas usam uma ferramenta conhecida como fit cultural para recrutar novos colaboradores.

Por meio dela, é possível mensurar como as características e o perfil profissional do candidato se encaixam com os valores da empresa.

Isso permite que, quando contratados, os novos colaboradores se sintam muito mais confortáveis e motivados para executar suas funções da melhor forma possível. O resultado disso? Maior coordenação e união para vencer desafios, melhorar a performance e aumentar os lucros.

Isso já nos leva à influência nos aspectos intangíveis de uma organização. Aqui podemos levar em conta, por exemplo, o fato de que uma cultura organizacional saudável é capaz de atrair um maior número de interessados em trabalhar na companhia em virtude dos seus valores.

Segundo dados da Glassdoor, 77% dos trabalhadores consideram os valores culturais de uma empresa antes de aplicar para uma vaga.

Quais são os tipos de cultura organizacional?

Vimos até agora características gerais de uma empresa que a torna possuidora de um cultura organizacional saudável e sólida. Entretanto, na hora de implementar esses valores, é importante saber até que ponto eles se enquadram nas propriedades particulares de seu negócio.

Afinal, cada empresa é um mundo à parte e, apesar de similaridades, elas podem possuir diferenças marcantes umas das outras. 

É por isso que existem os tipos de cultura organizacional. Selecionamos quatro para que você as conheça melhor!

Cultura de poder

A cultura de poder manifesta-se geralmente em empresas menores e com poucos colaboradores, mas há também os casos nas grandes corporações.

Sua principais características é centralizar a liderança e a difusão de valores em uma pessoa apenas, geralmente seu dono.

Geralmente, esse tipo de cultura organizacional gera muitos conflitos de interesses e problemas com inovação por engessar demais a atuação dos colaboradores. 

Cultura de papéis

A cultura de papéis é um fenômeno muito comum especialmente em empresas estatais mais defasadas. Nela, prioriza-se a rigidez dos cargos e das tarefas previamente definidas a sua função.

Isso gera uma limitação no poder de ação dos colaboradores, que acabam limitados às regras específicas de seus cargos. Além disso, fabrica-se uma forte falta de motivação, já que os trabalhadores geralmente não têm promessas de crescimento profissional muito promissoras.

Cultura de tarefas

Os projetos e os seus resultados são o foco da cultura de tarefas. Nela, os processos organizacionais são divididos em projetos específicos, nos quais os colaboradores possuem maior liberdade para usar a expertise, dividir as obrigações e alcançar os objetivos.

No entanto, quanto mais liberdade, maiores serão as responsabilidades também. O fato é que, no todo, a cultura de tarefas indica um ambiente saudável que estimula e descentraliza o processo de tomada de decisão, gerando maior engajamento e satisfação profissional.

Cultura de pessoas

Aqui, mais do que nunca, os colaboradores estão em primeiro lugar e, junto com os clientes, são a razão de existir da companhia. Em suma, como o próprio nome diz, as pessoas são sempre a prioridade.

Nesse ambiente, portanto, destaca-se o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores como principal efeito de produtividade e entrega de resultados positivos. Nesse tipo de cultura organizacional, por fim, valoriza-se:

  • a descentralização da tomada de decisão;
  • flexibilidade de cargos e funções;
  • o trabalho em equipe e o team building;
  • entre outros exemplos.

Uma cultura organizacional voltada para pessoas tende sempre ser um ambiente de trabalho atrativo, produtivo e que gere bem estar aos seus integrantes. 

Quais os exemplos de sucesso de cultura organizacional?

Dentre os melhores exemplos de cultura organizacional, temos o caso emblemáticos da Microsoft. Um fato determinante na história da companhia, que foi a mudança de bastão entre CEOs em 2014, trouxe uma nova mudança de mentalidade e de valores no seu cotidiano. Vamos explicar melhor.

Steve Ballmer foi o CEO da Microsoft de 1998 até 2014. Durante seu período como executivo chefe, ele se notabilizou por um modelo de gestão que pregava a excelência na entrega de resultados por meio de forte competitividade, superação e trabalho duro contínuo. 

Em detrimento de valores mais humanos, descentralizados e flexíveis, ele orientava seus departamentos a “provarem a si mesmos” do que eram capazes.

Com a substituição de Ballmer em 2014 por Satya Nadella, a Microsoft reformulou totalmente sua roupagem de cultura organizacional com uma verdadeira inversão de valores: a competitividade deixou de ser prioridade para a valorização do aprendizado contínuo e aprimoramento pessoal e profissional.

O resultado disso é que, segundo o Business Insider, a Microsoft hoje possui um valor estimado de U$1 trilhão e voltou a bater de frente com companhias como Apple e Amazon. A recente aquisição da Activision, gigante do mundo dos games, mostra dimensão do atual crescimento da empresa, hoje chefiada por Satya Nadella.

Que tal começar a desenvolver a cultura organizacional da sua empresa? Um importante passo para a transmissão desses valores está no desenvolvimento de um treinamento de cultura organizacional para onboarding de novos colaboradores como também para reforço aos mais antigos. 

A EAD Plataforma possui uma ferramenta corporativa onde é possível fazer a hospedagem de cursos e treinamentos para aperfeiçoamento pessoal, cultural e profissional dos membros de uma empresa. 

Nós da EAD Plataforma amamos educação e é sempre um prazer enorme levar conhecimento de qualidade para quem quer prosperar no mundo dos negócios, mais especificamente no empreendedorismo digital.

Afinal, nós nos sentimos especialmente capacitados para te ajudar nessa jornada em virtude do know-how que adquirimos ao oferecer para nossos clientes um plataforma de Educação à Distância em sintonia com as mudanças da transformação digital.

Fique de olho no nosso blog para mais conteúdos especiais! Até a próxima!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy