como-equipes-alta-performance-sao-criadas-e-desenvolvidas

Como equipes de alta performance são criadas e desenvolvidas?

Quer entender como equipes de alta performance são criadas e desenvolvidas? Está no lugar certo! 

Empresas visionárias, como a sua, já entenderam que ter times integrados e colaborativos contribui ativamente para os resultados de um negócio. Esta pesquisa, por exemplo, mostra que equipes conectadas contribuem para um aumento de 21% na lucratividade das empresas. 

Quer saber como promover esta conexão em prol da alta performance? Continue a leitura deste artigo e descubra!

O que caracteriza um time de alta performance?

Muito se fala sobre a alta performance nos dias atuais. Afinal, em um mercado competitivo e dinâmico, este é um atributo cada vez mais diferenciador da concorrência.

Mas, afinal, o que caracteriza um time de alta performance? 

Reunimos alguns conceitos para te ajudar a compreender. 

De acordo com o Sebrae Alagoas, o conceito de time de alta performance “está relacionado ao trabalho em equipe, na qual todos os integrantes têm habilidades complementares e se sentem motivados e alinhados aos propósitos da empresa”. 

Já para a Endeavor, “uma equipe de alta performance é aquela que demonstra elevada competência e destacado grau de comprometimento”. São pessoas realmente alinhadas, que tem em comum valores, visão, objetivos e engajamento. E ao mesmo tempo tem riqueza, diversidade e multiplicidade de conhecimentos, skills, bagagens, opiniões e ideias.”

Assim, e de forma geral, podemos assumir que uma equipe de alto desempenho está focada na ideia de excelência. Isso significa que o time investe suas competências para realizar processos em sua máxima potencialidade.  

Ter uma equipe de alto desempenho é essencial para fortalecer o team building e para promover a motivação na empresa. Além disso, uma equipe de alta performance também: 

  • combina diversas habilidades no atingimento de metas coletivas;
  • cria um ambiente propício à inovação; 
  • produz mais e melhor;
  • compreende demandas estratégicas com facilidade;
  • está sempre disposta a evoluir e aprender por meio da pedagogia empresarial. 

Como equipes de alta performance são criadas e desenvolvidas?

A seguir, reunimos 5 características essenciais que ajudam a entender como equipes de alta performance são criadas e desenvolvidas. 

Os elementos apontados abaixo foram retirados de um artigo da Forbes, que nomeia atributos fundamentais para times que se destacam no atingimento de metas e no alcance de bons resultados nas empresas. 

Confiança da equipe

O principal fator de diferenciação de equipes de alta performance e times convencionais é a autoconfiança. Afinal, podemos dizer que, sem confiança, dificilmente uma equipe alcançará todo o seu potencial. 

Em contrapartida, times compostos de indivíduos cientes de suas potencialidades são mais fluidos, com elementos confortáveis em seus papéis e dispostos a assumir riscos e lidar com adversidades.

Para criar e desenvolver equipes de alta performance, a liderança deve estimular a confiança dos colaboradores enquanto indivíduos e, sobretudo, como parte de uma equipe que trabalha para acompanhar a estratégia macro do negócio. 

Comunicação clara

A comunicação é o segundo fator mais importante para entender como equipes de alta performance são criadas e desenvolvidas. 

Equipes de alto desempenho se diferenciam por terem sistemas ágeis e otimizados de comunicação. Eles têm consciência e clareza sobre momentos ideais para acionar líderes e outros colegas de trabalho, bem como sobre quando comunicar planos de ação e estratégias. 

É comum que equipes de alta performance tenham processos documentados e armazenados em arquivos públicos. Desta forma, podem ser consultados e multiplicados para toda a empresa quando necessário. 

Funções e responsabilidades bem definidas

Funções e responsabilidades claramente definidas ajudam as equipes a maximizar sua produtividade e a reduzir conflitos. 

Com as equipes de alta performance, a clareza de papéis e responsabilidades ajuda a eliminar quaisquer ruídos no entendimento de tarefas e na autonomia de cada colaborador no cumprimento de suas metas. 

Liderança engajada

Independentemente da atuação presencial ou remota, o líder deve se manter engajado nos processos para ajudar a criar e desenvolver equipes de alta performance. 

Um líder engajado opera como uma bússola para ajudar suas equipes a alcançarem o sucesso. 

Dessa forma, os times performam melhor quando contam com o total apoio de sua liderança, que promove um ambiente de trabalho positivo e garante que a comunicação, a confiança e o respeito sejam mantidos. 

Colaboração do time 

Por fim, é impossível entender como equipes de alta performance são criadas e desenvolvidas sem destacarmos a importância da ideia de colaboração. 

Muito embora cada colaborador tenha suas responsabilidades, uma equipe de alto desempenho está ciente de que trabalha coletivamente rumo a uma direção comum. Por isso, membros de times de alta performance jamais olham seus pares como concorrentes, e sim, como aliados para a garantia do cumprimento das metas. 

Ferramentas aliadas na alta performance 

Agora você já sabe como equipes de alta performance são criadas e desenvolvidas. Para te ajudar a colocar todos os tópicos anteriores em prática, separamos uma lista de ferramentas úteis para a rotina do alto desempenho. 

Confira! 

Gestão 

Trello

Baseado na metodologia Kanban, o Trello funciona como um gerenciador de tarefas, e pode ser a ferramenta ideal para promover a colaboração e o entendimento de “parte do todo” em sua equipe. 

Veja como o Trello funciona: 

Asana

Cronogramas, gestão de tarefas, listas compartilhadas e quadros em estilo kanban. Estas são algumas das funcionalidades da Asana, outra plataforma de gestão interessante para desenvolver e gerenciar equipes de alta performance. 

Ficou curioso? Veja o vídeo abaixo e entenda melhor como a ferramenta funciona: 

Comunicação

Slack

O Slack é um software desenvolvido exclusivamente para sanar as demandas de comunicação corporativa para empresas que não trabalham em um mesmo ambiente. É perfeita, por exemplo, para organizações com foco em vendas ou mesmo empresas de cursos online, que contam com diversos tutores e professores EAD em diferentes lugares do mapa. 

Seja qual for o seu segmento de atuação, o Slack atende às demandas de comunicação em grupo e individuais, tornando o contato próximo e imediato entre membros de uma equipe. 

Educação corporativa 

EAD Plataforma 

A educação corporativa é elemento-chave para a compreensão de como equipes de alta performance são criadas e desenvolvidas. Isso porque a base para a excelência é o aprendizado contínuo.

Por isso, ter uma plataforma EAD à disposição da empresa é essencial para garantir que o time tenha acesso a novos processos, ferramentas e posicionamentos do negócio, assegurando o alinhamento e a motivação de cada colaborador.

A EAD Plataforma é a ferramenta ideal para isso. Cuidadosamente projetada para atender às necessidades de empresas ou usuários individuais, a EAD Plataforma já ultrapassou a marca dos 3 milhões de utilizadores.

A marca impactante é apenas um dos dados que confirmam a efetividade da plataforma no atendimento às necessidades de quem busca aprender e ensinar de forma simples e intuitiva. Quer entender melhor como funciona nossa plataforma EAD? Boas notícias! Preenchendo este formulário, você acessa gratuitamente a EAD Plataforma por 7 dias!

Fabio Godoy