ferramentas para YouTube

Como impulsionar seus conteúdos e promover uma gestão estratégica do seu canal com 10 ferramentas para YouTube

Com aproximadamente 35 bilhões de acessos mensais e cerca de 2 bilhões de usuários ativos, o YouTube é o segundo site mais acessado no mundo inteiro, perdendo apenas para o Google (92,5 bilhões de visitantes por mês).

Nos últimos anos, o YouTube se tornou uma das plataformas favoritas de quem produz e consome conteúdos na internet.

E para quem é empreendedor digital, o YouTube é um excelente espaço para fazer marketing em vídeo, se posicionar como autoridade, atrair potenciais clientes e aumentar as vendas.

Falando especificamente sobre venda de cursos online e outros infoprodutos, o YouTube pode ser um grande aliado para criar uma audiência qualificada e interessada em se aprofundar nos assuntos abordados nos seus vídeos.

Nesse sentido, existem várias ferramentas para YouTubers capazes de te ajudar a profissionalizar o seu canal e fazer com que seus conteúdos cheguem a mais pessoas.

Continue a leitura para conferir uma lista que preparamos com as 10 melhores ferramentas para YouTube que vão fazer o seu canal bombar:

  1. YouTube Studio;
  2. Pixlr;
  3. Camtasia;
  4. 3Play Media;
  5. TubeBuddy;
  6. Woobox;
  7. Google Keyword Planner;
  8. Ubersuggest;
  9. Google Adsense;
  10. YouTube Analytics.

Leia também: Como vender cursos no YouTube sem gastar com anúncios pagos?

Pensando em criar conteúdo, se tornar um empreendedor digital e ganhar dinheiro com vídeos no YouTube? Este vídeo vai te mostrar quanto ganha um profissional nessa área:

Como impulsionar seu conteúdo com 10 ferramentas para YouTube?

As ferramentas para Youtubers auxiliam os produtores de conteúdo da plataforma em todas as etapas do processo de criação do vídeo, desde a definição do tema, passando pela implementação de técnicas de SEO até o compartilhamento, monetização e análise de desempenho do canal.

As ferramentas para YouTube que você confere a seguir darão uma cara mais profissional para o seu canal e vão te ajudar a impulsionar seus conteúdos.

1 – YouTube Studio

O YouTube Studio é um aplicativo desenvolvido pelo próprio YouTube e que permite acompanhar as principais estatísticas do canal, como número de visualizações e novas inscrições.

Além disso, pelo YouTube Studio você consegue também responder comentários e gerenciar outros detalhes pontuais. 

2 – Pixlr

As thumbnails são miniaturas que funcionam como a capa do seu vídeo. Logo, elas precisam chamar a atenção dos usuários para que eles cliquem no seu vídeo.

Com o Pixlr, você consegue criar facilmente thumbnails mais atraentes e, assim, aumentar as visualizações do seu canal.

Não sabe o que são thumbnails? Descubra assistindo a este vídeo:

3 – Camtasia

O Camtasia é uma das ferramentas para YouTubers mais utilizadas por quem produz vídeos de tutorial. Isso porque o Camtasia permite gravar a tela do computador e fazer edições que facilitem a compreensão do público sobre o assunto que está sendo abordado.

4 – 3Play Media

O 3Play Media permite criar legendas para os seus vídeos em diferentes idiomas. Esse ferramenta é muito importante também do ponto de vista da acessibilidade, pois torna possível que pessoas com deficiência auditiva também possam consumir seus conteúdos.

5 – TubeBuddy

O TubeBuddy é uma extensão gratuita do navegador Chrome que te dá sugestões sobre quais detalhes você pode ajustar no seu vídeo para que ele tenha um melhor desempenho na plataforma, como título, descrição, tags e thumbnails.

Além disso, com o TubeBuddy é possível também agendar uploads dos seus vídeos.

6 – Woobox

Para fazer seu canal no YouTube bombar, você precisa saber integrá-lo a outras plataformas, como o Facebook.

A ferramenta Woobox te ajuda a fazer essa integração, o que possibilita aumentar a sua audiência.

7 – Google Keyword Planner

O Google Keyword Planner é uma das ferramentas de SEO para YouTube mais utilizadas pelos produtores de conteúdo da plataforma.

Essa ferramenta auxilia na definição de palavras-chave que vão fazer com que seus vídeos apareçam mais bem posicionados nas buscas por assuntos relacionados ao seu canal.

8 – Ubersuggest

Está com dificuldade para definir os temas dos seus vídeos? Se sim, utilize a ferramenta Ubersuggest para saber quais são os assuntos que a sua audiência está mais interessada em saber no momento.

O Ubersuggest te mostra quais palavras-chave o seu nicho mais tem pesquisado. E isso pode te ajudar a definir um direcionamento para os seus conteúdos.

9 – Google Adsense

Uma das possibilidades de monetização do seu canal no YouTube é o Google Adsense.

Basicamente, essa ferramenta vai direcionar anúncios para os seus vídeos. Mas você só recebe se a sua audiência assistir os anúncios até o final, sem pular.

10 – YouTube Analytics

Também entre as principais ferramentas para YouTube, o YouTube Analytics te mostra os resultados de variadas métricas do seu canal.

Ele te dá acesso a relatórios completos e detalhados sobre o desempenho dos seus vídeos, o perfil da sua audiência, gráficos de engajamento e retenção e muito mais.

Com o YouTube Analytics como aliado, você consegue trabalhar no seu canal de forma mais estratégica.

DICA EXTRA: Socialblade

O Socialblade é útil para quem quer analisar suas métricas em mídias sociais, como Facebook, Instagram e também o YouTube.

saiba tudo sobre essa ferramenta assistindo a este vídeo:

E então, o que você achou das nossas 10 dicas de ferramentas para YouTube? Quais delas você já conhece e utiliza no seu canal?

Faça uso dessas ferramentas e promova uma gestão mais qualificada e estratégica dos seus conteúdos em vídeo.

Saiba mais: 6 passos pra lá de importantes para escrever uma copy para YouTube

Vai usar o YouTube para divulgar seus cursos online? Então temos uma dica extra para você:

Use uma plataforma EAD para criar e divulgar seu conteúdo online

A EAD Plataforma é fácil de usar, sem deixar de contar com uma série de funcionalidades fantásticas, como:

  • Cursos e alunos ilimitados;
  • Fácil personalização;
  • Aulas ao vivo com chat;
  • Módulo de gestão de alunos;
  • Emissão de certificados;
  • Provas online.

E muito mais!

É por isso que já conquistou mais de 600 clientes que disponibilizam cursos para mais de 3 milhões de alunos!

Cadastre-se agora mesmo e conheça ainda melhor tudo que ela pode fazer por você e seus cursos: EAD Plataforma

E se você quer aprender mesmo como criar e divulgar seus cursos para garantir um rendimento extra, baixe nosso e-book gratuito: Trilha do conhecimento – 10 passos para começar seu curso online 

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy