como captar lead

4 estratégias superúteis para entender como captar leads

Se você tem um negócio digital, já deve ter ouvido falar em marketing de conteúdo, conversão, landing page… E leads! Mas, afinal, onde e como captar leads?

É o que veremos na matéria de hoje!

Desde já, é bom saber que um lead é um interessado no que você oferece no ambiente online. E quanto mais pessoas estiverem a fim de conhecer o seu negócio, maiores são as chances de vender, né?

Pois saiba que, numa estratégia de marketing digital focada em captação e conversão de leads, essas 4 etapas são fundamentais:

  1. Preparar uma estrutura digital;
  2. Usar e abusar do marketing de conteúdo;
  3. Investir nas redes sociais e no Google;
  4. Apostar no marketing de afiliados.

Na sequência, falaremos em detalhes sobre cada uma delas. Vem com a gente? 

Boa leitura!

O que é lead?

Bom, como dissemos, o lead é uma pessoa interessada no seu produto ou serviço, mesmo que ela ainda não tenha definitivamente comprado de você. 

Esse lead geralmente chega até seu negócio quando se sente atraído por um conteúdo – que pode ser desde uma matéria de blog e uma videoaula até um ebook e um capítulo de podcast. São inúmeras possibilidades!

Como esse lead se torna qualificado?

O lead qualificado é aquele que está um passo à frente de um mero usuário curioso – isto é, ele tem grande potencial de se tornar cliente num futuro não tão distante assim.

Por exemplo, uma das etapas da qualificação de leads é o preenchimento de dados em um formulário. Ao se dispor a fazer isso, esse usuário já se “amarra” ao seu negócio – e praticamente pede por mais informações sobre isso.

É aí que você precisa agir para captar leads qualificados. Veja a seguir!

Como captar leads qualificados? 4 estratégias essenciais!

1. Prepare uma estrutura digital

Criar um site para o seu negócio é a base para entender como captar leads qualificados, já que é por meio dessa estrutura que os usuários entenderão o que você faz (e o que vende).

Ao ter um site, é possível disponibilizar seus produtos/serviços e informações sobre seu negócio – além, é claro, de oferecer materiais de conteúdo direcionados ao seu público (que, neste momento, são gratuitos).

Seu ambiente digital também precisa de uma landing page. Ela nada mais é que a “página de pouso” do site, onde os possíveis interessados se tornam leads de fato.

Afinal, é nessa landing page que os usuários preenchem dados para obter os conteúdos disponíveis. Como eles geralmente deixam o nome e o email, dá para criar uma lista com as infos desses leads.

Onde contratar essa estrutura digital?

Hoje há plataformas de hospedagem e gestão que oferecem essas duas soluções em uma só. Ou seja, você consegue ter um site só seu e, de quebra, disponibilizar formulários em uma landing page integrada – sem a necessidade de programação de softwares externos.

2. Use e abuse do marketing de conteúdo

Ser um produtor de conteúdo é uma ótima estratégia para chegar até seus futuros clientes – principalmente se você identificar a “dor” deles e criar um material que resolva a necessidade.

Essa estratégia de marketing é uma forma natural de criar autoridade para o seu negócio. Afinal, quando você fala sobre algo que domina, os usuários te veem como especialista – o que aumenta a confiança nos seus serviços.

Se o seu conteúdo é relevante a ponto de aparecer entre as primeiras opções do Google, é mais fácil que o usuário acesse o material. Assim, ele pode se interessar pelo que você oferece e, no fim, preencher os dados do formulário para continuar recebendo informações.

Como explorar o marketing de conteúdo?

Como falamos mais acima, há diversos conteúdos para fornecer como “isca” aos seus leads – e a maioria deles segue uma técnica de marketing digital chamada de SEO.

Ela consiste em usar palavras-chave buscadas pelos usuários – sendo uma boa ideia de como captar leads na internet. Vamos pegar dois exemplos para facilitar a explicação.

Nas matérias de blog, que podem ser publicadas em uma área do seu site, você consegue escrever o texto otimizado para SEO – isto é, usando as palavras-chave pesquisadas pelos seus futuros leads.

Nos vídeos do YouTube, essa ideia também funciona: ali é possível inserir palavras no título e na descrição do vídeo, ajudando no ranqueamento do seu conteúdo.

Aliás, a escrita direcionada para vendas é chamada de copy – e é muito importante para a captação de leads. Quer saber mais sobre esse assunto? Este vídeo está supercompleto e pode ajudar:

3. Invista nas redes sociais e no Google

Mais uma forma de captar leads na internet é manter perfis profissionais no Instagram, Facebook e YouTube (e, em alguns casos, no LinkedIn – se sua solução for B2B). 

Nessas redes sociais, você pode criar posts e vídeos que levam para o seu site (e para o formulário de captação de leads). Essas publicações são gratuitas, mas dá para patrociná-las e atingir mais gente.

Outra boa opção de captação de leads qualificados é o Google Ads. Lembra que falamos das primeiras posições no Google? Com esse mecanismo (que funciona como um “leilão”), você investe nas palavras-chave e pode fazer com que seu site/blog apareça no início das buscas.

Com mais pessoas acessando seu ambiente digital – e consumindo conteúdos de qualidade –, maiores são as possibilidades de elas se converterem em leads.

Quer saber mais sobre os investimentos digitais? Assista aqui:

4. Aposte no marketing de afiliados

O marketing de afiliados é uma estratégia que reúne parceiros na internet – que divulgam os links uns dos outros para sua base de clientes/seguidores.

A grande vantagem dessa ideia para captar leads qualificados é que os contatos já são “quentes” – e os afiliados ainda ganham comissões a cada conversão que se concretiza.

Em suma, isso pode aumentar os acessos no seu site (e ainda render uma boa grana extra para o seu negócio).

E depois da captação, o que fazer? Nutra seus leads!

Após captar leads qualificados, outro ponto fundamental no marketing digital entra em cena: a fase de nutrição.

Ela serve para educar os leads sobre seu produto ou serviço, preparando-os para a compra (mas sem “empurrar” de uma vez).

Vale a pena pensar em dicas, curiosidades e tutoriais sobre o seu segmento – e então enviar os materiais por email marketing (você já tem o endereço eletrônico dos leads, lembra?).

Depois de um bom tempo nutrindo seus leads, eles estarão mais bem preparados para consumir o seu produto ou serviço. Assim, é legal elaborar uma estratégia de vendas – com promoções, cupons de desconto e muito mais!

Leia também: Automação de Marketing: 5 recursos para vender cursos EAD

E aí, gostou de aprender como captar leads?

Então chegou o momento de dar o primeiro passo estratégico: preparar sua estrutura digital. Nesse assunto, a EAD Plataforma pode ser sua parceira de negócio!

A gente conta com uma ferramenta de hospedagem de vídeos e conteúdos, que já vem com uma landing page integrada – o que facilita (e muito) a gestão do seu marketing digital.

Capte mais leads, disponibilize seus conteúdos e venda produtos e serviços em um único lugar!

Quer conferir todas as funcionalidades da EAD Plataforma? Faça um teste gratuito por 7 dias a partir de agora!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy