tudo-sobre-pedagogia-empresarial

Tudo sobre pedagogia empresarial: conceito e aplicação

Se você busca formas de impulsionar os resultados da sua organização por meio da educação, está na hora de aprender tudo sobre pedagogia empresarial! 

Isso porque trata-se de uma metodologia de educação corporativa focada em turbinar a produtividade utilizando, como ferramenta principal, o desenvolvimento de competências e capacidades. 

Empresas que já enxergaram a pedagogia empresarial como aliada nos resultados têm investido cada vez mais recursos nos setores de treinamento e desenvolvimento. É o que mostra a pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil

De acordo com o estudo, os setores de indústria e serviços são os que mais apostam no poder transformador pedagogia empresarial. Eles investem R$754 e R$690 por colaborador, respectivamente. 

Quer saber o que estas empresas ganham investindo em educação corporativa? Então continue a leitura deste artigo e descubra tudo sobre pedagogia empresarial! 

O que é pedagogia empresarial? 

Pedagogia empresarial é um método corporativo de aprendizagem. Seu objetivo é fortalecer e estimular a educação continuada nas empresas. 

Isso ocorre por meio de treinamentos, formações, consultorias e mentorias relacionadas às práticas operacionais e organizacionais, assim como relacionadas a habilidades pessoais (as chamadas soft skills) que podem, de alguma forma, contribuir para os resultados do negócio. 

Com a pedagogia empresarial, as organizações têm a oportunidade de estudar e entender as formas mais efetivas de promover a educação corporativa. Utilizando aspectos pedagógicos, a metodologia busca criar um ambiente adequado para o compartilhamento de informações estratégicas para o negócio e para o estímulo ao desenvolvimento profissional. 

Saiba mais sobre o surgimento da pedagogia empresarial ouvindo o podcast abaixo: 

Quais os objetivos da pedagogia empresarial? 

Para entender tudo sobre pedagogia empresarial, é preciso ir além do conceito do termo. É importante compreender também, seu funcionamento e principais objetivos. 

Por isso, preparamos uma síntese com as principais atribuições da pedagogia empresarial nas organizações: 

  • promover a integração dos colaboradores (entre si e com os princípios e valores da empresa);
  • capacitar o time de colaboradores utilizando técnicas da pedagogia; 
  • estimular a adoção de metodologias ativas de aprendizagem nas empresas; 
  • integrar a empresa aos seus principais públicos de interesse (clientes, fornecedores, comunidade do entorno, familiares dos funcionários);
  • testar diferentes tipos de conteúdos digitais e ferramentas de aprendizagem online e presenciais; 
  • capacitar a liderança para formar colaboradores de forma efetiva;
  • estimular a gestão do conhecimento na empresa por meio da educação continuada. 

Quais as atribuições do pedagogo empresarial? 

Para entender tudo sobre pedagogia empresarial, é essencial conhecermos, também, o profissional responsável por conduzir a estratégia na empresa. 

O pedagogo empresarial atua como uma peça-chave na relação empregador-empregado. Isso porque, por meio de treinamentos, mentorias e capacitações, ele ajuda a criar a cultura do diálogo aberto e a manter todas as partes interessadas alinhadas estrategicamente. 

Com seu trabalho, o pedagogo empresarial auxilia a empresa a alcançar resultados importantes, tais como: 

  • redução do índice de rotatividade;
  • aumento na motivação dos colaboradores;
  • articular conexões entre diferentes times de diferentes áreas, para que co-criem soluções para o negócio; 
  • valorização do desempenho de cada indivíduo;
  • estímulo à produtividade por meio do desafio.

Como a pedagogia empresarial impacta diretamente no seu negócio? 

O trabalho do pedagogo empresarial é fundamental para empresas que buscam absorver tudo sobre pedagogia empresarial, especialmente seus resultados positivos. 

Mas, além dos resultados obtidos diretamente com a atuação do pedagogo empresarial, a estratégia também tem reflexos externos, em especial, na percepção da marca. 

Veja alguns deles a seguir: 

  • empresas com trabalho sólido em pedagogia empresarial apresentam melhores índices de satisfação na empresa. Isso aumenta o índice de atratividade por novos colaboradores; 
  • fornecedores e parceiros buscam por empresas que desenvolvem e prezam pela alta performance de seu time; 
  • uma empresa que estimula a gestão do conhecimento conquista o mercado e supera a concorrência no quesito reputação e imagem.

Quer saber mais sobre a importância da gestão do conhecimento e sua relação com a educação corporativa? Assista ao vídeo abaixo! 

Dicas para aplicar pedagogia empresarial na sua organização

Agora sim, podemos dizer que você sabe QUASE tudo sobre pedagogia empresarial. 

Para que seu conhecimento fique completo, faltam nossas dicas especiais para aplicar a prática na empresa. Separamos 3 passos essenciais para garantir que a ferramenta seja um sucesso em sua organização. 

1. Planeje e estude o contexto

Antes de implantar qualquer projeto educacional, é essencial dedicar tempo à etapa de planejamento. 

Neste momento, é importante compreender o contexto da empresa, elencar os pontos críticos da gestão e operacionalização de processos e desenhar algumas possibilidades em educação para solucionar os obstáculos. 

Quer um exemplo? 

A empresa X, especializada em vendas, está enfrentando dificuldades para entrosar seus times de marketing e vendas. É hora de acionar a pedagogia empresarial, que fará um estudo do contexto para estruturar a melhor estratégia de treinamento para ambos os setores, visando a integração. 

2. Desenhe o plano de ação de forma detalhada

Após planejar e estudar o contexto, é hora de desenhar o plano de ação. Nesta etapa, é preciso desenvolver as oportunidades identificadas no primeiro momento, sempre levando em conta o diagnóstico traçado. 

Retomando o exemplo anterior, podemos pensar, por exemplo, em possíveis planos de ação para trazer sincronia e conexão entre os setores de marketing e vendas da empresa X. 

Algumas possibilidades são: 

  • criar rotina de mentoria para as equipes;
  • desenvolver treinamentos e dinâmicas de motivação entre os times; 
  • disponibilizar uma plataforma EAD com conteúdos comuns às áreas e estimular o uso de ferramentas de interação EAD por ambas as equipes.

3. Estruture o conteúdo e teste a metodologia 

Por fim, é hora de desenvolver cada um dos pontos elencados anteriormente, na etapa de desenho do plano de ação. Afinal, entender tudo sobre pedagogia empresarial também passa pelo conhecimento de produção de conteúdo

O segredo para criar um conteúdo que engaje e motive os alunos é simples: fale a língua do público-alvo. 

Para isso, é importante lançar mão de diferentes mídias e ferramentas, dinamizando o processo de aprendizado e dando opções para que todos os perfis de colaboradores se interessem pelo material. 

É possível, por exemplo, mesclar encontros presenciais com aulas online (em uma metodologia conhecida como b-learning), criar conteúdos em formatos adequados ao uso de smartphones e dispositivos móveis (o chamado mobile learning), e por aí vai. 

Tão importante quanto desenvolver um conteúdo engajante é testá-lo. Para isso, separe grupos-teste de colaboradores e simule o treinamento ou formação. Será uma oportunidade de ouro para ouvir feedbacks e anotar melhorias que devem ser colocadas em prática antes do início oficial do processo educacional. 

Agora que você sabe tudo sobre pedagogia empresarial, que tal começar a implantar a metodologia em sua empresa? Se você pensa em aliar a tecnologia à educação, nós podemos ajudar! 

Nossa plataforma EAD é didática, intuitiva e robusta, usada por mais de 2 milhões de pessoas! E tem mais! Para conhecer de perto cada uma das funcionalidades disponíveis, você pode preencher o formulário e acessar a EAD Plataforma de maneira gratuita por 7 dias!

Fabio Godoy