ferramentas-do-google-para-educacao

13 Ferramentas do Google para Educação que vão revolucionar o aprendizado na sua instituição de ensino

Você conhece o Google para Educação?

Trata-se de uma suíte de aplicativos que a gigante da tecnologia desenvolveu em parceria com professores e alunos do mundo inteiro a fim de otimizar o aprendizado e o ensino.

Neste artigo, vamos falar sobre estas 13 principais ferramentas do Google para Educação que você pode usar com os seus estudantes, seja em aulas presenciais como ao implantar EaD em sua escola:

  1. Gmail
  2. Drive
  3. Documentos
  4. Planilhas
  5. Apresentações
  6. Formulários
  7. Sites
  8. My Maps
  9. Meet
  10. Grupos
  11. Jamboard
  12. Agenda
  13. Sala de Aula

Continue a leitura e saiba que soluções tecnológicas você pode ter à disposição para transformar a maneira com que estudantes e educadores criam, colaboram, aprendem, inovam e se comunicam.

13 principais ferramentas do Google para Educação

1. Gmail

Iniciando a nossa lista de ferramentas do Google para Educação, temos uma que já é bastante conhecida por alunos e professores.

A diferença é que a escola ou universidade que trabalha com o G Suite for Education pode utilizar essa plataforma de e-mail utilizando com um domínio próprio. Ou seja, é possível substituir o “@gmail.com” por “@suainstituição.com”.

2. Drive

O Drive é a plataforma para armazenamento na nuvem. Nela, professores e alunos podem compartilhar pastas e arquivos com total segurança e acessá-los inclusive em dispositivos móveis.

No Google for Education, a capacidade de armazenamento do Drive é ilimitada. Além disso, dentro dessa plataforma o usuário tem acesso a várias ferramentas de criação.

Vamos falar sobre elas nos tópicos a seguir.

3. Documentos

O Documentos é uma ferramenta para criação de textos. Não é necessário fazer o download de nenhum programa; basta acessá-lo no próprio navegador.

Os arquivos criados no Documentos podem ser editado de maneira colaborativa e em tempo real. Além disso, a aplicação aceita alterações em modo offline.

4. Planilhas

Nesta ferramenta, os usuários conseguem criar e compartilhar planilhas. A aplicação também abre diretamente no navegador e em modo offline.

5. Apresentações

Outra ferramenta de criação presente no G Suite for Education é o Apresentações. Com vários recursos disponíveis, o usuário consegue criar apresentações de slides e fazer edições colaborativamente em tempo real.

6. Formulários

O Formulários é uma ótima ferramenta para criação de provas e exercícios para os alunos. No Google para Educação, é possível utilizar essa ferramenta no modo bloqueado para evitar que os alunos se distraiam abrindo outras páginas na web ou consulte a internet enquanto fazem provas.

As respostas e os resultados são tabelados de forma automática, poupando tempo do professor com ajuda da tecnologia.

7. Sites

Com o Sites, é possível criar páginas na web para publicação de trabalhos dos alunos. Ele é muito fácil de usar e não precisa ser um especialista em desenvolvimento para criar um site nessa ferramenta e hospedar diferentes conteúdos.

8. My Maps

O My Maps é uma ferramenta que, assim, como as que citamos anteriormente, também está presente na plataforma do Google Drive.

Com o My Maps, o usuário consegue criar mapas personalizados. Essa ferramenta é muito útil para atividades de campo.

9. Meet

O Meet é uma excelente ferramenta de comunicação disponível no G Suite for Education. Com ele, dá para fazer videochamadas pelo computador ou pelo celular com até 250 pessoas.

O Meet é muito útil para aulas ao vivo. Os alunos podem habilitar apenas a transmissão do professor e fazer perguntas pelo chat.

Além disso, é possível também compartilhar arquivos diretamente do drive e compartilhar a tela.

Veja mais sobre o Google Meet neste vídeo:

10. Grupos

O Grupos é uma ferramenta para organizar fóruns de discussão sobre alguma temática importante. A intenção é estimular debates saudáveis e a troca de ideias.

11. Jamboard

O Jamboard é um painel colaborativo e interativo com tecnologia touch screen. Ele funciona como uma lousa tradicional. A diferença é que tudo pode ficar armazenado para uma consulta futura.

12. Agenda

O Agenda é uma ferramenta muito útil para organizar os prazos para entregas de trabalho e as datas para aplicação de provas. 

Assim, é possível cumprir os cronogramas e aproveitar melhor a carga horária disponível.

13. Sala de Aula

Por fim, encerrando a lista de principais ferramentas do Google para Educação, temos o Sala de Aula. Trata-se de um espaço virtual para que os professores possam gerenciar melhor suas turmas e interagir com os alunos à distância; tudo de maneira centralizada.

Conheça mais mais detalhes sobre o uso das ferramentas do Google na educação assistindo a este vídeo:

Essas foi a nossa lista com as 13 principais ferramentas do Google para Educação. O que você achou delas?

Utilize a tecnologia a seu favor e implemente o G Suite for Education na sua instituição de ensino.Este post é de autoria da Safetec Educação, uma empresa com mais de 10 anos de mercado, obcecada em criar experiências na área educacional, através de soluções simples e colaborativas, que gerem resultados.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy