como vender cursos no youtube

Como vender cursos no YouTube sem gastar com anúncios pagos?

Que tal divulgar seu produto digital em uma plataforma que tem 105 milhões de usuários mensais só no Brasil? No post de hoje, você vai descobrir três táticas e três dicas infalíveis de como vender cursos no YouTube, sem a necessidade de investir em mídia paga.

Por sinal, você não precisa ser um youtuber ou influencer para apostar nessa estratégia. Contudo, é importante criar um infoproduto de qualidade e, claro, captar leads no processo. Aliás, isso faz toda a diferença para alavancar as vendas (sem gastar rios de dinheiro com anúncios).

Nesse sentido, vale a pena conhecer as iscas digitais que abordaremos no vídeo a seguir. As aulas gratuitas, por exemplo, são uma ótima pedida para saber como vender cursos no YouTube. Afinal, elas atraem a atenção dos prospects e preparam o terreno para fechar a matrícula em um segundo momento.

3 dicas de como vender cursos no YouTube sem gastar muito

Selecionamos três dicas para fazer uma pré-produção antes de saber como vender cursos no YouTube. E o melhor: isso tudo acontece sem a necessidade de investir muita grana em superproduções audiovisuais. 

Neste artigo, te mostraremos como isso pode ser mais fácil (e acessível) do que aparenta. Para tal, esse conteúdo será focado na transmissão ao vivo, que é uma das formas de emplacar as iscas digitais, a fim de viabilizar as suas vendas futuras.

E, se você nunca fez uma dessas lives, não se preocupe. Saiba que é possível começar com opções “caseiras” para quem quer dar o pontapé inicial na divulgação do trabalho. Depois, é só ir aprimorando as suas produções para vender cada vez mais.

1. Equipamentos

Se você ainda não tem uma câmera profissional, fique tranquilo e faça sua aula ao vivo mesmo assim. Inicialmente, fique à vontade para usar a câmera do seu celular. Porém, tente usar um tripé para evitar quedas e prejuízos, ok?

Para complementar, confira um vídeo que traz insights sobre outras opções de equipamentos que são acessíveis. Por exemplo: webcam, iluminação (ring light) e microfone de lapela.

2. Roteiro

O roteiro (ou a pauta) da sua aula online é um dos pontos principais que possibilitam a venda futura. Basicamente, é uma maneira de organizar o conteúdo em tópicos, para que você não se esqueça dos assuntos mais relevantes.

Para orientar esse roteiro, veja este vídeo prático que agiliza tanto as videoaulas, quanto os vlogs:

Para exemplificar, digamos que seu foco é vender cursos de música, como a formação em acordes de harmonia. Nesse caso, você teve a ideia de dar uma aula online (e gratuita) de imersão em harmonia em cinco passos. Diante disso, o roteiro pode ter os seguintes itens:

  • introdução sobre os arranjos no violão;
  • quais serão os cinco passos abordados;
  • primeiro passo: conhecendo a canção;
  • segundo passo: arranjos simplificados;
  • terceiro passo: arranjos intermediários;
  • quarto passo: arranjos avançados;
  • quinto passo: trabalhando em conjunto;
  • call-to-action para fazer o curso pago. 

3. Cenário

Sem dúvida, é essencial ter um cenário organizado e que seja condizente com o tema do curso. No fim das contas, a ambientação trará mais credibilidade àquela mensagem que você está transmitindo.

Por isso, preparamos um infográfico com dicas básicas de cenografia, seja para aulas ao vivo ou gravadas:

3 táticas de como vender cursos no YouTube com ótimo custo-benefício

Como já deu para perceber, você não precisa de uma produção hollywoodiana, não é mesmo? E, depois de se preparar para o show, chegou o momento de descobrir como vender cursos no YouTube, sem aqueles anúncios que interrompem os vídeos.

1. Aula online ao vivo

Lembra que falamos sobre as aulas gratuitas, que são uma das opções entre as iscas digitais? Pois bem, temos um post que explica como dar aula online ao vivo, para que você possa atrair a atenção para o seu curso pago.

Em outras palavras, é como se fosse uma amostra do que você tem a oferecer, mas sem nenhum compromisso. Para isso, desenvolva um conteúdo interessante e que sirva para agregar valor ao seu produto digital. 

Além de dar uma aula arrasadora, a dica de ouro é gerar leads, que são os alunos em potencial. Ou seja, você pode criar uma landing page e colocar o link na descrição da aula que ficará disponível no canal. Falaremos mais sobre isso no próximo item, ok?

2. Landing page

Se você quer saber como vender cursos no YouTube (sem anúncios pagos), o canal de venda será outro. Embora a divulgação continue na aula online (tanto na fala quanto na descrição abaixo do vídeo), a ideia é direcionar o prospect para uma landing page.

E é aí que entra a tal da página de captura de leads. Para facilitar, veja um tutorial prático sobre como criar uma landing page gratuitamente pelo Google Sites. Assim, você poderá pegar os contatos de futuros alunos, incluindo aqueles que assistiram a aula ao vivo.

3. Plataforma EAD

Agora, chegamos à cereja do bolo para quem quer descobrir como vender cursos no YouTube. Ao investir em uma plataforma de educação a distância (EAD), seu processo de venda será mais eficaz, já que você terá um e-commerce de cursos online

Aqui na EAD Plataforma, por exemplo, temos diversos recursos para te ajudar nessa empreitada, como:

  • loja virtual (com um carrinho de compras), que fica disponível 24h;
  • as matrículas são liberadas de forma automática, após o pagamento;
  • planos de assinatura no modo Netflix, desde os mensais até os anuais;
  • liberação de cupons de desconto para usar na estratégia de iscas digitais;
  • aulas ao vivo (com o chat integrado) para esclarecer dúvidas em tempo real;
  • opções customizadas de pagamento: parcelas, juros, data de vencimento etc.

Enfim, esperamos que você coloque em prática essas dicas e táticas de como vender cursos no YouTube. Falando nisso, aproveite para agendar uma demonstração personalizada da EAD Plataforma. Vamos conversar? 😉

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy