como fazer consultoria online personal trainer (1)

Como fazer consultoria online de personal trainer?

Uma das maiores dúvidas que os profissionais da educação física possuem é como fazer consultoria online de personal trainer.

Afinal, o marketing digital cresceu muito nos últimos anos e abriu um leque de alternativas. Aliado a isso está o aumento na procura pelas atividades físicas no Brasil.

Só para ter uma ideia, de acordo com a pesquisa Estimativas Sobre Frequência e Distribuição Sociodemográfica de Prática de Atividade Física, houve um aumento de 30,3% para 36,9% no número de brasileiros que fazem exercício no seu tempo livre.

Entretanto, com uma vida mais digitalizada, esses mesmos brasileiros estão em busca de uma consultoria online de personal trainer para auxiliar nos treinos.

E se você quer saber como montar uma, veio ao lugar certo. Neste artigo vamos falar tudo o que você precisa sobre o assunto. Boa leitura!

O que é uma consultoria online de personal trainer?

A consultoria online de personal trainer nada mais é do que o profissional que possui conhecimentos em educação física auxiliar os seus alunos no ambiente on-line para que se exercitem corretamente todos os dias.

Ainda que a distância, o profissional busca entender as necessidades dos seus clientes e prescreve treinos que são mais adaptados à sua rotina. Quando necessário, são solicitadas também algumas avaliações que são interpretadas pelo profissional.

Como funciona a consultoria?

Basicamente a consultoria online de personal trainer funciona amparada em quatro pilares, sendo eles:

  • avaliação do aluno;
  • análise da avaliação;
  • prescrição dos treinos;
  • acompanhamento do aluno.

Avaliação do aluno

O primeiro contato com o aluno é para entendê-lo. Ou seja, saber se está sedentário, se possui uma boa alimentação, há quanto tempo não pratica exercícios etc.

Uma vez levantadas as informações o profissional pode solicitar alguns exames médicos, ou então dependendo do caso já ter informações suficientes para analisar o seu caso.

Análise da avaliação

Logo após a avaliação, o profissional analisará cada caso. Isso quer dizer que ele vai ver quais são os treinos mais indicados para cada tipo de aluno.

Por meio desta análise é que o consultor elabora os treinos baseado tanto nos objetivos do cliente, como também nas suas limitações físicas.

Prescrição dos treinos

Após analisar a avaliação e concluir quais devem ser os melhores treinos para o aluno, o consultor vai prescrever os treinos mais adequados para aquela pessoa.

Vale dizer que um ponto importante que deve ser levado em conta é em relação às preferências do aluno. Por exemplo, se ele prefere exercícios ao ar livre, é um erro mandá-lo treinar em uma academia.

Quando a prescrição é feita com base nas preferências do próprio aluno, fica muito mais fácil aumentar a adesão aos treinos.

Acompanhamento

Por fim, o consultor pode também acompanhar os treinamentos através de uma plataforma on-line. Nesse caso, toda a comunicação é centralizada em um único lugar.

Dependendo da plataforma escolhida, você pode disponibilizar vídeos para o aluno e até mesmo algumas dicas de leitura para ele se aprofundar mais no tema.

A ideia do acompanhamento é corrigir erros, avaliar a evolução que o cliente está tendo e potencializar os resultados mudando os treinos quando necessário.

Leia também:

Como fazer consultoria online de personal trainer?

Agora que falamos como funciona, vamos mostrar como trabalhar com consultoria online de personal trainer. Dá só uma conferida.

1 – Crie uma página de vendas

O primeiro passo que você precisa dar é criar a sua página na internet. É uma forma de organizar o fluxo de alunos e mostrar profissionalismo.

Uma página atrativa, com boas imagens e um bom texto com gatilhos mentais ajuda a atrair pessoas interessadas. Você pode inclusive montar um blog na página para levar conteúdos de qualidade para as pessoas e atrair ainda mais alunos.

Vale dizer que na página você tem que colocar exatamente o que vai oferecer, as suas certificações, os resultados que já alcançou e o valor dos pacotes.

Quer saber como gerenciar as configurações do seu site para ter ainda mais sucesso na sua consultoria? Dá só uma olhada nesse vídeo 👇

2 – Facilite o pagamento dos seus alunos

Com o avanço da tecnologia já existem soluções de pagamentos automatizadas e seguras. Além disso, você pode ainda criar planos anuais por meio de pagamentos recorrentes.

Quando você facilita o pagamento, bem como cria um ambiente seguro para que o seu aluno te pague, você passa muito mais credibilidade para ele.

3 – Esteja presente nas redes sociais

Estar presente nas redes sociais é essencial para que o seu cliente te descubra. Até porque é por lá que você fará a divulgação da sua consultoria on-line.

Então monte uma conta no Instagram, LinkedIn, TikTok, Facebook e todas as redes sociais. Caso não tenha tempo de administrá-las, você pode contratar agências especializadas nisso para te ajudar.

Se ainda não tiver condições de desenvolver uma estratégia de marketing para todas as redes, escolha uma ou duas e concentre os seus esforços nelas. Afinal, manter um perfil ativo demanda tempo!

4 – Monte um questionário de avaliação

Como a avaliação é o primeiro contato que você terá com o cliente, é essencial montar um questionário que seja fácil de resolver. Ele pode ser enviado por e-mail.

Uma maneira prática de montar um questionário de avaliação é através do Google Forms. Lá você pode personalizá-lo com a cara da sua consultoria.

Além disso, você pode ir mais além e agregar o questionário a sua página, deixando ainda mais fácil o acesso do seu aluno.

5 – Escolha uma boa plataforma para prestar a consultoria

Um outro ponto que você tem que se atentar é em relação a escolha da plataforma para prestar a consultoria. Ela precisa oferecer o máximo de recursos para você.

Além disso, quanto melhor for essa plataforma, mais credibilidade você passará para o seu aluno. É por meio dela que você marcará reuniões com ele, enviará os treinos, tirará as dúvidas mais pertinentes etc.

No mercado há algumas alternativas, sendo que uma delas é a EAD Plataforma. Com ela você pode ministrar aulas ao vivo com chat, promover assinaturas e recorrência, oferecer certificados e até mesmo fazer suas cobranças.

Em resumo, é uma forma muito mais prática para administrar a sua consultoria online, aumentando a satisfação dos seus alunos. 

Agora que você já sabe como fazer consultoria online de personal trainer, é só seguir as dicas que demos neste artigo e começar a divulgar o seu negócio na internet.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy