tecnologias para ead

Top 9 tecnologias para EAD que você não pode deixar de usar

Não dá mais para falar do mundo digital sem falar em tecnologia. Uma pesquisa da Zendesk mostrou que, para 50% dos líderes de empresa, a pandemia acelerou de 1 a 3 anos a necessidade de adoção de tecnologia digital. Isso vem acontecendo em diversos setores, inclusive no da educação – e é aqui que entram as novas tecnologias para EAD.

Apesar de a covid-19 ser um dos períodos mais tristes da história, temos confiança que ela vai passar (e, juntos, vamos superar!).Mas se há um lado positivo disso tudo é que o avanço proporcionado pela tecnologia vai ficar – ou melhor, nunca vai deixar de crescer.

Por isso, se você já tem uma ideia para seu curso e gostaria de transformá-lo em ensino a distância, é preciso acompanhar as tendências. 

Continue lendo esta matéria, pois hoje a gente vai falar de 9 tecnologias indispensáveis para a gestão das suas aulas online. São elas:

  1. Ferramentas para transmissão de vídeos;
  2. Google para Educação;
  3. Blog;
  4. Ambiente Virtual do Aluno (AVA);
  5. Ebooks;
  6. Podcasts;
  7. Fórum de comunidade;
  8. Chat;
  9. Plataforma EAD.

Pronto? Então, boa leitura!

Conheça nossa seleção especial de 9 tecnologias para EAD

1. Ferramentas para transmissão de vídeos

Quando falamos em transmissão de vídeo, contemplamos qualquer live – inclusive de uma aula – mas também as reuniões com alunos e outros profissionais envolvidos no curso. Para facilitar a explicação, vamos dividir essas tecnologias para EAD em dois tópicos.

Videochamadas

Tudo bem que dá para fazer uma aula por videochamada. Entretanto, esse recurso é mais usado justamente para conversas rápidas – como é o caso de palestras, comunicados gerais ou mesmo bate-papo para dar e receber feedback (com os alunos, por exemplo).

Alguns softwares já são bem conhecidos, como o Skype, o Meet e o Zoom. Com o plano gratuito desses apps, você consegue conversar com várias pessoas ao mesmo tempo – uma vantagem importantíssima no dia a dia do seu curso.

Lives nas redes sociais

Sabia que hoje dá para fazer uma live em mais de uma rede social, ao mesmo tempo? Para isso, só precisa do app OBS Studio, que gerencia a transmissão ao vivo (além de alguns auxiliares, de acordo com a rede que você quiser usar – por exemplo, lives no Instagram e YouTube ao mesmo tempo). 

Quer se inteirar sobre as funcionalidades do OBS Studio? Olha só:

2. Google para Educação

Tecnologia tem tudo a ver com o Google, fala a verdade! E o interessante é que a empresa lançou diversos aplicativos que ajudam bastante o ensino digital. 

Aqui vamos falar de 2 aplicativos – mas você pode conhecer todos agora mesmo! É só ler esta outra matéria que criamos com as 13 Ferramentas do Google para Educação.

Enfim, os destaques de hoje são os seguintes.

Jamboard

Com essa funcionalidade, é possível criar um quadro branco, como se fosse uma lousa real. Ali, professores e alunos podem compartilhar o mesmo quadro (chamado de jam) e fazer anotações, comentários e tudo mais.

Google Forms

Com o Forms, você consegue vários tipos de formulários – como os de pesquisa de satisfação. É uma forma de se aproximar do seu aluno – e colher feedbacks para seguir melhorando a qualidade do curso.

3. Blog

Segundo uma pesquisa da websitehostingrating.com, 81% dos consumidores on-line confiam em informações encontradas em blogs.

Por conta disso, essa tecnologia é uma importante aliada na hora de vender os seus cursos – principalmente se o seu blog for abastecido regularmente com matérias sobre o seu segmento. 

Ah, e para deixar o seu blog cada vez mais vendável, é preciso escrever textos poderosos, com gatilhos mentais de compra (chamamos isso de copy). 

Quer saber mais? É só assistir às dicas deste vídeo!

4. Ambiente Virtual do Aluno (AVA)

O Ambiente Virtual do Aluno é um recurso que simula uma sala de aula real – isto é, reúne todos os conteúdos e aulas referentes ao curso. 

O AVA também oferece total controle ao professor, uma vez que permite gerenciar as videoaulas, adicionar e remover outros colaboradores, aplicar avaliações online e muito mais.

Para resumir, com essa tecnologia você consegue “transportar” vários aspectos do ensino presencial para o EAD. Interessante, não?

5. Ebooks

Foi-se o tempo (na verdade faz bastaaante tempo!) em que o único formato possível para um livro era o impresso. Hoje em dia, os ebooks podem ser escritos por qualquer pessoa – inclusive por professores!

Esse tipo de livro digital serve como um complemento às suas aulas, como se fossem aquelas folhas xerocadas dadas aos alunos no ensino presencial. E o legal é que o ebook também pode ser transformado em infoproduto (e depois vendido em plataformas online).

Só para ter uma ideia, um estudo da Folha de S. Paulo mostrou que, entre 2016 e 2019, a venda desse tipo de conteúdo cresceu 115% no Brasil.

Leia também: Como criar um infoproduto do zero? 5 passos para a 1ª venda!

6. Podcasts

Os podcasts – ou seja, conteúdos de áudio nos quais você pode ensinar praticamente tudo – são algumas das tecnologias para EAD mais destacadas atualmente. De acordo com uma pesquisa do IBOPE, em 2020 cerca de 40% dos brasileiros já tinham ouvido esse tipo de mídia.

O legal do podcast é que ele pode ser acessado de qualquer dispositivo – e nos mais variados momentos do dia (ao dirigir, cozinhar ou fazer academia, por exemplo).

Diversos sites oferecem hospedagem para esse formato (alguns gratuitamente). Dê uma olhada nos sites do SoundCloud, do Spreaker e do PodBean.

7. Fórum de comunidade

Sabe aquelas conversas que alunos e professores tinham na praça de alimentação da faculdade, ou mesmo na cantina da escola? Lá tinha assunto para tudo: dúvidas sobre as aulas, gabarito da última prova, próximos compromissos – além, é claro, dos papos aleatórios e mais leves, só para relaxar.

Pois então, a ideia do fórum é justamente essa – e cada vez mais vem se tornando uma poderosa tecnologia para o ensino a distância. Afinal, lá todo mundo se ajuda, tornando o ensino mais dinâmico e descentralizado (tirando um pouco o peso das costas do professor).

8. Chat

Já que falamos em conversas, o chat é outra ferramenta que possibilita ao professor se comunicar com os alunos durante e após as aulas, deixando o processo bem mais simples.

Claro que, ao usar o chat, você deve colocar algumas regras – como limitar o tipo de assunto tratado lá. Mas sem dúvida essa é uma das tecnologias para EAD que valem a pena contemplar no plano do seu curso!

9. Plataforma EAD

Por último, mas não menos importante, vamos falar sobre uma plataforma EAD. Mais do que um simples site para você hospedar as aulas, uma boa estrutura EAD te oferece diversos recursos – muitos dos quais já tratamos nesta matéria.

Além de reunir chat, fórum, AVA e espaços para vídeos e materiais de apoio em um único sistema, a plataforma EAD tem:

  • opção de carrinho de compras, onde o aluno entra, escolhe o curso e faz o pagamento (igual a um e-commerce);
  • formas customizadas de pagamento;
  • assinatura recorrente e cobranças automáticas;
  • personalização do layout e cores com a cara da sua marca.

Em suma, uma boa plataforma te permite gestão total – tanto da aula em si como da parte financeira.

Gostou de aprender mais sobre tecnologias para EAD?

Que tal, então, fazer um teste gratuito por 7 dias com a EAD Plataforma?

Além de aproveitar todos os recursos que mencionamos aqui, você fará parte de uma comunidade com mais de 1200 empresas, que estão crescendo com a gente todos os dias.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy