o-que-é-close-friends

O que é close friends? Entenda como monetizar o recurso do Instagram

Close friends é o nome de um recurso de segmentação da divulgação de conteúdo no Instagram. Por meio da ferramenta, é possível divulgar informações para um grupo seleto de pessoas, reunidas de acordo com critérios pré-definidos pelo perfil. 

Em português, o recurso também é conhecido como “Melhores Amigos”, e já se tornou uma possibilidade de ganhar dinheiro na rede, especialmente para empreendedores digitais

Quer entender tudo sobre a função e as opções de monetização atreladas a ela? Continue a leitura e veja com mais detalhes o que é close friends e como explorar tudo o que o recurso oferece! 

O que é close friends?

Close friends — ou amigos próximos — é o nome dado à ferramenta gratuita de segmentação de público para o conteúdo do Instagram Stories. 

Trata-se de uma ferramenta de fácil configuração e personalização. Uma vez configurada, a lista de “amigos próximos” ou “melhores amigos” do Instagram pode ser editada e ajustada quantas vezes for necessário. 

O recurso foi lançado em 2018, e, desde então, teve seu uso aprimorado para diferentes finalidades. Uma delas, a que será focada neste artigo, é a construção de grupos de seguidores para a troca de conteúdo exclusivo, utilizado como isca para a venda de um produto digital ou mesmo para a monetização da plataforma. 

Como configurar seu close friends?

Como mencionamos no tópico anterior, ao entender o que é close friends, você não enfrentará grandes desafios para configurar a ferramenta. 

Veja o passo a passo a seguir e teste a funcionalidade em seu perfil.

  1. Abra o aplicativo do Instagram;
  2. Vá até o seu perfil, clicando na miniatura da foto disponível no canto inferior direito da plataforma;
  3. Clique nas três linhas horizontais disponíveis do lado superior direito do perfil;
  4. Acesse “Amigos Próximos”
  5. Clique em “Começar”
  6. Selecione os perfis de seguidores que devem fazer parte da lista
  7. Após finalizar, clique em “Criar lista”

Viu como é simples? Sempre que precisar fazer edições na relação de amigos próximos, basta refazer este caminho e editar a lista, adicionando ou retirando seguidores. 

Tem número máximo? 

Muitas pessoas, ao entenderem o que é close friends e quais as potencialidades do recurso, se perguntam se há um limite de amigos a serem adicionados na lista. 

A boa notícia é que não há limite para a lista de close friends no Instagram! Você pode colocar quantos seguidores quiser no grupo. A única exigência da plataforma é de que todos eles sigam a sua página para integrarem a lista de conteúdos exclusivos. 

Como enviar conteúdo para o close friends? 

O compartilhamento de conteúdo exlusivo para a lista de melhores amigos do Instagram também é simples. Veja o passo a passo:

  1. Produza conteúdo para stories (ou faça upload do conteúdo na ferramenta). Para acessar a ferramenta Stories, basta arrastar a tela principal do Instagram para o lado direito;
  2. Você terá duas opções de publicação do conteúdo: para toda a rede (clicando em “seu Story”) e para os amigos próximos (clicando em “Amigos Próximos). Opte pela segunda caso queira divulgar conteúdo exclusivo;
  3. Pronto! Está feito! 

Dicas de marketing com o close friends: caminhos para a monetização 

Muitas empresas entenderam o que é close friends e enxergaram, no recurso, um grande potencial para a monetização e a divulgação de produtos digitais ou serviços. 

Entretanto, assim como o conteúdo publicado no feed, o Instagram Stories precisa ser alimentado de forma correta para que funcione como ferramenta de marketing digital

A seguir, separamos algumas dicas essenciais para aproveitar o máximo do recurso de close friends e transformá-lo em uma fonte direta ou indireta de receita para o seu negócio. 

1. Publique conteúdo relevante e exclusivo

Para utilizar o close friends como uma ferramenta de captação de clientes (ou potenciais clientes), é preciso oferecer algo que eles não consigam apenas seguindo a página. 

Esta é a essência da ferramenta. Quem entende o que é close friends reconhece o recurso como um caminho para compartilhar conteúdo altamente relevante e, sobretudo, exclusivo. Por isso, não repita fotos ou vídeos no story convencional e no close friends. Ainda que você inicie um assunto na ferramenta ampla, deixe para aprofundá-lo no recurso segmentado. 

Quer um exemplo?

Suponhamos que você use seu Instagram para vender cursos online. No Stories, você anuncia que a nova versão do curso online terá 2 módulos extras. Já no close friends, cada tutor EAD responsável pelos módulos grava um vídeo explicando, com detalhes, o que será abordado em cada um deles. 

2. Destaque os diferenciais do close friends ao fazer chamadas para integrar o grupo

“Como vou atrair seguidores para o meu close friends?”, você pode estar se perguntando. Isso porque, quando utilizamos o recurso para captar clientes, é importante que eles solicitem ou aceitem entrar no grupo. Dessa forma, diferentemente do uso do recurso para perfis pessoais, o close friends para empresas deve ser divulgado como um benefício repleto de diferenciais. 

Após divulgá-los, você deve indicar o caminho para que os seguidores apontem se desejam ou não integrar o grupo e fazer parte do segmento que receberá todas as vantagens oferecidas. 

3. Entenda o que seu público quer ver

Outra dica para ir além do entendimento do que é close friends é: certifique-se de que ele ofereça o que o público busca. 

E como você vai descobrir isso? Utilizando os recursos de diálogo e pesquisa oferecidos pela própria ferramenta! 

No Instagram, é possível realizar enquetes, pesquisas e votações sobre variados temas. Antes de abrir o grupo e oferecer as vagas, estude as expectativas dos seguidores e prepare-se para oferecer tudo o que eles buscam de forma exclusiva! 

4. Ofereça recompensas para o grupo

Uma vez como parte do grupo de close friends, seus seguidores desejam sentir na pele as vantagens de estarem lá. Por isso, ofereça cupons de desconto para o seu produto digital, matrículas gratuitas (se estivermos falando de cursos online), amostras grátis, períodos de teste e outras recompensas.

O importante é deixar claro o valor de fazer parte do grupo de conteúdos exclusivos. 

Agora que você já sabe o que é close friends e quais os caminhos para monetizar o recurso, veja o vídeo abaixo, que compila nossas dicas e oferece alguns pulos do gato para aproveitar a ferramenta ao máximo: 

Aproveite que agora você sabe o que é close friends para continuar aprendendo sobre ferramentas digitais! Veja nossa lista de leituras sobre o tema e siga seu caminho rumo à construção de uma presença digital diferenciada! 

Como criar uma isca digital?

Como empreender na internet? 

Marketing digital para infoprodutos

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy