vantagens da universidade corporativa

Top 6 vantagens da universidade corporativa para um negócio

Conhecer as vantagens da universidade corporativa deve estar entre as prioridades de todo gestor que deseja ter funcionários mais produtivos e gerar mais receita. 

De acordo com levantamento feito pela Association for Talent Development (ATD), empresas que investem na educação e no desenvolvimento de seus colaboradores apresentam um rendimento 200% maior do que as demais. Além disso, desfrutam de uma margem de lucro 24% mais elevada. 

Muitas dessas companhias apostam na universidade corporativa para desenvolver e educar seus funcionários e parceiros, que nada mais é do que um ambiente (físico ou virtual) vinculado à empresa (ou atrelado a uma instituição pública) e que apresenta cursos de aperfeiçoamento.  Sua meta é tornar a cultura da evolução contínua parte do DNA da organização. 

Gigantes como McDonald’s e Ambev já apostaram nessa estratégia, como você pode observar no vídeo abaixo. 

Porém, ela também já vem sendo abraçada por negócios de menor porte que, na maioria das vezes, contam com uma plataforma online para aplicá-la. 

Para conhecer as vantagens da universidade corporativa para sua organização, basta seguir com sua leitura. 

Afinal, quais são as vantagens da universidade corporativa?

As vantagens da universidade corporativa são inúmeras. Dentre as principais, podemos destacar: 

Melhora o processo de onboarding 

Em muitos momentos, a adaptabilidade de um novo funcionário é um processo que demanda tempo e paciência. Afinal, não é de uma hora para outra que um colaborador assimila a cultura da empresa, compreende sua proposta de valor e, desse modo, adquire todo o conhecimento necessário para fazer parte dela. 

A universidade corporativa pode otimizar esse processo, uma vez que todos os conceitos e valores da empresa são transmitidos de modo mais fluido, natural e claro. Em outras palavras, alinha expectativas e determina responsabilidades de forma mais direta e sem ruídos. 

Potencializa a assimilação do conhecimento

Uma das grandes vantagens da universidade corporativa é a personalização do conteúdo. Essa estratégia beneficia tanto a empresa como o colaborador. Isso porque um material customizado é muito mais focado e condiz com a realidade do negócio. Desse modo, evita abordagens distantes da missão e da cultura da companhia. 

Ela é interessante também para o funcionário pois potencializa a absorção do conteúdo adequado, tornando-o mais integrado e familiarizado com a empresa de forma mais ágil e dinâmica. 

Leia também:

Dá um boost na produtividade

Ao sentir que a empresa aposta tanto no desenvolvimento de seus colaboradores a ponto de contar com um ambiente específico, o funcionário se sente mais valorizado. Esse sentimento tem uma relação direta com um dos aspectos mais fundamentais da rotina de trabalho: a motivação. 

Funcionários mais motivados se sentem estimulados não só a executarem suas funções com mais empenho, como a tratar clientes de modo mais empático. 

“Uma única pessoa não faz coisas incríveis no mundo dos negócios. Uma equipe sim.” – Steve Jobs

Cabe no bolso 

Por falta de conhecimento, alguns gestores torcem o nariz para implantar uma universidade corporativa por acreditarem que ela exija alto investimento. Isso é um mito, visto que se o processo for bem organizado e planejado, isto é, incluir os responsáveis por cada curso, o orçamento e a plataforma, ele pode até enxugar as despesas. 

Basta pensarmos que não haverá gastos com deslocamentos e que treinamentos terceirizados, por exemplo, podem ter custos bem mais elevados. Sem falar que por oferecer conteúdo mais focado, gastos com materiais ou estratégias extras que não agreguem valor à empresa também podem ser bastante diminuídos. 

Incrementa o faturamento 

Com colaboradores mais capacitados e motivados, a qualidade na prestação de serviços também melhora. Logo, a tendência é de que seus clientes se sintam muito melhor atendidos. 

Considerando que depois do preço o aspecto mais importante para gerar fidelidade de um consumidor é o atendimento, e que clientes leais tendem a comprar mais do que novos, é possível compreender como o faturamento e a qualidade de um bom atendimento estão conectados, não é mesmo?

Facilita a análise de desempenho

Ao concentrar conteúdo alinhado com a proposta da empresa, é possível cobrar melhor o desempenho dos colaboradores, visto que o treinamento é mais claro e funcional. 

Sem falar que ao adotar uma boa ferramenta que permita que você hospede sua universidade corporativa, você consegue ter controle total sobre o número de acessos, aplicar provas, analisar o conhecimento e saber que colaborador solicitou certificado. 

Resumindo, as principais vantagens da universidade corporativa são:

  • melhora o processo de onboarding;
  • potencializa a assimilação de conhecimento;
  • dá um boost na produtividade;
  • cabe no bolso;
  • incrementa o faturamento;
  • facilita a análise de desempenho.

Para tornar o seu processo mais simples, investir em uma plataforma confiável e conhecida no mercado é uma estratégia complementar e inteligente. 

Esse é o caso da EAD Plataforma, que além de apresentar excelente custo-benefício, permite que você cadastre os funcionários em grupos por setor, verifique os certificados emitidos, analise o desempenho por meio de relatórios, configure períodos de acesso, controle permissões, e muito mais!

Fundada em 2014, a EAD Plataforma já conta com mais de 600 clientes no Brasil e em outros países. Idealizada para o empreendedor brasileiro, essa plataforma é muito fácil de usar e fornece todos os recursos necessários para que você se foque apenas em criar o seu conteúdo de treinamento e capacitação. 

Ficou interessado, mas ainda não tem certeza? Então, teste a plataforma, sem compromisso, por sete dias!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy