como-usar-obs-studio

Como usar OBS Studio? Desvende a ferramenta e produza vídeos incríveis!

Você sabe como usar OBS Studio? A ferramenta, popular e gratuita, é uma das grandes apostas de produtores de conteúdo EAD para a criação e a transmissão de vídeo aulas e apresentações. 

O recurso de vídeo vem ganhando espaço não apenas como ferramenta educacional. Ele também se consolida, cada vez mais, como um poderoso recurso de marketing. 

Esta pesquisa, da Hubspot, mostra que 72% dos clientes preferem entrar em contato com um produto ou serviço por meio de um conteúdo em vídeo

Viu só como este é um caminho promissor para captar alunos EAD

Continue a leitura e entenda, em um passo a passo prático, como usar OBS Studio. 

O que é OBS Studio? 

O OBS Studio é um software utilizado para streaming — ou transmissão — de vídeos ao vivo na internet. OBS é a abreviação de Open Broadcaster Software (software de transmissão aberto), e este nome já diz muito sobre sua principal característica.

Trata-se de um programa gratuito e de código aberto. Isso significa que é possível codificar e transmitir vídeos com personalizações e configurações específicas para cada caso. 

Operacionalmente, podemos dizer que o OBS Studio funciona captando as imagens de uma webcam ou tela de computador e transmitindo o conteúdo captado por meio da plataforma de streaming. 

Diante dessa definição, certamente você, que trabalha com produção de conteúdo EAD, pensou: será que esta ferramenta pode ser útil para as aulas online ao vivo

E a resposta é SIM! 

Continue a leitura para entender, de forma detalhada, como usar OBS Studio para as suas vídeo aulas

Como usar OBS Studio? 

A seguir, você confere um passo a passo compacto e completo para descobrir, na prática, como usar OBS Studio. 

1. Baixe e instale o aplicativo

O primeiro passo para entender como usar OBS Studio é baixar o aplicativo. Ele está disponível gratuitamente na plataforma do Open Broadcaster Software

Ao entrar na página, basta selecionar seu sistema operacional e, em seguida, ativar o download.

Com o programa baixado, é hora de instalar! Não há mistério: basta seguir o passo a passo do instalador e aguardar a ativação do programa. 

2. Configure sua transmissão

Após instalar o programa, é hora de configurar a transmissão. Na aba “Stream”, é possível ativar e ajustar todos os detalhes da sua transmissão, tais como: 

  • Tipo de stream utilizado; 
  • Plataforma de streaming escolhida (YouTube, Facebook, Twitch etc); 
  • Configurações de servidor.

Antes de seguir em frente, veja, no vídeo abaixo, como usar OBS Studio para configurar uma transmissão de forma detalhada: 

3. Escolha um canal para transmitir 

Na etapa de configuração, você perceberá que é possível escolher diversas plataformas como serviço de stream. 

Caso a plataforma escolhida seja o Facebook, é preciso buscar, na plataforma, uma chave de acesso, disponibilizada na Central de Transmissão Online da rede. Para encontrar sua chave, basta clicar em “Criar stream ao vivo”. 

Com o código em mãos, basta copiá-lo na aba correspondente no menu de configurações do OBS Studio. 

Para transmitir no YouTube, o caminho é semelhante. Basta acessar a aba Stream do OBS e selecionar a plataforma em  “Servidor de Streaming Personalizado”. Em seguida, basta clicar no ícone no canto superior direito do YouTube, em “Transmitir ao vivo”.

Após criar a transmissão ao vivo, você verá, na nova tela aberta, o campo “Configurações da transmissão”. A URL e a chave de stream estarão disponíveis neste local. É preciso copiar ambos os códigos e colar nos espaços correspondentes no OBS. 

4. Personalize sua transmissão 

Além de configurar uma transmissão ao vivo, quem sabe como usar OBS Studio pode ir além na apresentação de conteúdos. Isso porque a plataforma possibilita o acréscimo de cenas e fontes (origem do conteúdo) durante a transmissão, além da personalização do material com logotipo. 

É interessante destacar que, embora seja bastante intuitivo, o OBS Studio oferece inúmeras configurações de cena, como efeitos de entrada, saída, de som, animações etc. Para explorar todas as opções disponíveis, pode ser necessário assistir a um tutorial ou buscar orientações em fóruns de discussão oficiais da ferramenta. 

Veja, no vídeo abaixo, como inserir cenas e fontes em sua transmissão via OBS Studio: 

Como iniciar a gravação no OBS Studio?

Se você está em busca do básico sobre como usar OBS Studio, talvez essa pergunta resuma todas as suas curiosidades. Afinal, como iniciar uma gravação no sistema? 

Nós te respondemos! 

Para iniciar uma gravação no OBS Studio, é preciso organizar todo o ambiente de apresentação. Isso inclui:

  • microfone ligado e bem posicionado;
  • fones de ouvido conectados; 
  • apresentação ou guia de aula aberta no computador. 

A seguir, basta acessar a aba Controle, clicar em “Iniciar gravação”, abrir a tela do conteúdo-guia e começar a ministrar a vídeo aula ou apresentação. 

Ao finalizar a apresentação, basta reabrir a aba do OBS Studio e clicar em “Parar gravação”. 

Quer uma dica? O arquivo da transmissão será gerado e salvo automaticamente na pasta selecionada em “Caminho de gravação”. Que tal personalizar o conteúdo com uma leve edição de vídeo antes de disponibilizar a seus alunos e espectadores? Assim, é possível cortar o início e fim do vídeo (onde a tela do OBS é exibida) e acrescentar transições e cortes estratégicos. 

Por que usar OBS Studio? 

Agora que você já sabe como usar OBS Studio, reunimos aqui algumas das principais vantagens da ferramenta para te ajudar a definir se esta é, realmente, a solução ideal para fazer a sua gravação de tela ou transmissão. 

  • é uma ferramenta gratuita;
  • recursos numerosos (incluindo recursos de personalização do vídeo);
  • conta com interface amigável;
  • transmite a imagem da câmera e a tela do computador simultaneamente.

Agora que você já sabe como usar OBS Studio em suas aulas online, temos algumas dicas especiais para otimizar a qualidade do material oferecido aos alunos! 

Veja nossa lista de leituras e prepare-se para profissionalizar a sua elaboração de conteúdo EAD! 

Como fazer um cenário para vídeos;

Dicas para melhorar a iluminação de um vídeo;

Como fazer um roteiro de vídeo aula

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy