como-implantar-ead-escola

Como implantar EAD na escola? Passo a passo completo

Incluir a tecnologia na rotina educacional vem se tornando, a cada dia, uma prioridade para mais e mais instituições. Diante disso, saber como implantar EAD na escola e usar ferramentas digitais como aliadas pode ser um passo importante na modernização do ensino. 

Alguns passos já vêm sendo dados nesse sentido. De acordo com o estudo Inovação Aberta em Educação, do CIEB, 97% dos professores já utilizam conteúdo disponível na internet para complementar o ensino convencional, como vídeos, imagens, infográficos e sons

Para entender como integrar esse hábito a um formato educacional autônomo e digitalizado, continue a leitura deste artigo. Falaremos sobre os 7 passos fundamentais para descobrir como implantar EAD na escola! 

Como implantar EAD na escola pode ajudar no processo educacional? 

O ensino a distância pode ser uma ferramenta poderosa de inclusão social. Entretanto, quando uma instituição opta por utilizar o EAD como apoio para a aprendizagem, precisa se atentar se alguns fatores importantes, como a acessibilidade dos alunos à internet e a disponibilidade de dispositivos como computadores e notebooks. 

Além disso, para ajudar no processo educacional, o ideal é que o ensino a distância seja mesclado com encontros presenciais, em especial, no ensino fundamental e médio. Dessa forma, é possível garantir uma abordagem completa, além de reforçar o engajamento e a motivação dos alunos

Nossa sugestão para escolas que desejam implantar a EAD em sua rotina é experimentar metodologias de ensino como o blended learning, o ensino híbrido ou a sala de aula invertida, que trabalham muito bem o equilíbrio entre os encontros presenciais e o ensino a distância. 

A seguir, falaremos sobre todos os passos necessários para entender como implantar EAD na escola. Quer ver? Então continue lendo! 

Passo 1: Planejar o cronograma de implementação

Trabalhar com uma nova metodologia de ensino exige um planejamento detalhado para garantir uma transição efetiva e o mínimo possível de ruídos entre os alunos. 

Por isso, reúna uma equipe de transição educacional composta por professores, programadores, técnicos educacionais, tutores e profissionais de apoio para elaborarem, juntos, o melhor cronograma de implementação. 

Considerem as etapas de planejamento, organização logística, produção de conteúdo e testes da plataforma. 

Passo 2: Disponibilizar estrutura para a gravação e realização das aulas online

Não se engane ao pensar que implantar EAD na escola não demanda nenhum tipo de esforço estrutural! Pelo contrário: para garantir que o ensino ocorra de forma fluida e adequada às exigências do MEC, é preciso dispor de uma estrutura completa para o ensino. Leve em consideração:

  • criação de laboratórios com computadores para que os alunos assistam às aulas e façam exercícios;
  • salas equipadas com telões;
  • estúdios de gravação para os professores; 
  • tecnologia de apoio (internet de alta qualidade, LMS para hospedar o conteúdo).

Passo 3: Escolher a melhor plataforma EAD

Falamos brevemente sobre o LMS (Learning Management System) no item anterior, mas esse é um assunto tão importante que merece um passo a parte. 

Escolher a melhor plataforma EAD para hospedar e gerir o conteúdo é fundamental para o sucesso da implantação. Por isso, dedique tempo estudando as opções disponíveis no mercado e suas principais funcionalidades. 

É esperado que sua plataforma forneça todas as condições necessárias para: 

  • suportar diversos tipos de conteúdo EAD; 
  • painel para acompanhamento do desempenho dos estudantes; 
  • ambiente de criação de avaliações e atividades; 
  • biblioteca para armazenar material de estudo;
  • canais de comunicação entre alunos e tutores.

Passo 4: Capacitar professores e colaboradores

Para muitos educadores, a EAD ainda é um segmento inexplorado, por isso, descobrir como implantar EAD na escola deve incluir, também, uma etapa para treinar, capacitar e familiarizar o corpo docente com a plataforma escolhida, bem como com as particularidades da nova rotina educacional. 

Lembre-se de que, quando estiver em ação, o ensino EAD terá a figura do professor como referência. Por isso, é muito importante que ele conheça o sistema e saiba orientar e guiar os alunos durante o percurso do ensino. 

Portanto, planeje como será a capacitação. Leve em consideração fazer um workshop com professores e disponibilize materiais digitais.

Além disso, ter tutores para auxiliar nesse processo de aprendizagem com o EAD pode acelerar a capacitação. 

E como dica final, ofereça certificados para motivar ainda mais os professores e colaboradores.   

Passo 5: Criar e adaptar o conteúdo

Outro momento-chave ao implantar EAD na escola é a criação do conteúdo. Por ter uma dinâmica de funcionamento muito pautada na autonomia e no compromisso dos próprios estudantes com o cronograma, é preciso reconhecer a importância de investir na elaboração de conteúdos engajantes e humanizados. 

As boas e velhas apostilas não devem ser deixadas de lado, mas podem ser aliadas a outros recursos, como:

Passo 5: Comunicar a nova modalidade de ensino a alunos e pais

Antes de começar a fase de testes e aplicações, é importante investir na comunicação da nova metodologia à comunidade estudantil (alunos e pais/responsáveis). Crie campanhas de marketing, faça reuniões, disponibilize tutoriais e conscientize a todos sobre a importância do engajamento e comprometimento com a metodologia. 

Passo 6: Faça testes 

Antes de lançar oficialmente o EAD na escola, separe um grupo focal e faça um período de testes. Explore as diferentes funcionalidades da plataforma, observe o comportamento dos estudantes com a ferramenta e tome nota de suas facilidades e dificuldades. 

A oportunidade de fazer melhorias no processo antes mesmo de iniciá-lo oficialmente pode definir o sucesso da estratégia EAD na sua instituição! 

Passo 7: Disponibilizar uma equipe de suporte e atendimento para dúvidas

Mesmo após o período de testes, é possível que a adaptação à nova plataforma e ao método de ensino a distância ainda gere algumas dúvidas e dificuldades entre os estudantes e seus responsáveis. 

Por isso, mantenha à disposição um canal aberto para dúvidas, sugestões e informações sobre o processo. Lembre-se de que o entendimento de todos os envolvidos é fundamental para garantir a fluidez da metodologia EAD

Agora você já sabe como implantar EAD na escola. Se esse for um plano para a sua instituição de ensino, nós temos uma dica que pode te ajudar a escolher o melhor AVA —  Ambiente de Aprendizagem Virtual — para seus alunos! 

Entre em contato com a EAD Plataforma e experimente nossa solução gratuitamente por 7 dias! Assim, você conhece e testa todas as funcionalidades disponíveis! 

Fabio Godoy