exemplos-educacao-corporativa

Exemplos de educação corporativa: 6 modelos para inspirar

Desenvolver colaboradores, treinar habilidades específicas, estimular a motivação e a produtividade. Alguns exemplos de educação corporativa têm exatamente esta função.

A verdade é que, a cada dia, estudos e pesquisas atestam o valor do aprendizado nas empresas. Esta, por exemplo, concluiu que 74% dos trabalhadores de empresas sentem que não estão atingindo seu potencial máximo no trabalho devido à falta de oportunidades de desenvolvimento.

Por outro lado, como aponta este infográficoum em cada três colaboradores afirma que treinamentos e práticas de educação corporativa poucos inspiradores são grandes barreiras para o aprendizado. 

Diante de dados como estes, a pergunta que fica é: sua empresa sabe como aplicar os exemplos de educação corporativa na prática? Conhece as tendências e está disposta e desenvolver métodos próprios para estimular a gestão do conhecimento?

Se você respondeu não a algumas dessas perguntas, não se preocupe. Ao longo deste artigo, falaremos sobre estas e outras questões, além de mostrar 6 exemplos de educação corporativa para inspirar. 

Recapitulando: o que é educação corporativa

Antes de começarmos a dar exemplos de educação corporativa, que tal recapitular o conceito?

Quando falamos em ensino empresarial, ou educação corporativa, estamos nos referindo a um conjunto de práticas que estimulam o desenvolvimento dos colaboradores no ambiente de trabalho. Apesar disso, em muitos casos, as habilidades propostas pelas formações podem ser utilizadas na vida, de uma forma geral.

Empresas que investem em educação corporativa trabalham a gestão do conhecimento. Isso significa que reconhecem o potencial transformador de seus colaboradores e os estimulam a absorver e compartilhar novos conhecimentos com seus colegas de equipe. 

Embora o conceito de educação corporativa esteja muito ligado a treinamento e desenvolvimento, ele é bem mais amplo. Pode-se trabalhar a educação corporativa em campanhas de marketing, rotinas de feedback, programas internos de desenvolvimento de projetos etc. 

No próximo tópico, falaremos sobre estes e outros exemplos de educação corporativa com mais detalhes. 

6 exemplos de educação corporativa

1. Campanhas de marketing

Como mencionamos no tópico anterior, campanhas de marketing são um bom exemplo de educação corporativa. Por meio da divulgação de peças publicitárias (como cartazes, vídeos, marketing de conteúdo, newsletters e e-mails marketing), a empresa dissemina informações estratégicas e exercita sua educação corporativa. 

A melhor forma de utilizar campanhas de marketing como exemplos de educação corporativa é aliando sua divulgação a outras ferramentas, como as que mostraremos a seguir.

Para que você possa visualizar melhor o uso do marketing como parte da educação corporativa,que tal um exemplo?

Suponhamos que sua empresa precise treinar colaboradores sobre um novo procedimento na área de logística. Embora seja setorizado, o novo protocolo afeta indiretamente diversos outros setores da empresa, que se relacionam com a logística no início, meio ou fim do processo. 

Para isso, além de treinar o time de colaboradores no novo protocolo, a empresa pode lançar mão de peças educativas, como cartilhas, cartazes, tv corporativa e outros canais de comunicação interna

2. Eventos corporativos

Os eventos corporativos também são exemplos de educação corporativa. Afinal, quando a empresa reúne seus colaboradores para realizar uma SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), está reforçando princípios e valores e, sobretudo, educando. 

Em eventos corporativos, é comum que os colaboradores assistam a exposições de especialistas ou participem de palestras. 

Com a evolução da tecnologia como aliada na educação corporativa, os eventos empresariais ganharam novos formatos. Hoje, podem ser realizados de forma digital, com a ajuda de plataformas e canais para a realização de vídeotransmissões. 

3. Treinamentos

Não poderíamos deixar de falar dos treinamentos como exemplos de educação corporativa, não é mesmo? Este é o formato mais utilizado, e é um aliado de peso para desenvolver pessoas nas organizações

Muitos colaboradores esperam que a empresa contratante os forneça oportunidades de treinamento. A pesquisa Millenial Survey, por exemplo, mostra que a maior força de trabalho atuante no mercado acredita que oportunidades de crescimento e programas de desenvolvimento consistentes são duas das mais relevantes razões para manter um contrato de trabalho.

Diante disso, as empresas buscam constantemente por formas de dinamizar a rotina de treinamentos. Algumas delas, inclusive, já haviam começado a ver o treinamento EAD como uma solução antes mesmo da pandemia do novo coronavírus, em 2020, que acelerou o processo de adoção da metodologia. 

Para você ter uma ideia, em 2019, 29% das organizações já adotavam a metodologia. 

Se quiser mais detalhes sobre o impacto da covid-19 nos treinamentos corporativos, assista ao webinar abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=tJcaWP4JRMA

4. Palestras

As palestras são outro exemplo popular de educação corporativa. Também comumente associadas a outras ferramentas, as exposições de profissionais são formas eficazes de inspirar e transmitir conhecimentos ligados à rotina empresarial. 

Lembra do exemplo da SIPAT que demos acima? Possivelmente, o evento contaria com palestras temáticas para enriquecer seu conteúdo. 

Com a transformação digital, as palestras ganharam uma nova roupagem. Empresas que adotam a EAD como metodologia de ensino corporativo passaram a fazer palestras em formato de webinars

Webinars são seminários online, e utilizam plataformas de transmissão ao vivo para simular o ambiente da palestra. O expositor geralmente faz sua apresentação e, em seguida, abre espaço para responder dúvidas e interagir com os participantes. 

5. Programas de mentoria

Ao longo dos anos, muitas empresas entenderam que os formatos tradicionais de educação corporativa precisavam ser repaginados. Algumas delas viram, no formato mentoria, uma oportunidade de trocar conhecimentos de forma humanizada e efetiva.

Por meio das mentorias, um profissional especializado conduz seu aprendiz rumo a uma jornada de aprendizados. Isso não ocorre da maneira convencional, por meio de aulas e longos conteúdos, mas sim, por meio da experimentação. 

6. Cursos in company 

Por fim, cursos in company também são populares exemplos de educação corporativa. Nesta modalidade, cursos completos são adquiridos de outras empresas e ministrados na organização. 

Os cursos in company podem acontecer de forma presencial (quando mesclam alguns elementos de mentoria), inteiramente online (na modalidade EAD), ou , ainda, em formato b-learning (ou blended learning). 

Este é o nome dado à metodologia de aprendizagem que mescla encontros presenciais com aulas a distância. A ideia deste formato é dinamizar o aprendizado. 

3 empresas que desenvolvem educação corporativa com sucesso 

Agora que você tem em mãos um completo leque de exemplos de educação corporativa, que tal ver como grandes empresas os colocam em prática?

Separamos alguns vídeos para inspirar: 

Cinemark

Leroy Merlin 

EY Brasil 

https://www.youtube.com/watch?v=3iWBg7In6-g

Você deve ter percebido que muitos dos exemplos de educação corporativa praticados pelas empresas têm relação com o conceito de Universidade Corporativa, não é mesmo?

Pois saiba que as universidades corporativas são excelentes aliadas para multiplicar conhecimento e estimular educação continuada nas organizações. Quer saber mais sobre o assunto? Então leia nosso post contando o que é universidade corporativa e por que ela é um ótimo negócio para a sua empresa!

E aproveite para conhecer a EAD Plataforma, uma solução de e-learning que pode ajudar na capacitação da sua equipe.

Com ela, você pode acompanhar a evolução de cada colaborador, saber quando eles acessaram o conteúdo, oferecer chats em tempo real, fóruns, entre outras funcionalidades.

Se você quer se beneficiar de todas as vantagens de um treinamento EAD, conheça mais sobre a plataforma e veja como a solução pode ser uma ferramenta interessante para o setor de Treinamento e Desenvolvimento da sua empresa. Clique aqui e veja tudo sobre a EAD Plataforma!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy