o-que-e-curso-in-company

O que é curso in company? Conheça a alternativa e capacite equipes corporativas

Curso in company é o nome dado aos treinamentos e formações desenhados especialmente para serem realizados na empresa. Diferentemente de cursos convencionais, estes levam em consideração o volume de alunos, o tempo disponível para o treinamento e as habilidades que precisam ser desenvolvidas. 

Para muitas empresas do Brasil, saber o que é curso in company possibilitou explorar novas formas de treinar e desenvolver funcionários.

De acordo com o Panorama do Treinamento no Brasil de 2019, 29% dos treinamentos corporativos já são realizados de forma digital. Em contrapartida, 71% deles seguem o tradicional modelo in company, e são conduzidos presencialmente

Se você quer entender com detalhes o que é curso in company e como a modalidade vêm se adaptando à expansão da tecnologia na educação, continue a leitura! 

O que é curso in company?

Curso in company é um formato de educação corporativa. O nome é dado a treinamentos empresariais e formações desenvolvidos exclusivamente para o público interno de uma organização. 

A principal diferença entre um curso in company e um curso convencional de hard ou soft skills é o fato de que o primeiro é desenvolvido com o objetivo de atender às necessidades de cada empresa de forma individualizada. 

Na prática, isso significa que o curso in company: 

  • é realizado após um estudo de cenário; 
  • apóia sua estratégia de aprendizado nas necessidades do público-alvo interno; 
  • oferece os recursos e os tipos de conteúdos digitais mais adequados aos hábitos e à disponibilidade dos alunos de cada empresa. 

Como funcionam os cursos in company?

Os cursos in company podem funcionar de diferentes maneiras. 

Originalmente, a proposta deste tipo de formação era semelhante à dos treinamentos convencionais. Um especialista (interno ou externo) seria o responsável por conduzir o conteúdo. Além disso, ele também apresentaria ideias e práticas a um grupo de alunos (colaboradores da empresa). 

Com a evolução tecnológica, os cursos in company ganharam uma nova roupagem. Agora, é possível aplicar formações específicas para públicos corporativos de forma online. A principal ferramenta, neste caso, é a plataforma e-learning, que pode ser desenvolvida exclusivamente para cada empresa ou terceirizada. 

Por meio da plataforma de ensino, os colaboradores têm acesso ao conteúdo de forma exclusiva, podendo, inclusive, participar de provas e avaliações que atestem o nível de aproveitamento após a conclusão do treinamento. 

Dessa forma, ao entender o que é curso in company, é preciso analisar, também, qual modelo de treinamento se enquadra melhor nas necessidades levantadas pelo RH na etapa de análise do cenário. 

Vantagens do treinamento in company? 

Saber o que é curso in company e como ele pode ajudar a desenvolver competências internas de forma personalizada é uma grande vantagem competitiva para os negócios. Mas não é só isso! Apostar em treinamentos direcionados ao público interno da empresa também traz outras contribuições, como as que citaremos a seguir. 

Mais motivação 

Colaboradores estimulados sentem-se mais motivados a trabalhar melhor. Por isso, apostar no treinamento in company pode ser útil para desenvolver o senso de desafio na equipe e demonstrar confiança da empresa no potencial da equipe. 

Produtividade a mil

Outro ganho de apostar na motivação dos colaboradores é seu impacto direto na produtividade e, consequentemente, nos resultados. De acordo com a revista Varejo Brasil, colaboradores motivados tendem a ser até 50% mais produtivos em suas rotinas. 

Entende como o impacto do curso in company pode ser estender para além do cumprimento de protocolos internos? 

E ainda vamos além! 

Mais competitividade para o negócio

Colaboradores de alta performance tornam o negócio mais competitivo no mercado. 

Na verdade, o aumento da competitividade do negócio é a consequência direta de um trabalho direcionado à motivação e à produtividade. 

Acompanhe o nosso raciocínio: 

Uma empresa oferece oportunidades internas e personalizadas de treinamento 

v

Os colaboradores aprendem mais e se sentem estimulados e desafiados a produzirem mais

v

A empresa sofre um boom de produtividade e entregas

Os resultados superam expectativas e colocam a empresa em destaque no mercado!

Redução dos índices de turnover 

Nem precisamos falar que o desenvolvimento de colaboradores, o aumento na motivação e o boost na produtividade impactam diretamente nos resultados do RH também, não é mesmo? 

Ter colaboradores engajados e motivados é a receita de sucesso para empresas que buscam reduzir seus índices de turnover — ou o número de colaboradores que deixam suas posições na empresa. 

Como implementar um curso in company? 

Agora sim, você já sabe o que é curso in company e tudo o que ele pode fazer pelo seu negócio. Se está em dúvida sobre como começar, nós temos algumas dicas. 

1. Faça um bom estudo de cenário e entenda a necessidade da empresa

Antes de pensar em implantar um curso in company na organização, é preciso entender o cenário da empresa. Por isso, nossa sugestão é montar uma equipe multidisciplinar (um representante da alta liderança, outro do RH e dos principais setores envolvidos) para avaliar as demandas da empresa. 

Nesta etapa, é preciso determinar:

  • quais habilidades precisam ser desenvolvidas;
  • melhor formato educacional (presencial, ensino híbrido, EAD); 
  • qual o público-alvo de cada formação; 
  • a disponibilidade de tempo de cada grupo;
  • os objetivos buscados a médio e longo prazo — e como eles serão mensurados;
  • qual o aporte financeiro destinado a esse projeto.

2. Procure bons parceiros

Com a primeira fase concluída, é hora de começar a colocar o curso em prática. 

Para isso, a empresa precisa buscar parceiros qualificados para cada etapa do projeto. Algumas delas são: 

  • desenvolvimento de conteúdo;
  • criação da plataforma EAD e configuração do LMS (Learning Management System – Sistema de Gestão de Aprendizagem), no caso de cursos online; 
  • estruturação do planejamento de aula EAD ou dos encontros presenciais; 
  • aplicação do conteúdo (no papel de formador ou de tutor EAD). 

3. Trabalhe com conteúdos relevantes 

Por fim, é hora de tirar o curso do papel.

Ao chegar nesta etapa, é certo que sua organização já disporá de tudo o que precisa para criar uma formação individualizada e perfeita para as necessidades dos colaboradores. 

Mas ainda há um pulo do gato! 

Lembre-se de criar conteúdos únicos e verdadeiramente transformadores

Em um mundo digitalizado como o nosso, já não há mais espaço para apresentações extensas e maçantes. 

Por isso, ao investir na modalidade EAD, explore formatos alternativos de conteúdo (como o microlearning e o mobile learning), diversifique as abordagens e disponibilize o material em uma plataforma. Dessa maneira, é possível criar rotinas de aprendizado mais flexíveis e adaptadas à rotina de cada colaborador. 

Se você se convenceu de que o curso In Company é o que sua empresa precisa, conte com a EAD Plataforma para dar o próximo passo! 

Nossa plataforma EAD é intuitiva e completa, e oferece todas as ferramentas necessárias para uma gestão do conhecimento efetiva. Quer conhecer as funcionalidades do nosso sistema? Então preencha o formulário e desfrute gratuitamente da EAD Plataforma por 7 dias!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy