controle financeiro para pequenas empresas

Controle financeiro de uma pequena empresa: como fazer? Dicas EAD

Você começou a dar aulas online agora, observou que o volume de inscritos em seu curso está bom, mas ainda não sente um resultado financeiro efetivo? Talvez esteja faltando uma boa gestão. Aprender como fazer o controle financeiro de uma pequena empresa é fundamental para a sua sobrevivência no mercado, lucratividade e para o sucesso do negócio.

Afinal, não importa o quanto a gente faça algum trabalho por amor, também queremos ser remunerados por ele, não é mesmo? 

Conseguir ter uma vida financeira confortável e realizar os nossos sonhos a partir de um negócio próprio é o desejo dos milhões de empreendedores brasileiros.

Se você se identifica com esse desejo, saiba que isso vai depender de alguns fatores, entre eles a sua capacidade de fazer a gestão financeira

Por isso, se você está começando ou se já tem seu negócio há algum tempo, mas sente que precisa melhorar o acompanhamento dos valores que entram e saem do caixa, chegou a hora!

Nesse artigo, listamos dicas práticas e fáceis para que você possa fazer o controle financeiro de uma pequena empresa seja de cursos online, varejo ou prestação de serviços. Confira!

Como fazer o controle financeiro de uma pequena empresa

A seguir organizamos sete etapas importantes para fazer o controle financeiro de uma pequena empresa:

  1. Separe a pessoa física da jurídica
  2. Registre todas as movimentações financeiras
  3. Crie metas
  4. Separe custos fixos e variáveis
  5. Implemente um gerenciador financeiro

Entenda como funciona cada uma, a seguir.

1. Separe a pessoa física da jurídica

Essa é a primeira coisa que você, como pequeno empreendedor, precisa fazer. Entretanto, muitos cometem o erro de manter a vida financeira da empresa atrelada à pessoal. 

Esse tipo de atitude te atrapalha a enxergar o quão bem sucedido é o seu negócio, afinal, as contas a pagar ficam todas misturadas, dificultando uma análise mais detalhada e clara sobre a movimentação do negócio. 

Além disso, sabemos que mesmo pequenas empresas possuem investimentos a serem realizados, como os feitos em divulgação ou na compra de equipamentos para melhorar a qualidade do trabalho. 

Se não há uma separação de patrimônio, essa capacidade de destinar verba para melhoria da organização pode ser atrapalhada. 

O ideal é que você tenha um salário e retire dos ganhos da empresa, mensalmente, esse valor, enviando ele para a sua conta bancária pessoal. 

Com esse montante, você faz o pagamento das suas contas, realiza atividades de lazer e faz o seu planejamento pessoal.

2. Registre todas as movimentações de entrada e saída

Essa etapa é básica para o controle financeiro de uma pequena empresa. Sem ela não há gestão possível de ser realizada. 

Anote todas as entradas e saídas de qualquer valor do caixa. Esse acompanhamento independe do valor que será registrado. 

Se você comprar uma almofada para tornar o cenário de uma gravação de vídeo mais aconchegante, é preciso atualizar seu gerenciador financeiro.

Esse acompanhamento de entradas e saídas é o que chamamos de fluxo de caixa

Conforme os valores vão entrando e saindo você observa se o caixa está positivo ou negativo, o quanto entrou e o quanto saiu.

Essa gestão é fundamental para um negócio ter sucesso e para você saber se está ganhando mais do que gastando.

3. Crie metas

Você que tem como negócio a criação e a venda de um curso a distância, sabe quantos alunos precisa captar por mês para alcançar a receita mensal desejada? 

Aliás, você sabe dizer, qual é a sua meta de faturamento?

Ter as respostas para essas perguntas vai te ajudar a fazer a projeção de vendas e identificar se está no caminho certo ou se precisa realizar investimentos mais eficazes para alcançar os seus objetivos. 

A conta é mais simples do que imagina. Vamos lá! Se o objetivo é faturar R$8.000 mensais e o seu curso custa R$500 será necessário captar 16 alunos todos os meses.

Quantas vendas você tem feito atualmente? Apenas 10? Então será preciso pensar em caminhos que vão te ajudar a alcançar a sua meta, não é mesmo? 

Sem esse tipo de gestão você não tem o controle do seu negócio e, como pequeno empreendedor, também perde a capacidade de direcionar a sua vida pessoal. Afinal, a sua renda depende da sua empresa (ou pelos menos deveria depender). 

4. Separe custos fixos e variáveis

Custos fixos são aqueles com os quais você tem que arcar todo mês e que não mudam de acordo com o volume de vendas feitas. Já os custos variáveis podem oscilar conforme as transações são realizadas. 

Exemplos de custos fixos:

  • internet;
  • aluguel;
  • campanhas de marketing;
  • plataforma de hospedagem e mais.

Exemplos de custos variáveis:

  • comissão para afiliados digitais; 
  • reembolsos por cancelamentos;
  • taxas de transações de venda por cartão de crédito;
  • aluguel de equipamentos, e mais.

O acompanhamento dos custos fixos e variáveis vai ajudar você a identificar onde é possível cortar gastos desnecessários e reinvesti-los em áreas estratégicas. 

5. Implemente um gerenciador financeiro

Um gerenciador financeiro é uma ferramenta que usa o suporte da tecnologia para tornar o seu trabalho mais fácil. 

Ao invés de criar planilhas e atualizar manualmente cada informação você passa a ter o apoio de uma ferramenta eficiente no controle do fluxo de caixa. 

Entre os benefícios principais está a economia de tempo que você poderá sentir em sua rotina. 

É bastante comum que pequenos empreendedores se sintam sobrecarregados, exercendo sozinho múltiplas funções do negócio. 

Dividir uma parte do trabalho de controle financeiro com um sistema de gestão vai permitir que você use essas horas que sobram para realizar outras atividades para as quais não anda tendo tempo, como:

Entre os recursos disponíveis em um sistema para controle financeiro de uma pequena empresa estão:

  • acompanhamento das entradas e saídas;
  • criação automática de relatórios de vendas e faturamento;
  • atualização e organização de gastos fixos e variados;
  • controle de caixa e mais.

Agora sim, você já sabe como fazer o controle financeiro de uma pequena empresa. Seguindo essas etapas você terá uma visão bem completa sobre o seu negócio e sobre quais decisões podem contribuir para seu crescimento. 

Sem isso, você fica perdido, sem saber responder se de fato seu projeto é lucrativo e rentável. 

A área financeira é vital para negócios de sucesso, por isso fique atento para seguir todas as nossas dicas. 

Este conteúdo foi escrito pelo Bling!, um sistema de gestão online que descomplica o seu negócio. Oferecemos um ERP que realiza a emissão de notas fiscais e boletos, além de realizar integrações com as principais plataformas de e-commerce e marketplaces.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy