dicas-gestao-pessoas

7 dicas para gestão de pessoas: como construir equipes de trabalho produtivas e engajadas

Mais do que liderar com empatia, empresas que desejam construir equipes sólidas e duradouras precisam conhecer boas dicas de gestão de pessoas. Este é o caminho para um ambiente de trabalho colaborativo e orientado para resultados. 

Atualmente, é muito comum encontrarmos empresas com defasagens entre as expectativas dos colaboradores e a performance de seus líderes. Esta pesquisa, realizada pela The Predictive Index, mostrou algumas das principais frustrações dos colaboradores com relação à gestão de pessoas feita na empresa: 

  • 30% dos colaboradores acreditam que os líderes não sabem formar equipes;
  • quase 18% sentem falta da rotina de feedbacks;
  • 10,65% sentem que o líder não sabe delegar tarefas;
  • 14,6% entendem que a liderança não tem habilidades de gestão de tempo.

Como contornar estes obstáculos? Continue a leitura e encontre 7 dicas para gestão de pessoas que podem ajudar a sua empresa a performar melhor.

7 dicas para gestão de pessoas

  1. Faça um trabalho orientado por metas
  2. Ouça e fale de forma aberta
  3. Crie uma política interna de reconhecimentos e benefícios
  4. Lidere pelo exemplo
  5. Valorize a diversidade na equipe
  6. Use ferramentas de gestão de processos e produtividade
  7. Aposte em treinamento e desenvolvimento

Boa leitura! 

O que é gestão de pessoas? 

Gestão de pessoas é o nome dado ao conjunto de práticas relacionadas à gestão de recursos humanos voltada para a otimização do desempenho dos times e de seu bem-estar na empresa. 

O processo de gerenciamento de pessoas começa no recrutamento e seleção, mas permeia todo o período de permanência do colaborador na empresa. Fazem parte da política de gestão de pessoas: 

Desafios da gestão de pessoas

Antes de te entregar nossa rica seleção de dicas para gestão de pessoas, que tal nos situarmos sobre os principais desafios a superar? 

Na introdução deste artigo, mostramos algumas das maiores frustrações dos colaboradores acerca dos posicionamentos de seus gestores. Como consequência, estas frustrações se convertem em desafios que precisam ser cuidadosamente trabalhados pela gestão de pessoas. 

Neste caso, o objetivo maior é assegurar que, mesmo diante de adversidades, o time se mantenha engajado e conectado com os propósitos do negócio. 

Veja a seguir uma lista de potenciais desafios. Mas não se deixe desanimar! Em seguida, você lê nossas dicas para gestão de pessoas focadas na solução de cada um deles.  

  1. Baixa produtividade;
  2. Falta de comunicação entre os times e seus líderes;
  3. Pouco trabalho em equipe;
  4. Estafa mental do time; 
  5. Estrutura de trabalho inadequada; 
  6. Equipe desmotivada; 
  7. Ceticismo quanto aos propósitos do negócio;
  8. Pouca aderência à cultura da empresa

7 Dicas para gestão de pessoas: ferramentas, técnicas e estratégias para um ambiente de trabalho produtivo e engajado 

Chegou a hora das dicas para gestão de pessoas! Reunimos os principais desafios enfrentados por lideranças e profissionais de RH nas empresas (como os que citamos acima) e desenhamos alguns caminhos para contornar adversidades e construir um ambiente de trabalho saudável e focado no bem-estar de todo o time. Confira! 

1. Faça um trabalho orientado por metas

Nossa primeira dica para gestão de pessoas é: oriente o trabalho do RH e das equipes por metas. Este é o caminho mais assertivo para criar times autônomos e confiantes sobre seu percurso na empresa. 

Com a definição de metas (mensais, semestrais, de curto, médio ou longo prazo), as lideranças possibilitam que seus liderados trabalhem de maneira autônoma. Afinal, todos eles sabem aonde precisam chegar e em quanto tempo. A partir daí, cabe a cada um deles desenvolver as melhores metodologias para cumprir os objetivos. 

Quer uma dica super efetiva para criar metas? Utilize a metodologia SMART. Ela auxilia na criação de objetivos específicos (S), mensuráveis (M), alcançáveis (A), realistas (R ) e baseados em prazos (T). 

Veja, no vídeo abaixo, como criar suas metas SMART: 

2. Ouça e fale de forma aberta

A criação da cultura do Diálogo Aberto é uma das dicas para gestão de pessoas mais efetivas. 

Seja qual for o tamanho e o segmento da sua empresa, encontre caminhos para promover diálogos entre os times e seus líderes. Isso pode ser feito em forma de eventos e assembléias, reuniões periódicas entre grupos de colaboradores, rodadas de feedback e reuniões 1-1 e por aí vai. 

Dica extra: empresas de grande porte utilizam uma estratégia bastante interessante para quebrar barreiras entre os colaboradores e a alta liderança. São os chamados “Cafés com a direção”. Na ocasião, diretores ou altos líderes da empresa se reúnem com grupos de colaboradores para um café informal. 

Este é o momento de eliminar a hierarquia comum às empresas e estimular a criação de laços entre líderes e liderados. 

3. Crie uma política interna de reconhecimentos e benefícios

Um dos caminhos efetivos para a motivação nas empresas é o terceiro item da nossa lista de dicas para gestão de pessoas. Estamos falando sobre a criação de uma política interna que reconheça e premie boas práticas. 

E atenção! Não estamos falando exclusivamente de benefícios e prêmios financeiros. 

Aqui, vale tudo o que estiver ao alcance da empresa para mostrar ao colaborador que a organização reconhece a performance e se orgulha de ter o funcionário como parte da equipe. Vale folga, horário reduzido, bônus, vale-presente, homenagem nos canais de comunicação e muito mais! 

4. Lidere pelo exemplo

Ter líderes inspiradores é o sonho de todo colaborador de empresa. Por isso, esta é nossa 4ª dica para gestão de pessoas. Cabe ao setor de Recursos Humanos investir no treinamento e na capacitação destes líderes para que abandonem comportamentos ultrapassados (em suma, relacionados a uma hierarquia rígida e à falta de contato com o time) e tornem-se figuras acessíveis e capazes de transformar a realidade do time pela inspiração. 

Veja, no vídeo abaixo, como uma liderança inspiradora pode ser uma ferramenta potente para a gestão de pessoas: 

5. Valorize a diversidade na equipe

É fato que empresas que investem em diversidade lucram até 33% mais. Porém, este não é o único benefício de investir em colaboradores com diferentes perfis e bagagens. 78% dos colaboradores de empresas acreditam que empresas diversificadas têm uma vantagem competitiva sobre a concorrência. 

Isso porque práticas em favor da diversidade mostram que a empresa trabalha para promover a inclusão e valoriza diferentes formações e jornadas. Por isso mesmo, dizemos que ter um ambiente de trabalho inclusivo e diverso também é uma das dicas para gestão de pessoas. 

6. Use ferramentas de gestão de processos e produtividade

Rotinas fluidas, equipes autônomas, produtividade a mil. Este é o sonho de todos os líderes e gestores de pessoas. Mas como alcançar estes resultados? Um caminho efetivo é a incorporação de ferramentas de gestão de processos e produtividade à rotina. 

Alguns exemplos são:

7. Aposte em treinamento e desenvolvimento

Por fim, o último item da nossa lista de dicas para gestão de pessoas diz respeito à rotina de treinamento empresarial. Esta é uma forma de manter o alinhamento entre equipes e o planejamento estratégico da empresa, além de possibilitar a educação continuada na empresa. 

Os treinamentos podem ser realizados por meio de um programa maior, como a universidade corporativa. Além disso, podem ser realizados na modalidade EAD: mais econômica, autônoma, fluida e escalável. 

Se você gostou das nossas dicas para gestão de pessoas e deseja dar o primeiro passo rumo a um ambiente de trabalho mais produtivo e engajado, conheça a EAD Plataforma: aliada do seu treinamento empresarial. 

Nossa plataforma é completa para tutores, gestores e alunos, e oferece todas as ferramentas necessárias para uma gestão efetiva do aprendizado. Conheça as funcionalidades da EAD Plataforma fazendo um teste gratuito na ferramenta por 7 dias! Basta preencher o formulário e começar a usar!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy