o-que-e-obs-studio

O que é OBS Studio? TUDO o que você precisa saber sobre a ferramenta de gravação de vídeos

Quer otimizar a qualidade da sua transmissão ao vivo? Então você precisa saber o que é OBS Studio. Trata-se do Open Broadcaster Software, um software bastante utilizado para streamings de vídeo, caracterizado como um sistema de transmissão aberto (gratuito e personalizável), como seu próprio nome diz.

Conhecer e investir em ferramentas que ajudam a profissionalizar as transmissões ao vivo (seja em aulas online ou qualquer outro tipo de conteúdo) é importante, especialmente se levarmos em conta os números do setor, que apontam alto crescimento. 

De acordo com a Daily Sports, a indústria de streaming ao vivo online cresceu 99% entre abril de 2019 e abril de 2020. Além disso, de acordo com o portal Livestream, 80% dos consumidores digitais já preferem assistir a um vídeo ao vivo do que ler um blog. 

Pensando nestes números, preparamos um artigo com tudo o que você precisa saber sobre a ferramenta: o que é OBS Studio, vantagens e desvantagens, modo de usar etc. 

Aproveite! 

O que é OBS Studio? 

O OBS Studio é a abreviação de Open Broadcaster Software, uma ferramenta utilizada para streaming — ou transmissão — de vídeos ao vivo na internet.  Como o nome diz, o Open Broadcaster Software é um programa gratuito e de código aberto. Por isso, é possível codificar e transmitir vídeos configurados e personalizados conforme a necessidade do produtor de conteúdo ou empreendedor digital

O OBS Studio permite a gravação de lives com boa qualidade, utilizando as imagens de uma câmera, webcam ou até mesmo da tela do computador. Atualmente, o OBS Studio está disponível para os sistemas operacionais:

  • Windows (8, 8.1 e 10);
  • IOS
  • Linux. 

Vantagens e desvantagens da ferramenta 

Agora que você já sabe o que é OBS Studio, que tal avaliar os pontos positivos e negativos da ferramenta? Certamente, após a avaliação, você saberá se vale ou não a pena incorporar a ferramenta em suas gravações de vídeo aulas ou produção de conteúdo para o seu canal no YouTube

Vantagens do OBS Studio

As principais vantagens de utilizar o programa em suas transmissões ao vivo são: 

  • é uma plataforma de código aberto;
  • permite adicionar textos ou imagens aos vídeos ao vivo; 
  • possibilita utilizar vídeos pré-gravados como ao vivo; 
  • oferece as funções de transmissão da webcam, câmera externa (conectada ao computador) ou da tela do computador;
  • possibilita a inserção de banners e cards em momentos de pausa do vídeo ao vivo (intervalos entre módulos ou pausas em aulas). 

Desvantagens do OBS Studio

Embora tenha uma série de vantagens, o software também tem pontos de atenção. Separamos 2 deles a seguir: 

  • o OBS Studio não oferece versão em app para dispositivos móveis. Dessa forma, pode ser utilizado apenas em computadores; 
  • passa por muitas e constantes atualizações (o que pode ser positivo se considerarmos que atualizações são sinais de que o software está passando por evoluções!). 

Guia prático para usar o OBS Studio 

Pronto! Depois de descobrir o que é OBS Studio, suas principais vantagens e pontos a considerar antes de adotar a ferramenta, vamos avançar! 

Preparamos um passo a passo prático com 3 etapas essenciais para configurar seu OBS Studio e começar a gravar. 

1. Acessar e instalar o OBS

Além de saber o que é OBS Studio, é importante conhecer cada passo necessário para utilizá-lo. E o primeiro passo, é claro, é acessar a plataforma e fazer o download do programa. Você pode baixá-la gratuitamente na plataforma do Open Broadcaster Software

Após acessar a página, escolha seu processo operacional e dê início ao download. Após baixado, basta fazer a instalação conforme o passo-a-passo da ferramenta. 

2. Fazer ajustes e configurações na transmissão

Com o programa aberto, é hora de configurar todas as informações da sua transmissão. 

Acessando a aba “Stream”, é possível ativar e ajustar todos os detalhes da sua transmissão, tais como tipo de stream, plataforma utilizada (ou canal de transmissão — Facebook, YouTube, Instagram, Twitch etc) e demais configurações de servidor. 

3. Personalizar a transmissão 

Quer incluir uma imagem de fundo na transmissão? Quer importar um conteúdo já gravado para a live? Ao entender o que é OBS Studio, você descobre que isso é perfeitamente possível! 

A melhor forma de entender todas as possibilidades de configuração e personalização da ferramenta é buscar por vídeos, tutoriais e opiniões de usuários em fóruns especializados. Para te ajudar, aqui vai um vídeo que aborda, com detalhes, a etapa de inserção de cenas e fontes na ferramenta: 

E aí? Gostou de saber o que é OBS Studio? Se você quer se aprofundar na utilização da ferramenta e extrair todos os benefícios atrelados a ela, temos uma dica de leitura! Preparamos um artigo exclusivo sobre como usar o OBS Studio, em um passo a passo detalhado e ilustrado com vídeos complementares!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy