o que é treinamento e desenvolvimento

O que é treinamento e desenvolvimento: conceitos + diferenças + vantagens

Entender o que é treinamento e desenvolvimento é fundamental para todo líder que deseja ter funcionários mais engajados, produtivos e felizes. Apesar de esses dois conceitos configurarem partes predominantes dentro da cultura organizacional de uma empresa e de muitos gestores enxergarem importância neles, na prática, eles não são priorizados como deveriam. 

Foi o que mostrou pesquisa global conduzida pela Deloitte. Segundo o estudo realizado com quase 4000 executivos, 74% dos gestores acreditam que o desenvolvimento de habilidades e capacidades do colaborador é importante para a estratégia da companhia. 

Porém, apenas 34% dos funcionários se dizem satisfeitos com o investimento da companhia neles; e quase metade estaria disposto a deixar o seu cargo caso fossem oferecidas vantagens em suas demissões.

Essa falta de investimento reflete a falta de visão de algumas companhias, mas se deve, principalmente, à realidade financeira. Isso porque boa parte delas prefere investir em produtos/serviços e, outras tantas estão tentando cortar ao máximo suas despesas.

É possível compreender estas decisões, visto que o empreendedorismo traz grandes desafios, ainda mais se considerarmos o contexto mais recente. 

Segundo levantamento realizado pelo Sebrae em 2020, cerca de 30% das pequenas empresas no Brasil tiveram que mudar o funcionamento para conseguirem se manter no mercado. 

Nesse contexto, surge um paradoxo se, por um lado, a realidade exige pé no chão e enxugar gastos; por outro, é preciso analisar o que as empresas podem perder ao não investirem em seu capital intelectual humano. 

A situação, apesar de adversa, tem solução.

 Em primeiro lugar, é preciso entender que é possível investir em funcionários sem causar um rombo no orçamento. Em segundo, é fundamental analisar as vantagens e o crescimento a médio e longo prazo que as empresas podem ter ao direcionarem seus recursos, de forma planejada, para seus funcionários. 

Para conhecer esses benefícios e entender o que é treinamento e desenvolvimento, basta ler este post até o fim!

Afinal, o que é treinamento e desenvolvimento?

Treinamento e desenvolvimento são conceitos que se referem a uma série de processos e métodos e que têm como meta contribuir para o aperfeiçoamento de seus funcionários. Para tanto, a companhia, mais precisamente o RH, determina e direciona diferentes ações para promover as habilidades de seus colaboradores. 

Essas duas práticas geralmente são aplicadas por empresas que estão em franca expansão ou então quando observam que para oferecer produtos e serviços de qualidade, é crucial estimular seus funcionários por meio de um artigo muito importante: o conhecimento. 

Nesse quadro, enquanto algumas preferem direcionar seus esforços em processos de recrutamento e aquisição de novos talentos, outras optam por se focar em aperfeiçoar o seu pessoal utilizando a educação. 

Apesar de esses dois termos serem parecidos, eles trazem algumas diferenças importantes. Conhecê-las é essencial para entender, de fato, o que é treinamento e desenvolvimento.

O vídeo, a seguir, conta com uma explicação complementar sobre o assunto. Para assisti-lo, não se esqueça de colocar legendas em português. 

O que é treinamento e desenvolvimento: significados e diferenças 

Treinamento 

O treinamento tem como foco o presente e traz um prazo determinado e um objetivo pontual. Por exemplo, a empresa adquiriu um novo software e os funcionários precisam aprender a utilizá-lo. Daí cabe um treinamento sobre o assunto. 

Desenvolvimento  

Já o desenvolvimento é um processo de longo prazo, que deve seguir etapas e que, em alguns momentos, é mais abstrato do que o treinamento. 

Por exemplo, uma palestra motivacional ou uma série de conversas de mentoria não trazem objetivos tão pontuais como aprender a usar um software, mas ampliam a visão do funcionário sobre outros temas fundamentais para seu desenvolvimento pessoal e profissional. 

De forma simples, os dois conceitos visam gerar mais conhecimento para os funcionários. Contudo, um é mais pontual e urgente, e outro é mais subjetivo e seu processo geralmente não segue um prazo. 

Leia também: 

Quais as vantagens do treinamento e do desenvolvimento?

Alguns dos benefícios do treinamento e do desenvolvimento são:

  • maior probabilidade de reter de talentos;
  • funcionários mais engajados e felizes e, assim, mais dispostos a “vestir a camisa” da companhia e propagar seus valores; 
  • potencialização da produtividade;
  • diminuição da rotatividade;
  • melhora da reputação da companhia no mercado;
  • ambiente de trabalho mais interativo;
  • desenvolvimento de produtos e serviços de maior qualidade e alinhados à cultura e às necessidades da empresa e de seu nicho.  

Esperamos que, com nossa explicação, você entendido o que é treinamento e desenvolvimento. Caso tenha gostado desse conteúdo, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais. 

Lembra-se de que no começo do post, nós dissemos que uma empresa pode adotar essas práticas sem gastar muito? Pois isso é verdade!

Com a EAD Plataforma, você tem tudo o que precisa para treinar sua equipe, por meio de cursos de qualidade a distância. Com ela, você tem controle total das matrículas e consegue acompanhar o desenvolvimento de seus colaboradores. 

Apresentando um elevado índice de satisfação de clientes e um crescimento de mais de 300% em 2020, a EAD Plataforma, além de apresentar um preço bastante acessível, é fácil e prática de usar. Além disso, conta com uma equipe de profissionais gabaritados para dar o suporte que você merece e tirar todas suas dúvidas. 

Não é à toa que a empresa já conta com mais de 600 clientes! Para saber como essa ferramenta pode ajudá-lo, nada melhor do que fazer um teste, não é mesmo? Sendo assim, convidamos você a experimentar a plataforma agora, sem pagar nada por isso!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy