equipamentos para EAD

15 equipamentos para EAD: recursos para alunos e professores

Antes da covid-19, a educação a distância já era uma forte tendência. Agora, passou a ser uma necessidade. Pensando nisso, listamos 15 equipamentos para EAD, com ferramentas úteis para alunos e professores.

No fim das contas, o coronavírus mudou bastante a nossa rotina. Com o isolamento social, as escolas migraram para o e-learning a fim de garantir o aprendizado. Em paralelo, as empresas aumentaram o investimento nos treinamentos corporativos online.   

Portanto, antes de falar nos equipamentos para EAD, vamos começar com o potencial do ensino remoto. Logo, é importante conhecer as metodologias ativas de aprendizagem e sua relação com a tecnologia.  

Como saber quais são os melhores equipamentos para EAD?

Antes de mais nada, leve em conta a demanda e o custo-benefício. Afinal, são pontos que fazem toda a diferença na hora de escolher os equipamentos para EAD. E, claro, isso varia conforme o papel do aluno e do professor, não é mesmo?

Demanda

Primeiramente, é preciso pensar nas necessidades de quem participa das aulas, seja como aluno ou professor. Nesse sentido, selecionamos algumas questões para que você possa refletir sobre a sua demanda.

  • Essas ferramentas serão usadas por alunos que estão em ensino remoto? 
  • No caso dos estudantes, qual é a etapa: educação básica ou ensino superior? 
  • Já para os professores, a ideia é transmitir aulas ao vivo ou ainda gravar as aulas
  • Trata-se de uma ação de treinamento e desenvolvimento (T&D) empresarial?
  • Qual é a carga horária? Ou seja, o curso é de curta, média ou longa duração?
  • Os materiais são otimizados para o mobile learning? Isto é, existe a possibilidade de acessar o conteúdo por celular ou dispositivos móveis?
  • No momento, você pode investir em novos  equipamentos para EAD? Ou será preciso trabalhar com o que já tem em casa?

Enfim, são muitas questões que podem vir à tona sobre a estrutura necessária para EAD. Por isso, se você se lembrar de outra situação, basta pensar nas necessidades do aluno ou do professor. 

Custo-benefício

Nem sempre as ferramentas mais caras são as melhores. Então, a dica de ouro é pesquisar bastante, lembrando sempre das suas demandas. Nesse sentido, listamos algumas questões relevantes.

  • Os alunos têm tido alguma dificuldade para acessar os conteúdos digitais?
  • O estudante vai acompanhar as aulas pelo computador ou pelo celular?
  • É o próprio professor que faz a gravação e a edição das suas videoaulas?
  • Quais são as ferramentas tecnológicas para EAD que você tem à disposição?
  • O seu curso online dispõe de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Novamente, são inúmeras questões e, para todas elas, a tecnologia traz soluções inovadoras. Sendo assim, continue com a gente para conferir alguns exemplos práticos do uso dessas ferramentas.   

15 equipamentos para EAD, seja para ensinar ou aprender

A seguir, separamos 15 ferramentas tecnológicas que fazem parte das novas formas de ensinar e aprender. Mas, não se esqueça de considerar: demanda e custo-benefício. Assim sendo, lembre-se desses pontos para conferir a lista de equipamentos para EAD, certo?

Equipamentos para EAD que servem para professores e alunos

Para começar, vamos falar daquelas ferramentas que podem ser usadas por professores e por alunos, como:

  1. computador: seja com notebook ou desktop, o computador facilita (e muito) o aprendizado. Em geral, são equipamentos que tendem a ser mais rápidos e práticos do que os celulares;  
  2. celular: hoje em dia, o dispositivo móvel pode ser usado tranquilamente para assistir ou dar aula. E o melhor: muitos conteúdos já são otimizados para o acesso pela versão mobile;
  3. dispositivo de conexão à internet: nem sempre nos lembramos disso, não é? Mas, de fato, uma boa conexão evita que haja interrupção do sinal durante a aula. Principalmente se você está em uma transmissão ao vivo; 

Para os professores, qual é a estrutura necessária para EAD?

Os educadores atuam como facilitadores nesse mundo de oportunidades do aprendizado digital. E, para colocar o bloco na rua, é preciso montar uma estrutura e tanto, incluindo:

  1. LMS (Learning Management System) ou SGA (Sistema de Gestão da Aprendizagem). Por exemplo, a EAD Plataforma é uma ótima opção para hospedar e gerenciar o curso online;
  2. câmera: você pode começar com a câmera do celular ou mesmo investir na EOS T100;
  3. iluminação: se não for possível obter a luz natural, opte pelo ring light e/ou pelo sun gun
  4. microfone de lapela: algumas opções de mics são o BY-M1, o ECM-CS3 e o ATR-3350;
  5. programas para gravar videoaula: oCam, Screenflow, Movavi, CyberLink PowerDirector e outros;
  6. editores de vídeo: existem softwares pagos ou gratuitos, a exemplo do Sony Vegas e do YouCut;
  7. chroma key: essa dica é para quem quer fazer aquele efeito de fundo infinito, com o famoso tecido verde;
  8. cenário: o ideal é montar uma ambientação organizada e condizente com o tema do curso. Por falar nisso, preparamos um infográfico para te ajudar nessa missão:

E para os alunos, quais são as ferramentas tecnológicas para EAD?

Nesse ponto, não vamos nos limitar aos equipamentos, mas sim falar de vários recursos disponíveis. A propósito, eles incluem:

  1. Prezi: crie apresentações interativas e criativas para os seus trabalhos, indo além do Powerpoint;
  2. aplicativos: os pacotes Office e Google for Education têm recursos similares. Por sinal, são muito úteis para redigir textos, criar planilhas etc.; 
  3. imagens: quem não é designer pode aproveitar os recursos visuais do Canva. São templates pré-prontos, que facilitam a nossa vida; 
  4. rotina de estudo: com apps como o Estudaqui, o aluno pode montar um ciclo de estudo personalizado. Assim, fica mais fácil acompanhar todas as disciplinas antes das provas. 

E, agora que você conhece os equipamentos para EAD, já sabe qual será o seu próximo investimento? Seja qual for a sua escolha, conte sempre com o nosso apoio para investir no poder da educação.

Justamente por isso, você também pode se interessar por outros conteúdos no Blog e no Youtube:

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy