Quer aprender como montar e organizar um planner semanal de estudos? Siga essas dicas:
- Defina a estrutura do seu planner de estudos semanal;
- Mapeie a sua rotina;
- Defina quanto tempo irá dedicar aos estudos por semana;
- Determine quanto tempo irá dedicar a cada matéria;
- Distribua as matérias pelos horários estabelecidos.
Você é estudante do ensino médio, graduação ou está se preparando para um concurso e está tendo dificuldades para se organizar e manter os conteúdos em dia? Já pensou em montar um planner semanal de estudos?
Há tantos conteúdos para serem estudados e revisados, que sem uma rotina muito bem organizada, fica difícil dar conta de tudo, ainda mais para quem estuda por conta própria ou na modalidade EAD, não é mesmo?
É aqui que entra a importância de se fazer um planejamento de estudos, estabelecendo um cronograma que se encaixe na sua rotina e permita que você obtenha o máximo aproveitamento do seu tempo cobrindo todas as matérias.
Para aumentar a sua produtividade e te ajudar a aproveitar melhor seu tempo, preparamos algumas dicas de como montar um planner semanal de estudos.
5 dicas de como montar e organizar um Planner Semanal de Estudos
Sabemos muito bem que uma das principais dificuldades de quem estuda na modalidade EAD é o gerenciamento do tempo. Tendo isso em vista, organizar sua rotina com um planner semanal de estudos é fundamental para que você tenha um bom aproveitamento e consiga cobrir todo o conteúdo.
Confira algumas dicas essenciais para montar um plano de estudos eficiente para otimizar sua rotina e manter a motivação sempre em alta:
1 – Defina a estrutura do seu planner de estudos semanal
Um Planner semanal de estudos nada mais é do que uma agenda que tem como foco o seu aprendizado.
A estrutura deste documento varia de acordo com as necessidades de cada pessoa, isso significa que você tem total liberdade para adaptá-lo conforme desejar. Adicione seus objetivos, os dias da semana, horários, campos de anotação, etc.
Você pode usar uma planilha do Excel ou mesmo fazer à mão, mas saiba que há vários modelos na internet. Uma boa forma de economizar tempo e ter um planner semanal de estudos bonitão, personalizado de acordo com o seu gosto, é utilizar a Trakto, que possui diversos templates prontos para uso. Confira alguns:
Template de planner de estudos – Trakto
Template de planner de estudos – Trakto
Template de planner de estudos – Trakto
A ferramenta é gratuita e ainda te permite criar mapas mentais para te ajudar na memorização de conteúdos, além de apresentações incríveis para trabalhos escolares e acadêmicos.
Após definir a estrutura do seu planner de estudos, você pode tanto imprimir para preencher à mão, quanto preencher direto na plataforma e imprimir depois de pronto. Fica a seu critério.
2 – Mapeie a sua rotina
O objetivo de montar um planner semanal de estudos é justamente organizar a sua rotina, a fim de otimizar a forma como você usa seu tempo. Para isso, nada melhor do que anotar cada uma de suas atividades, do momento em que acorda até a hora em que vai dormir.
Essa etapa é útil para que você tenha clareza de quanto tempo gasta com cada atividade e descobrir quanto tempo tem disponível para os estudos.
3 – Defina quanto tempo irá dedicar aos estudos por semana
Para ter uma rotina de estudos mais eficiente, você precisa se organizar, afinal, pouco adianta passar a semana inteira sem estudar e dormir em cima dos livros aos fins de semana. Isso não é produtivo e muito menos saudável.
Estabeleça quanto tempo você tem disponível para se dedicar aos estudos ao longo da semana. Digamos que você tenha 20 horas, dividindo de segunda à sexta, são 4 horas por dia. É claro que isso pode variar de uma pessoa para a outra, mas a ideia é distribuir a carga de estudo ao longo dos dias.
Nada impede que você estude aos fins de semana — inclusive muitos só têm disponibilidade nesses dias — mas é importante reservar um tempo para o descanso e lazer, afinal, ninguém é de ferro, não é mesmo?
4 – Determine quanto tempo irá dedicar a cada matéria
Um dos erros mais clássicos é dividir o tempo igualmente entre todas as matérias. “Mas por que isso é um erro?” Quando falamos em estudos, o tempo é precioso, e deve ser aproveitado da melhor maneira possível.
É muito comum que tenhamos uma matéria preferida, com a qual temos maior afinidade e, por isso, consideramos mais fácil que as demais, correto? Por outro lado, sempre há aquelas que são mais complicadas e difíceis de entender.
Concorda que nesses casos seria melhor atribuir um tempo menor para as disciplinas com as quais você tem maior facilidade, e reservar mais tempo para aquelas que são mais complicadas?
Dessa forma você fortalece seus pontos fracos, sem descuidar dos pontos fortes, garantindo uma evolução contínua em todas as disciplinas.
É claro que não há problema algum em dividir o tempo igualmente caso você não perceba dificuldade ou afinidade com nenhuma matéria em específico.
5 – Distribua as matérias pelos horários estabelecidos
Após definir seus horários de estudo e a carga horária para cada matéria/assunto, basta você distribuí-las pelo seu planner semanal de estudos. Aqui novamente depende do perfil do aluno.
Alguns preferem agrupar os temas por proximidade, estudando física e matemática em um mesmo dia e história e geografia em outro. Outros se saem melhor diversificando mais os conteúdos. Novamente, fica a seu critério. O importante é descobrir qual método de estudos funciona melhor para você.
Se você está com dificuldades para se organizar ou não sabe por onde começar, confira mais algumas dicas no vídeo abaixo:
Que tal montar o seu planner semanal de estudos hoje mesmo?
A vida dos estudantes que se dedicam realmente não é fácil, mas pode ter certeza de que todo esforço vale a pena. Com a organização que um planner semanal de estudos irá lhe proporcionar, você certamente terá uma rotina muito mais produtiva.
Com essas dicas você já tem tudo o que precisa para montar um planner de estudos semanal exemplar. Então chegou a hora de arregaçar as mangas e começar a organizar o seu cronograma. Bons estudos e sucesso! 😉
Este post foi escrito pela Trakto, uma poderosa plataforma de edição de imagens online, que conta com diversos recursos e templates prontos para uso.
- D2C: o que é, como aplicar para vender mais e melhor! - 10 de outubro de 2024
- B2B e B2C: entenda a diferença e como vender para cada um - 9 de outubro de 2024
- Conheça vantagens do ebook e sua importância nos negócios - 7 de outubro de 2024