Garantir que os colaboradores estejam preparados é uma tarefa necessária para qualquer empresa. Afinal, ninguém nasce pronto e é papel da liderança criar oportunidades para o seu time se desenvolver. Por esse motivo, entender o que é um treinamento EAD é uma tarefa indispensável.
Para você ter uma noção, dados do Panorama do Treinamento no Brasil, da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), mostram que 51% das empresas já investem em algum tipo de capacitação à distância.
Esse crescimento se deu não apenas devido à pandemia, mas também porque a modalidade de ensino traz vários benefícios para as organizações, como custos reduzidos e mais flexibilidade para o aprendizado.
E você, quer adotar esse modelo de treinamento corporativo na sua empresa? Então, continue a leitura, pois explicaremos o passo a passo a seguir!
O que é treinamento EAD e como funciona?
O treinamento EAD é uma modalidade de desenvolvimento corporativo que se baseia na educação à distância. Diferente dos treinamentos convencionais, que acontecem com a presença de um palestrante e reúnem os colaboradores-alvo em um local e horário determinados, o treinamento corporativo online ocorre online.
Essa característica traz mais fluidez para o processo de aperfeiçoamento profissional.
Na prática, o treinamento EAD funciona com a ajuda de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (o AVA). Essa plataforma permite criar cronogramas mais flexíveis e de métodos de aprendizagem mais autônomos.
Os cursos podem ser gravados ou ao vivo e ficam disponíveis na plataforma de treinamento online para todos os alunos. Também é possível aplicar provas e emitir certificados aos concluintes, o que faz com que essa seja uma opção completa.
Para que serve o treinamento EAD?
A função do treinamento EAD é a mesma dos treinamentos convencionais: capacitar e desenvolver o time de colaboradores da empresa. Entretanto, por ser uma alternativa digital, o ensino à distância carrega alguns diferenciais que merecem destaque, como:
- possibilidade de acesso a qualquer hora, de qualquer lugar, o que democratiza o ensino e o torna uma ferramenta de inclusão social na empresa;
- escalabilidade, já que diversas filiais da empresa podem utilizar os treinamentos sem qualquer custo extra;
- melhor viabilidade econômica do que os cursos presenciais (que exigem constantes gastos com estrutura, palestrantes, logística, alimentação e transporte);
- estimulação do engajamento e da motivação dos colaboradores, na medida em que reforçam a política de educação continuada da empresa;
- personalização para que falem a língua dos colaboradores, já que possibilitam a disponibilização de conteúdos multimídia, como os vídeos online;
- facilidade para mensurar os resultados por meio de pesquisas de satisfação e aplicação de avaliações (boas plataformas EAD já disponibilizam uma ferramenta específica para o desenvolvimento e aplicação de testes e avaliações!)
Agora você já sabe o que é treinamento EAD e para que a modalidade serve, que tal conferir alguns exemplos para entender a aplicação prática?
Exemplos de treinamentos EAD para se inspirar
Ao entender o que é treinamento EAD, fica mais fácil enxergar o potencial da ferramenta para dinamizar os processos de desenvolvimento dos colaboradores. Afinal, a educação à distância é muito versátil, e, por isso, se aplica a diversos tipos de ocasiões.
Confira 4 exemplos de treinamentos EAD a seguir!
1. Integração
Tradicionalmente conhecido como um processo moroso, sonolento e tedioso, o treinamento de integração corporativa pode ganhar novos ares com a EAD.
Ao adotar ferramentas como a gamificação corporativa (que adapta recursos de jogos aos treinamentos), é possível desenvolver uma trilha de aprendizado muito mais divertida e capacitadora.
2. Procedimentos operacionais
Esqueça as planilhas imensas e os documentos quilométricos!
Saber o que é treinamento EAD permite substituir os procedimentos operacionais padrão por alternativas muito mais modernizadas. Dessa forma, os colaboradores podem aprender a executar tarefas por meio de vídeos e tutoriais mais humanizados e detalhados.
3. Reforço de valores
Reforçar valores da empresa também pode ser possível por meio de um treinamento EAD. Um webinar com uma fala da diretoria, por exemplo, tem mais poder de aproximação, autoridade, engajamento e motivação para os funcionários.
4. Treinamentos técnicos
Muitas organizações precisam treinar seus colaboradores para aspectos técnicos previstos por lei. É o caso dos bombeiros, profissionais de saúde e operadores de maquinário pesado.
Se essa é a realidade da sua empresa, que tal renovar o tradicional modelo empregado? Com a EAD, os treinamentos podem se tornar vídeos em animação ou infográficos didáticos e chamativos.
Quais as vantagens do treinamento EAD para as empresas?
As principais vantagens do treinamento EAD para as organizações são:
- redução dos custos operacionais (já que as empresas não gastam com um espaço físico para a capacitação);
- formato flexível e amigável para se adaptar à rotina e plano de aprendizagem de cada aluno;
- mais autonomia, pois os estudantes podem montar os próprios cronogramas;
- otimização do tempo para todos os “presentes”, já que cortam o tempo de deslocamento até os locais de treinamento.
Para completar, a modalidade possibilita padronizar os treinamentos (válido para os materiais gravados). Assim, você garante que todas as pessoas recebam o mesmo conteúdo, independente de quando assistam.
Como implementar o treinamento corporativo EAD na sua empresa?
O passo a passo para implementar o treinamento EAD na sua empresa envolve estas 8 atividades:
- seleção de um time estratégico de profissionais para conduzir o processo (líderes dos setores, representantes da diretoria, RH, comunicação e marketing);
- realização de levantamentos sobre as necessidades dos setores, especialmente os que operam em turnos ou enfrentam dificuldades para participar de treinamentos presenciais;
- criação de um cronograma para implantar o treinamento EAD;
- preparação do conteúdo;
- contratação de uma plataforma EAD para hospedar o material e gerir as aulas à distância;
- treinamento dos colaboradores e tutores EAD para utilizarem a nova plataforma;
- colocar o treinamento EAD em ação;
- verificar a efetividade da metodologia com pesquisas de satisfação e avaliações de conclusão de curso.
E aí, ficou claro o que é e como implementar o treinamento corporativo EAD na sua empresa? Então, confira uma dica de plataforma de ensino à distância robusta, segura e completa: a EAD Plataforma!
Com o sistema você acessa:
- criação de grupos e turmas;
- criação de eventos ao vivo;
- diversos formatos de aula;
- provas e certificados;
- biblioteca de conteúdos.
Você ainda pode personalizar todo o sistema, para que fique “a cara” do seu negócio. Ficou interessado? Teste a EAD Plataforma gratuitamente por 7 dias para ver como funciona!
- Sabia o que é edtech e os benefícios para o futuro da educação - 16 de maio de 2025
- O que é treinamento on the job e quais as vantagens? - 16 de maio de 2025
- O que é data-driven marketing? Veja como aplicar na empresa - 15 de maio de 2025