treinamento interno

10 passos para criar um treinamento interno efetivo para empresas

O bom desempenho de uma empresa depende da combinação de diversos fatores, como planos, estratégias, liderança e processos. No entanto, para que tudo isso funcione de forma harmônica, um fator é fundamental: o desempenho de cada funcionário desta empresa.

Contratar profissionais qualificados é o primeiro passo, mas não é suficiente. Além disso, é essencial oferecer a esses funcionários treinamentos internos para que possam continuar se desenvolvendo e potencializando habilidades.

Neste post, exploraremos a importância dos treinamentos internos, como elaborar programas eficientes e dicas para garantir uma aderência positiva entre os funcionários.

A importância dos treinamentos internos nas empresa

Conheça agora os principais benefícios de treinar as equipes de uma empresa:

Desenvolvimento profissional

Os treinamentos internos proporcionam aos funcionários a oportunidade de aprimorar habilidades e conhecimentos, aumentando a produtividade e contribuindo positivamente para o seu desenvolvimento profissional.

Além disso, a promoção do aprendizado contínuo fortalece a cultura de crescimento e desenvolvimento dentro da empresa.

Alinhamento com objetivos organizacionais

Esse tipo de treinamento pode ser personalizado para abordar as necessidades específicas da empresa, garantindo que os colaboradores estejam na mesma página, alinhados com os objetivos organizacionais. 

Ao adquirir as habilidades adequadas, a equipe não apenas realiza, como também potencializa os resultados da empresa.

Melhor satisfação e motivação

A regra aqui é simples: ao investir no desenvolvimento dos colaboradores, a empresa mostra que os valoriza. E por parte dos funcionários, a recíproca é verdadeira. De acordo com uma pesquisa da Universidade da Califórnia, quando se sentem valorizados, satisfeitos e engajados, são mais até 31% mais produtivos e trabalham mais.

Uma pesquisa conduzida pela Universidade da Califórnia revelou que funcionários felizes são, em média, 31% mais produtivos, três vezes mais criativos e apresentam uma capacidade de vendas 37% superior aos que não estão satisfeitos ou passam por um momento difícil.

Exatamente por isso que o investimento médio na capacitação de funcionários no Brasil aumentou em 34% no ano de 2022, segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD).

Investir na capacitação dos colaboradores não apenas estimula a motivação, mas também reflete em maior foco, produtividade e satisfação. Essa ação resulta em funcionários mais preparados, felizes e que contribuem de forma mais eficaz para os objetivos da empresa.

Aprenda também Como motivar funcionários com treinamento online? Entenda!

Retenção de Talentos

Investir no desenvolvimento dos funcionários demonstra compromisso da empresa com seu crescimento e desenvolvimento profissional, influenciando diretamente a retenção de talentos. 

Se o profissional percebe oportunidade de crescimento na empresa, tende a permanecer nela por mais tempo.

Aprenda também: O que é turnover nas empresas? 7 dicas de como diminuir

Como elaborar um treinamento interno?

O primeiro passo para elaborar um treinamento interno é traçar objetivos claros e um plano de ação, levando em consideração as necessidades de conhecimentos ou habilidades essenciais para a empresa. Confira um passo a passo que pode ajudar na elaboração deste plano de treinamento.

1 – Fazer um diagnóstico de necessidades

O primeiro passo do plano de treinamento interno é levantar as necessidades da organização e equipe. Fazer esse diagnóstico permite que a empresa customize e configure os conteúdos para executá-los. 

Também é importante saber qual público será treinado, quantidade de pessoas, se é presencial ou virtual, entre outros aspectos. Pesquisas ou entrevistas podem ser realizadas para analisar as competências, habilidades e o nível de formação do público.

Saiba mais sobre Como treinar a equipe da sua clínica

2 – Estabelecer os objetivos do plano

Os objetivos do plano devem responder a estas necessidades de desenvolvimento de conhecimentos, competências, habilidades ou aptidões que a empresa pretende que os funcionários alcancem, tanto de forma geral quanto específica. 

É importante saber o que a empresa realmente deseja com essa capacitação, seja aumentar a produtividade de um departamento específico, fornecer competências para um novo projeto ou tecnologia, entre outros.

Entenda mais sobre a estratégia corporativa 5W2H: o que é e como aplicar na sua empresa

3 – Pensar no formato do treinamento

Agora é hora de pensar no formato do treinamento. Caso seja presencial, é preciso definir o ambiente e os materiais que serão disponibilizados. Se for virtual, é importante escolher a plataforma e o material de apoio.

Veja Em quais situações os treinamentos online contribuem para o aprendizado na empresa? Conheça 4 cenários! 

4 – Planejar o programa e seu conteúdo

É hora de desenhar as aulas e o passo a passo do programa que será contemplado no plano de treinamento. 

É fundamental estabelecer o conteúdo e as estratégias de ensino que serão abordadas, incluindo como o treinamento será ministrado, por exemplo, por módulos, aulas ou com um plano de estudos. 

Também é importante determinar se acontecerá em uma única sessão ou em vários dias.

5 – Definir quem dará o treinamento interno

Escolha pessoas que tenham conhecimento sobre o tema e habilidades de comunicação e gestão de grupo. O conteúdo pode ser desenvolvido por diversas pessoas relacionadas aos temas, mas o treinamento em si deve ser realizado por quem domina esse processo. 

Normalmente é apenas um colaborador, mas dependendo do formato, é possível ter um especialista por módulo ou por tema.

Entenda como deve ser o relacionamento do consultor com o cliente?

6 – Fazer um cronograma de capacitação

Indique quando acontecerá o treinamento com detalhes, como dias, horários, periodicidade e quem será o responsável.

7 – Estimar um orçamento 

Cada tipo de treinamento demandará um custo de implementação, seja para locação de espaços físicos, confecção de materiais ou contratação de uma plataforma virtual. Faça uma planilha detalhada com estes custos para não ter nenhuma surpresa.

Saiba quanto custa para desenvolver um treinamento online.

8 – Executar o plano

Depois de considerar todos os pontos anteriores, é hora de executar o treinamento interno. 

Envie convites ou convocações para os participantes selecionados, usando a criatividade para despertar o interesse e a motivação. 

Esteja atento a possíveis imprevistos e antecipe soluções para eventualidades. 

Pratique o treinamento para avaliar o fluxo do conteúdo, se está dentro do definido e se cobre tudo o que foi estabelecido como essencial.

9 – Avaliar resultados e aplicar melhorias

Crie oportunidades para feedback durante e após o treinamento. Use pesquisas de satisfação e avaliações para entender o impacto do treinamento e fazer melhorias contínuas. 

Se os resultados indicarem aspectos a serem corrigidos, ajuste o treinamento para aprimorá-lo.

Confira também: Resultados de treinamento corporativo: como avaliar a eficácia?

10 – Reconhecer e certificar os participantes 

Ao final do treinamento interno, reconheça os participantes e entregue certificados de conclusão. Essa é uma excelente forma de manter a motivação dos funcionários e recompensá-los pelo esforço em participar do treinamento apesar da sua rotina de trabalho. 

Não se esqueça de compartilhar o plano de formação e os resultados dos treinamentos com os líderes da empresa.

Veja também: Certificado de treinamento: aprenda o passo a passo para criar o seu!

Bônus – dicas para ter uma boa taxa de aderência

Confira algumas dicas incríveis para ter uma boa taxa de aderência em um treinamento interno:

  • comunicação transparente: comunique de forma clara os objetivos, benefícios e cronograma do treinamento para os colaboradores. Mostre como o treinamento se relaciona com o crescimento individual e o sucesso da equipe.
  • reconhecimento e incentivos: reconheça e recompense os esforços dos colaboradores que se destacam no treinamento. Ofereça incentivos, premiações e oportunidades de avanço na carreira.
  • equipe multidisciplinar: envolva profissionais de diversos departamentos na equipe do projeto, para que possam ser os porta-vozes e incentivadores do treinamento interno em suas áreas.

Crie treinamentos internos virtuais na EAD Plataforma

Agora que você já sabe tudo sobre a importância dos treinamentos internos para uma empresa, é hora de colocar a mão na massa.

A EAD Plataforma é o espaço perfeito para dar vida aos seus projetos. Nele você pode criar  treinamento on-line completo e de muita qualidade para colocar em prática tudo o que falamos acima. 

Veja o progresso em cursos, crie uma biblioteca de conteúdos, emita certificados e muito mais!

A EAD Plataforma está pronta para receber seu conteúdo e te ajudar a educar seus funcionários. Transforme ideias em realidade e compartilhe seu conhecimento com o mundo! Crie uma conta na EAD Plataforma e comece agora mesmo! 

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy