employee experience

Confira o que é employee experience, sua importância para o negócio, dicas de estratégias e exemplos práticos

Sua empresa oferece uma boa experiência aos colaboradores? Por que os melhores talentos do mercado devem escolher trabalhar na sua empresa e não em qualquer outro lugar?

Para conseguir atrair e reter os melhores profissionais e ajudá-los a alcançar a alta performance no trabalho, é extremamente importante que você passe a olhar com mais atenção para o employee experience (EX).

Esse braço da gestão de pessoas tem como objetivo fortalecer o relacionamento entre a empresa e seus colaboradores, fazendo com que eles se sintam mais acolhidos e valorizados pela organização a qual eles prestam serviços.

Neste artigo, vamos explicar o que é employee experience, qual a importância de melhorar a experiência dos colaboradores e 5 dicas de EX para implementar na sua empresa.

Além disso, separamos aqui alguns bons exemplos de employee experience para você se inspirar em estratégias bem sucedidas de empresas de sucesso.

O que é employee experience?

Employee experience (EX) pode ser definido como a soma de todas as interações que os colaboradores têm com a empresa durante a sua jornada integrando o quadro de funcionários da organização.

É considerada como experiência do colaborador todas as vivências que ele acumula na empresa, desde o recrutamento até o seu desligamento.

As empresas que adotam estratégias voltadas ao employee experience o fazem pensando em garantir o bem-estar de seus colaboradores e melhorar o clima da organização.

Empresas com um sólido employee experience conseguem reter mais os seus funcionários, atrair os melhores talentos e se manterem competitivas no mercado.

Para ficar mais clara para você a definição de employee experience, selecionamos este vídeo da Afferolab para você, assista:

Leia também: Além do óbvio: 6 dicas para melhorar a gestão de pessoas

Por que é importante se atentar ao employee experience?

Como bem acabamos de apontar, a experiência do empregado pode melhorar a atração e retenção de talentos na empresa.

Isso porque, quando os colaboradores se sentem valorizados e satisfeitos com o local em que trabalham, eles tendem a preferir permanecer nessa empresa.

E os profissionais que trabalham contentes com a empresa, com o ambiente laboral e com as condições que ela proporciona acabam se tornando mais produtivos.

Empresas que se dedicam ao employee experience conseguem obter um aumento na produtividade e no desempenho geral.

As relações interpessoais melhoram de forma significativa, reduzindo conflitos internos que podem prejudicar a harmonia e o clima organizacional.

Leia mais: 7 dicas para gestão de pessoas: como construir equipes de trabalho produtivas e engajadas

5 estratégias de employee experience para usar na sua empresa

Depois de entender o que é employee experience e sua importância para o negócio, é hora de conferir algumas estratégias de EX que você pode colocar em prática na sua empresa.

1 – Faça um mapeamento da jornada dos funcionários

Mapear a jornada dos funcionários é importante para entender todas as etapas que ele atravessa durante o período de relacionamento com a empresa.

A partir desse mapeamento, é possível definir com mais precisão quais são os pontos mais críticos da experiência que merecem maior atenção.

2 – Ofereça oportunidades para o desenvolvimento dos colaboradores

A experiência dos colaboradores também passa pela possibilidade de crescer dentro da empresa. Portanto, procure oferecer oportunidades desse tipo para os seus funcionários.

Crie um plano de carreira e dê as ferramentas necessárias para que eles consigam alcançar seus objetivos profissionais e pessoais.

3 – Implemente a cultura do feedback

O feedback é uma ferramenta muito valiosa para o employee experience. Procure realizar reuniões frequentes com os colaboradores para ajustar expectativas, reconhecer o bom trabalho e apontar falhas e fragilidades que podem ser corrigidas.

Enquanto gestor, mostre-se também aberto para receber sugestões dos próprios colaboradores. Isso faz com que eles se sintam importantes para a empresa.

4 – Disponibilize as ferramentas de trabalho ideais

Um fator que não contribui para a experiência dos colaboradores é a ausência de ferramentas de trabalho ideais para o exercício de suas funções.

Invista em aparatos modernos capazes de otimizar a rotina de trabalho dos funcionários.

5 – Seja adepto da meritocracia

Os colaboradores precisam perceber que seus esforços são reconhecidos pela empresa. Por meio da meritocracia, ofereça recompensas aos seus funcionários sempre que eles conseguirem cumprir um desafio ou alcançar determinadas metas.

3 exemplos de employee experience na prática

Para você se inspirar, confira abaixo alguns bons exemplos de employee experience na prática:

1 – Quinto Andar 

Na startup Quinto Andar, existe uma comissão com foco na inclusão e diversidade que reflete os valores de igualdade e pluralidade da empresa.

Os benefícios dos colaboradores foram atualizados durante a pandemia. Além disso, a empresa arcou com todos os custos para que seus funcionários pudessem montar um home-office.

2 – Nubank 

No Nubank, os funcionários têm acesso ao NuCare, que é um serviço que oferece assistência psicológica, jurídica e financeira gratuitamente.

3 – AirBnb

A startup AirBnb busca fazer com que seus colaboradores se sintam acolhidos no trabalho.

A empresa oferece alimentação e diversifica o cardápio com culinárias típicas de diferentes locais do mundo.

O espaço de trabalho é flexível, sem mesas e cadeiras fixas. Os funcionários recebem créditos para poder viajar e vivenciar novas experiências.

Bom, se você quer atrair e reter os melhores talentos na sua empresa, dedique-se ao employee experience.

Ofereça oportunidades de crescimento, valorize seus colaboradores e dê mais autonomia para eles.

Veja também: Como inovar na Gestão de Pessoas? 3 passos + 3 dicas infalíveis

Universidade corporativa para colaboradores

Uma forma de fazer a experiência de seus colaboradores cada vez melhor, é por meio de treinamentos.

Capacitar seus funcionários, além de ajudá-los a entregar mais resultados, mostra que você se importa com eles e estes os auxiliando a crescer na carreira.

Para isso, é fundamental contar com uma boa plataforma de EAD.

Algumas das funcionalidades mais importantes que ela deve conter são gravação de aulas ao vivo, chat, emissão de certificados, exercícios e provas online, gestão de alunos e que seja fácil de usar e personalizar.

A EAD Plataforma pode oferecer tudo isso para você, veja mais detalhes neste vídeo:

Faça um teste grátis agora mesmo!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy