como-transmitir-aula-ao-vivo

Como transmitir aulas ao vivo? Conheça as ferramentas aliadas no processo de educação online

Se você dá aulas online ou investe no segmento de educação a distância, precisa manter a mente aberta para incorporar as tendências à rotina. Nesse sentido, compreender como transmitir aulas ao vivo pode se tornar um diferencial do tutor EAD que busca caminhos para se aproximar de seus alunos e reduzir a sensação de distanciamento e falta de “olho no olho”, sentida pelos alunos EAD. 

O recurso da transmissão ao vivo ganhou força com a nova dinâmica de convivência imposta pela pandemia do novo coronavírus. De acordo com a Cision, a previsão é de que o mercado de streaming de vídeos ultrapasse os US$70 bilhões em 2021. Além disso, para o portal LiveStream, os consumidores tendem a assistir conteúdo ao vivo de 10 a 20 vezes mais do que a conteúdos sob demanda. 

Quer mergulhar no mundo das transmissões ao vivo para agregar ao seu processo EAD? Continue lendo este artigo! 

Como transmitir aulas ao vivo? Dicas para se preparar

Se você acha que, para entender como transmitir aulas ao vivo, basta conhecer os melhores softwares, está enganado! Na verdade, o processo passa por uma preparação semelhante àquela utilizada para gravar video aulas. É preciso considerar cada detalhe do cenário, ambiente e roteiro para garantir que a transmissão corra bem e gere o efeito buscado. 

A seguir, recapitulamos algumas dicas essenciais para te ajudar a entender como transmitir aulas online a partir do zero.  

1. Prepare o cenário

Nossa primeira dica para te ajudar a entender como transmitir aulas ao vivo é a preparação do cenário. Seu objetivo deve ser a construção de uma ambientação leve, natural e que não desvie a atenção dos espectadores e alunos. 

Algumas dicas para preparar um bom cenário para transmitir sua aula online ao vivo são: 

  • priorize locais organizados; 
  • escolha um fundo neutro, sem elementos que chamem atenção excessiva (uma parede neutra ou fundo verde podem te ajudar a personalizar o fundo da transmissão de acordo com o assunto tratado);
  • componha seu espaço de trânsito com elementos que se relacionem ao tema da aula (livros, objetos etc); 
  • escolha um local relativamente amplo, que permita transmitir a noção de profundidade e que não limite os seus movimentos ao longo da aula. 

Veja abaixo alguns exemplos de vídeos educacionais com cenários inspiradores: 

2. Escolha um ambiente silencioso e sem interferências externas

O segundo tópico tem relação com a questão dos ruídos na gravação. Embora alguns microfones apresentem recursos que minimizam a interferência de ruídos externos nas gravações, é ideal encontrar um local em que este problema não esteja tão presente. 

Sendo assim, prefira locais com vedação de janelas e portas e sem trânsito excessivo de pessoas.

3. Ajuste a iluminação

Tratar da iluminação é fundamental para entender como transmitir aulas ao vivo. Afinal, a forma como o seu cenário é iluminado reflete diretamente na maneira como os alunos percebem o conteúdo transmitido. 

Sendo assim, estude os princípios da iluminação para vídeos e encontre o melhor caminho para produzir um conteúdo de alta qualidade.

Nossas dicas de ouro nesse aspecto são: 

  • aproveite ao máximo a luz natural;
  • teste a iluminação com o ring light, equipamento compacto e eficaz para transmissões via webcam; 
  • cuide para que o posicionamento da luz não gere sombras indesejadas em seu rosto ou no cenário. 

4. Teste o enquadramento com antecedência

Aqui vai outra dica para quem gosta de emoção e não tem a prática de fazer testes com antecedência: é importante separar alguns momentos antes da transmissão para simular as condições do vídeo e se certificar de sua efetividade! 

O teste pode ser simples: basta ligar sua webcam e microfone (ou conectar os equipamentos utilizados ao computador da transmissão) e simular o enquadramento e iluminação desejados.

Se necessário, reposicione a câmera, mude objetos de lugar e teste novamente até obter o resultado esperado. 

5. Assegure sua conexão à internet

Uma transmissão de aula ao vivo sem uma boa conexão à internet perde toda a sua funcionalidade. Portanto, garanta uma boa conexão à internet no momento da transmissão e evite telas brancas e travamentos. 

Dica de ouro: teste a velocidade da internet antes da transmissão online aqui

6. Faça um script com tópicos imprescindíveis ou use uma apresentação-guia

Como transmitir aulas ao vivo de forma natural, mas sem esquecer os tópicos essenciais? Fácil: com a ajuda de um roteiro ou apresentação para te guiar! 

O roteiro jamais deve funcionar como uma ferramenta de engessamento ou “decoreba” de conteúdos. Mas ter uma lista com os tópicos essenciais na transmissão pode te ajudar a organizar as ideias de forma segura.

Outra alternativa para quem busca um guia na hora da transmissão ao vivo é utilizar uma apresentação de slides como apoio, ou mesmo um vídeo animado. Nesse caso, além dos equipamentos convencionais de gravação, é preciso contar com bons softwares de transmissão e gravação de tela

7. Use uma linguagem clara e acessível

Reforçando o que dissemos no tópico anterior, o roteiro ou apresentação não devem ser ferramentas de engessamento da apresentação, certo? Pelo contrário! Uma boa transmissão ao vivo carrega elementos de naturalidade, algo semelhante a um bate-papo.

Por isso, a linguagem deve ser:

  • simples;
  • clara;
  • acessível;
  • pausada;
  • sem o uso excessivo de termos técnicos (exceto quando for necessário).

8. Incentive a interação dos alunos 

Por fim, nossa última dica para entender como transmitir aulas ao vivo é: estimule a interação com os alunos! 

Lembre-se dos objetivos da transmissão: aproximar tutor e aluno, quebrar barreiras de contato entre os envolvidos no processo educacional e simular com a maior exatidão possível o ambiente físico das salas de aula. 

Sendo assim, ative o chat online, estimule o uso do fórum EAD ao longo da transmissão e mantenha-se disponível para responder dúvidas, interagir com comentários e até mesmo convidar alunos a darem suas opiniões e depoimentos. 

Melhores ferramentas para transmitir aulas ao vivo

Agora que você já sabe como transmitir aulas ao vivo do ponto de vista estratégico…é hora de partir para o operacional! A seguir, apresentamos 4 plataformas que podem te ajudar a transmitir seu conteúdo. Analise e encontre aquela que melhor se encaixa nas suas necessidades! 

YouTube

As transmissões ao vivo pelo YouTube cresceram de forma avançada nos últimos anos. De acordo com o Think With Google, das 100 transmissões ao vivo mais populares do canal, em termos de maior número de picos de espectadores simultâneos, mais de 60 aconteceram nos últimos dois anos.

O recurso é bastante utilizado porque ajuda no engajamento da ferramenta, sendo uma estratégia válida para conseguir novos inscritos, além de ser gratuito. 

Porém, para fazer uma transmissão ao vivo, o canal não pode ter recebido restrições de transmissão ao vivo nos últimos 90 dias. 

Além disso, transmissões ao vivo em dispositivos móveis só são permitidas para canais com mais de 1.000 inscritos.

Facebook

Outra rede social popular em transmissões ao vivo, o Facebook pode ser uma solução para produtores de conteúdo gratuito ou que oferecem uma aula como brinde ou chamariz para seu curso online. 

No Facebook, de acordo com este relatório do 99 Firms, os vídeos ao vivo produzem 6 vezes mais interações do que os vídeos tradicionais.

Twitch

Você já ouviu falar na Twitch? Se sua resposta foi não, pode ter certeza: em breve, você ouvirá. Isso porque a plataforma vem crescendo exponencialmente em número de usuários e horas de transmissão realizadas desde 2020. 

Para você ter uma ideia, a Twitch estabeleceu um novo recorde de horas assistidas em outubro de 2020, atingindo 1,6 bilhão – um crescimento de 99% em relação a outubro de 2019.

Em geral, as transmissões na Twitch também são direcionadas para conteúdos gratuitos. A monetização da plataforma acontece por meio do programa de afiliados. Nesse caso, é preciso ter ao menos 50 seguidores e 500 minutos de stream em 7 dias.

Plataforma EAD 

Por fim, aqui vai nossa última dica de plataforma para transmitir aulas ao vivo. Trata-se da plataforma EAD, ou e-learning, ideal para empreendedores digitais que querem ganhar dinheiro com a educação a distância. 

Na EAD Plataforma, nossa solução para aulas a distância, as aulas ao vivo contam com o recurso de chat, que deixa os alunos mais engajados ao longo da transmissão. 

Confira, no vídeo abaixo, como configurar sua aula ao vivo na EAD Plataforma: 

Agora que você sabe como transmitir aulas ao vivo e conhece os diferenciais de fazer isso via plataforma EAD, que tal dar um passo à frente? Preencha este formulário para garantir acesso gratuito à EAD Plataforma e todas as suas funcionalidades por 7 dias!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy