como divulgar ebook

5 estratégias para aprender como divulgar ebook na internet

Se você já criou um livro digital com mais detalhes sobre seus cursos, uma pergunta pode surgir: e agora, como divulgar meu ebook na internet?

Saiba que existem diversas estratégias – e você pode usar seu material tanto como uma “isca” gratuita para atrair novos clientes ou mesmo como um infoproduto (faturando com as vendas do ebook).

E esse formato está muito em alta: uma pesquisa da Nielsen (em parceria com a Câmara Brasileira do Livro e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros) mostrou que, no ano passado, a venda de livros digitais saltou 83% em relação a 2019 – ultrapassando a marca de 8,4 milhões de unidades.

Portanto, o intuito desta matéria é mostrar 5 formas de vender seu ebook na internet. São elas:

  1. Por uma landing page;
  2. Pelo email;
  3. Pelo Instagram;
  4. Pelo Google;
  5. Pelo marketing de afiliados.

Pronto para conferir como divulgar seu ebook? Então, boa leitura!

5 formas práticas de como divulgar ebook

1. Por uma landing page

A landing page é uma página do seu site que disponibiliza um formulário para captação de dados. Ao preencher as informações (geralmente o nome e o email), o usuário pode ter acesso a diversas coisas – como uma promoção, um cupom de desconto ou mesmo um material rico (no caso, o seu ebook).

Assim, você divulga o material e ainda coleta dados de seus possíveis clientes – ou leads – e pode continuar enviando conteúdos comerciais e de relacionamento.

E como criar uma landing page?

Para facilitar todo o processo, você pode contratar uma plataforma EAD – que já configura no seu site os principais recursos de página de captura (outro nome para landing page).

Assim, é possível incentivar os cliques por meio de um banner na sua página inicial, com uma chamada do tipo “Baixe o ebook sobre determinado assunto”. A pessoa clica e, então, cai na landing page com o formulário para preenchimento.

Outra ideia é usar o recurso de pop-up – aquela imagem que “pula” na tela quando o usuário rola a página até certo ponto, ou mesmo antes que ele saia do site. 

Veja um exemplo:

2. Pelo email

Bom, se você já coletou as informações dos usuários no formulário da landing page, é hora de começar a abastecê-los com materiais de comunicação diretamente no email – é a fase conhecida como “nutrição dos leads”.

O primeiro material pode ser justamente o seu ebook, e algumas ferramentas gratuitas de envio de email marketing oferecem bons recursos para te ajudar com isso:

  • templates de email já prontos, com fácil edição de imagem e texto;
  • criação de listas segmentadas de clientes;
  • altos números de disparos por mês (algumas chegam a disponibilizar 12 mil envios gratuitos);
  • relatórios sobre taxas de abertura e rejeição.

Já fizemos uma matéria que lista as principais ferramentas e explica os prós e contras de cada uma! Ainda não leu? 

Então não perca tempo: Ferramenta de email marketing gratuita: qual é a melhor?

3. Pelo Instagram

O Instagram é uma poderosa “arma” na hora de entender como divulgar ebook na internet. Isso porque essa é a rede social com o maior engajamento nos últimos anos (de acordo com o Oberlo).

Você pode, por exemplo, colocar o link de hospedagem do seu ebook na descrição do seu perfil (também chamada de bio), de modo bem rápido e direto.

Ficaria mais ou menos assim:

Usando o close friends

Agora, outra possibilidade que o Instagram oferece é a divulgação via grupos de close friends. Essa é aquela lista de amigos selecionados que têm acesso a determinados stories – enquanto o restante dos seguidores só podem ver as postagens normais.

Para que a estratégia dê certo, é bom mostrar que esses amigos serão os únicos a receberem esses materiais. Portanto, você deve elaborar o grupo vip e abastecê-lo com benefícios exclusivos – promoções, convites para eventos e, claro, o ebook.

Dica: assim que eles perceberem o grande “valor” desses conteúdos, você pode começar a cobrar uma espécie de mensalidade para que os seguidores continuem fazendo parte da lista de close friends.

Usando as postagens tradicionais

No mais, há outra ideia de como divulgar ebook no Instagram – que são os bons e velhos posts no feed. 

Dá para publicar as postagens orgânicas, sempre levando as pessoas a acessarem o link de hospedagem do livro digital, e também patrocinar esses posts para alcançar mais gente (inclusive quem ainda não te segue).

Leia também: Tudo sobre Instagram para escolas de cursos online. Aprenda a utilizar!

4. Pelo Google

Claro que o Google não ia ficar de fora da nossa lista. Afinal, a gigante da tecnologia vive criando ferramentas que ajudam na construção de marcas – e também na divulgação de materiais.

Uma delas é o Google Ads, que é um mecanismo de anúncios baseado no sistema de leilão: quem paga mais, aparece primeiro nas buscas do Google.

Vamos supor que você esteja divulgando um ebook sobre vendas – então, pode usar palavras-chave relacionadas a isso e determinar um lance para cada uma (o próprio Google Ads já dá um valor de referência, que fica por volta de R$ 1 o clique).

Você poderia colocar, por exemplo, “ebook vendas”, “como aprender a vender”, “dicas para vender mais” etc. Depois, é legal acompanhar o desempenho dos anúncios, para ver se será preciso aumentar o lance para cada palavra.

Quer saber como criar uma conta no Google Ads e entender como divulgar ebook nessa plataforma? Veja aqui:

5. Pelo marketing de afiliados

A última ideia de como divulgar ebook é usar o marketing de afiliados.

Essa estratégia consiste em uma rede de parceiros na internet, na qual produtores de conteúdo divulgam os links (ou produtos) uns dos outros para sua base de seguidores, e ainda recebem uma comissão quando uma conversão se concretiza. 

Ou seja, você pode pedir para outros parceiros divulgarem seu ebook – enquanto faz uma “troca”, anunciando um produto deles.

Para participar, é bem simples: é só se cadastrar em alguma das plataformas que reúnem os interessados – e seguir o passo a passo de cada uma. Veja dois exemplos:

  • Uol Afiliados: a Uol conta com mais de 150 mil afiliados cadastrados – e permite que você escolha sua modalidade de anúncio e pagamento;
  • Afilio: essa é uma plataforma com atuação em toda a América Latina – e que intermedia todo o processo dos afiliados.

Como divulgar ebook: comece a partir de hoje

Bom, como vimos até aqui, o ponto de partida para a divulgação do seu ebook é disponibilizá-lo online, por meio de uma hospedagem. 

E pode usar justamente a tecnologia da EAD Plataforma para isso!

Com uma estrutura online completa, é possível ter um domínio só para você – e ainda contar com espaço para subir seus cursos, ministrar aulas online, gerenciar matrículas e muito mais.

Quer conferir bem de perto? Faça um teste gratuito a partir de já!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy