Quando investir em treinamentos na empresa? Conheça o Levantamento de Necessidades de Treinamento

Sabemos que os treinamentos e capacitações são indispensáveis para um crescimento de uma empresa. Mas você sabe quais capacitações oferecer? Sabe como fazer um Levantamento de Necessidades de Treinamento?

Tão importante quanto oferecer oportunidades de desenvolvimento para os colaboradores é saber exatamente quais as áreas precisam ser trabalhadas de forma estratégica, para gerar retorno para o negócio. 

Quando as capacitações são escolhidas de forma aleatória, o resultado é a perda de tempo e recursos em que, no final, nada do que foi ministrado irá ajudar na rotina de trabalho.

Para evitar que essa situação aconteça em sua empresa, chegou a hora de entender o que é Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT) e aprender como colocá-lo em prática para fazer escolhas mais assertivas nas suas ações de capacitação. 

O que é LNT?

Um Levantamento de Necessidades de Treinamento nada mais é do que um conjunto de estratégias que ajudam a identificar potenciais oportunidades de desenvolver equipes de uma empresa, visando o crescimento da mesma. 

Em outras palavras, o LNT auxilia líderes e gestores a encontrar quais são os setores e profissionais que precisam de uma capacitação para realizar determinadas tarefas e demandas.

Assim, quando a empresa utiliza as estratégias de LNT, ela não mais escolhe os treinamentos com base no feeling, mas baseada em dados e informações para entender onde exatamente a empresa precisa investir.

Dessa forma, a organização pode focar nas oportunidades de crescimento do time, garantindo um melhor desempenho dos colaboradores — o que, paralelamente, é muito útil para o crescimento do negócio. 

Como é feito o LNT?

Agora que você sabe o que é o LNT, deve estar se perguntando sobre como levantar as necessidades de treinamento. 

Para isso, você pode utilizar diversas estratégias e ações que irão ajudar a reunir informações valiosas sobre a necessidade de capacitações do seu time. 

Abaixo, veja as principais formas de aplicar um Levantamento de Necessidades de Treinamento. 

1. Faça avaliações de desempenho 

O nome pode até parecer uma prova, mas a avaliação de desempenho nada mais é do que analisar se o que o colaborador realiza hoje, e os resultados que ele obtém, estão de acordo com o que a empresa espera e precisa.

Recursos como o People Analytics, muito usado por RHs de diversas empresas, podem mostrar como está a produtividade e o desempenho de cada colaborador

Se os resultados dos funcionários e setor se mantêm, não há necessidade de investir em um treinamento para aquela área. 

No entanto, caso a análise apresente um resultado negativo ou uma queda inesperada, esse pode ser um indício de que talvez seja o momento ideal para capacitar a equipe. 

2. Reúna com os gestores das equipes

Se o objetivo do Levantamento de Necessidades de Treinamento é identificar os pontos em que os colaboradores precisam ser treinados, nada mais importante para esse processo do que os gestores das equipes.

Afinal, o gestor é aquele profissional que está a todo tempo acompanhando os resultados dos integrantes do seu time e sabe exatamente o que ele precisa para ter um melhor desempenho.

Por isso, ao iniciar um LNT, conte com a participação dos líderes da sua empresa. 

Dessa forma, é possível saber quais são as habilidades que precisam ser desenvolvidas de forma a atender as necessidades específicas de cada setor.

3. Analise as entrevistas de saída

Se sua empresa costuma aplicar entrevistas após o desligamento de colaboradores, essa pode ser uma fonte valiosa de informações para um Levantamento de Necessidades de Treinamento.

Apesar de não ser obrigatório responder, quando o ex-funcionário opta por participar, suas respostas tendem a ser mais sinceras do que as dos colaboradores atuais, pois ele já não possui nenhuma ligação com a organização.

Assim, é fácil descobrir quais são os maiores desafios enfrentados pelos times na empresa, quais capacitações o ex-funcionário sentiu falta, o que o setor precisa para ter mais resultados… Tudo isso pode apresentar oportunidades para treinamentos

4. Aplique questionários de Levantamento de Necessidades de Treinamento 

Por fim, para fazer um LNT, você também pode apostar nos próprios questionários focados no levantamento de necessidades.

Esses questionários são uma pesquisa que é feita com toda a empresa e dá oportunidade para os colaboradores falarem o que eles acreditam precisar para ter um melhor desempenho.

O objetivo dessa ação é entender quais habilidades os funcionários sentem falta e desejam aprender, por isso, as perguntas devem ser relacionadas à capacitação e treinamentos.

No vídeo abaixo, do canal da Solides, você pode conferir mais ações que ajudam a realizar um LNT. Confira:

Quando deve ser realizado o LNT? 

O Levantamento de Necessidades de Treinamento pode ser feito de forma trimestral, semestral, anual ou sempre que a empresa estiver pensando em investir na capacitação dos colaboradores.

Algumas etapas como a análise de entrevistas de saída e a conversa com os gestores são ações que podem ser realizadas com frequência e que, inclusive, podem mostrar quando é hora de fazer um novo treinamento com a equipe. 

Fora isso, também é importante ficar atento aos resultados comerciais da empresa. Muitas vezes, a queda nos números e na produtividade pode mostrar a necessidade de treinamento. 

Por isso, é indispensável que a gerência e o RH estejam sempre atentos a esses aspectos. 

Invista em treinamentos EAD em sua empresa 

Foi-se a época em que os treinamentos precisavam ser presenciais, com todos os colaboradores abandonando os postos de trabalho para passar horas reunidos em uma capacitação.

Hoje, o ensino a distância transformou esse cenário. 

Depois de realizar o Levantamento de Necessidades de Treinamento, o próximo passo é estruturar um treinamento EAD para sua empresa.

Assim, além de reduzir custos, você ainda possibilita que o seu colaborador assista aquele material no seu tempo, sem necessariamente atrapalhar sua jornada de trabalho.

Além disso, ao investir nas capacitações online, você abre a oportunidade de criar diferentes treinamentos, focados em necessidades e setores específicos, e tê-los prontos para que novos colaboradores assistam também. Fazendo um único investimento que durará por muito tempo. 

Interessante, não é? 

E além de todas essas vantagens, você também pode contar com as novas tecnologias que facilitam muito nossa vida, como a EAD Plataforma, por exemplo, que permite que sua empresa ofereça uma experiência muito melhor de T&D para os colaboradores.

Se você quer saber como as funcionalidades da nossa plataforma corporativa podem te ajudar na capacitação do seu time, não deixe de agendar uma demonstração. 

Além, claro, de utilizar nosso teste gratuito de 7 dias para ver na prática todos os nossos recursos. Aproveite! 😉

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy