como montar um treinamento corporativo

Tudo o que você precisa saber sobre como montar um treinamento corporativo

Afinal, como montar um treinamento corporativo de forma eficiente, prática e marcante?

Esse assunto vem se tornando cada vez mais importante no ambiente das empresas, tanto no onboarding (isto é, o período de introdução de novos funcionários) como na capacitação de lideranças e de equipes no geral.

O fato é que, mesmo com o distanciamento que vivemos nos últimos meses, os treinamentos devem continuar! No mundo inteiro, 80% das políticas de trabalho remoto mudaram para o formato virtual ou híbrido durante a pandemia. O dado é de uma matéria da FinancesOnline.

Tem interesse no assunto? Continue com a gente! Na matéria de hoje, mostraremos uma série de dicas para você entender como montar um treinamento corporativo. São elas:

  • mapear as necessidades da organização;
  • conhecer os funcionários;
  • definir o formato do conteúdo (se for online, é bom contar com uma plataforma);
  • saber o que falar na introdução, no desenvolvimento e na conclusão.

Pronto para conferir? Então, boa leitura!

Como montar um treinamento corporativo: comece pelo plano

Mapeie as necessidades da organização

Entender o propósito é o primeiro passo para elaborar um bom plano de treinamento. Para começar, tente identificar as carências mais urgentes da sua empresa – e depois reúna todas em um cronograma de capacitação.

Quer uma dica de como colher essas informações? Pergunte para seus funcionários, por meio de uma pesquisa online! Com ferramentas como o Google Forms, você pode criar questões abertas ou objetivas, do tipo:

  • qual a principal necessidade da nossa empresa, hoje?
  • que problemas você vê no seu setor?
  • em longo prazo, quais as mudanças necessárias?
  • qual a melhor data para um treinamento?

Com vários feedbacks em mãos, você já terá uma boa ideia para iniciar o treinamento com qualidade – além de conhecer melhor os seus colaboradores. 

E isso nos leva ao próximo tópico!

Conheça seus funcionários

Bom, não custa lembrar que um treinamento, assim como toda forma de comunicação, não existe de um lado só (de quem fala). 

A mensagem precisa ser compreendida também do lado de lá – e, para isso, nada melhor do que conhecer a sua plateia antes de preparar o conteúdo.

Ao se aproximar das pessoas, você consegue se colocar no lugar delas e entender as dificuldades, os medos, os objetivos e muito mais! 

Se uma pesquisa online pode te dar bons insights, também é legal reservar um tempo para fazer reuniões individuais, a fim de medir o clima dos colaboradores e saber o que falar (e o que não falar) nos treinamentos.

Leia também: O que é one-on-one? Conceito + detalhes + vantagens

Defina o formato do treinamento

Num mundo cada vez mais digital, mesmo com a volta das atividades presenciais, a expectativa é de que os eventos online seguirão em alta. Isso fica comprovado em um estudo do LinkedIn, feito com 200 organizadores de eventos B2B no Brasil.

Nele, 83% dos respondentes disseram que continuarão a organizar encontros digitais, por meio de plataformas tecnológicas. E o treinamento corporativo se encaixa aqui!

Se você definir que o formato será presencial, todas as etapas que vimos até aqui continuam importantes. Fora isso, você precisará entender se o evento será na sua própria empresa ou em um espaço externo – e quais serão os equipamentos necessários (computador, televisão/datashow, PowerPoint ou outro recurso de apresentação etc.).

Agora, se determinar que o melhor formato é online, então…

…É hora de contratar uma plataforma de treinamento!

Contar com a tecnologia (e com todos os benefícios que ela pode oferecer) é muito relevante para aprender como montar um treinamento corporativo.

As funcionalidades de uma plataforma EAD, por exemplo, encurtam distâncias, tornam o conteúdo mais dinâmico e atrativo e ainda reduzem custos de operação, locação e deslocamento. 

Alguns dos principais recursos de um bom sistema são:

  • salas individuais ou coletivas – mas sempre privativas. Isso quer dizer que você tem total controle de acesso dos participantes;
  • recurso de chat ao vivo, que permite interações entre os presentes no treinamento;
  • possibilidade de adicionar vários palestrantes e convidados;
  • fórum para discussão sobre o treinamento, onde as pessoas podem compartilhar experiências e sugerir melhorias e novos temas para o futuro.

Leia também: Top 9 tecnologias para EAD que você não pode deixar de usar

Bom, depois de seguir essas dicas, você já estará mais bem preparado para elaborar o conteúdo do treinamento. Por mais que o modelo não seja engessado, ele costuma seguir 3 etapas fundamentais.

Confira na sequência!

Ministre as 3 etapas dos treinamentos corporativos

1. Introdução

A parte da abertura do treinamento corporativo é extremamente estratégica. Isso porque ela pode ser determinante para que o público se sinta atraído (ou não) pelo conteúdo e pelo palestrante. 

Tudo bem que fazer uma boa introdução pode ser um desafio para muita gente, mas se você adotar algumas regrinhas básicas, o seu trabalho pode ser facilitado. São elas:

  • colocar-se de igual para igual com as outras pessoas;
  • fazer um overview do conteúdo do treinamento;
  • passar as regras gerais do evento (o que fazer se alguém tiver dúvidas, por exemplo);
  • contar histórias envolventes (pode ser sobre sua própria vida!);
  • propor reflexões por meio de perguntas provocativas.

A dica é ousar um pouco também. Se você tem ideias criativas, vale a pena implementar para avaliar o resultado!

Quer conferir algumas dicas extras? Confira neste vídeo do Cortella:

2. Desenvolvimento

Depois de fazer uma introdução que prenda a atenção do seu público, é hora de partir para o desenvolvimento (ou a parte central) do conteúdo.

Aqui, provavelmente você tenha que apresentar dados, estatísticas ou outras informações mais técnicas. Mas isso não quer dizer que essa etapa do treinamento deve ser sem graça.

A dica é criar artifícios dinâmicos e envolventes – e, neste contexto, outra palavra é importantíssima: interação. Para isso, evite entrar em um monólogo e peça bastante a participação da sua plateia – o chat em tempo real das plataformas ajuda muito!

3. Conclusão

A última parte de  como montar um treinamento corporativo é a conclusão do conteúdo. Aqui, é preciso fazer uma amarração de todas as ideias que você apresentou – mas também dá para usar outros recursos para continuar mantendo o engajamento das pessoas.

Afinal, o treinamento não acaba exatamente na hora que termina! Você pode, por exemplo:

  • apresentar o cronograma dos próximos treinamentos (isso mostra organização);
  • fomentar a troca de ideias nos canais da empresa (o fórum de discussão das plataformas pode ser uma excelente opção);
  • pedir o feedback dos participantes no período logo após o treinamento. Você pode elaborar um novo formulário, bem objetivo, que mensure os principais pontos do evento.

Gostou de aprender como montar um treinamento corporativo?

Então, que tal começar a implementar essas dicas desde já? Quando chegar o momento de avaliar as plataformas digitais, a EAD Plataforma pode ser uma ótima opção!

Com nossa estrutura corporativa, você aproveita diversas funcionalidades de gestão e transmissão de treinamentos em tempo real. 

Além do mais, é possível gravar os conteúdos e hospedá-los na plataforma – o que permite reaproveitar o treinamento com outros funcionários.

Quer saber como podemos virar parceiros de negócio? Você pode fazer um teste gratuito a partir de agora – e conferir nossa plataforma bem de perto.

Boa sorte e bom treinamento!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy