como-trabalhar-com-ead

Como trabalhar com EAD? Entenda as possibilidades de atuação no segmento

Entender como trabalhar com EAD pode ser uma forma promissora de investir no mundo digital. Isso porque a modalidade vem crescendo exponencialmente, e se firmando como uma opção sustentável de educação mesmo em tempos de crise. 

A perspectiva é de que o mercado cresça ainda mais. Para sermos mais exatos, estudos apontam que, em 2022, o número de estudantes on-line supere o de alunos matriculados em instituições presenciais. 

Promissor, não é mesmo? Se este assunto te interessa, continue lendo este artigo! Daremos algumas dicas de ouro para entender como trabalhar com EAD em diferentes frentes de atuação. 

Boa leitura!  

Como trabalhar com EAD? Algumas atuações possíveis 

Se você está em busca de entender como trabalhar com EAD, nós podemos te ajudar. Para isso, separamos algumas das possibilidades de atuação no segmento. 

Após a análise de cada uma delas, será possível encontrar aquela com a qual você mais se identifica e investir no aperfeiçoamento necessário para colocar o plano em prática! 

1. Gestor de negócios EAD

Ao buscar entender como trabalhar com EAD, uma das opções possíveis é a atuação no papel de gestor de negócio. Neste caso, suas atribuições serão administrativas e estratégicas. Algumas das obrigações do gestor de negócio EAD são: 

  • acompanhamento e desenvolvimento do plano de negócios e plano de marketing do produto digital
  • aporte financeiro em soluções e ferramentas de apoio ao negócio;
  • contratação de equipe de suporte (como tutores EAD); 
  • acompanhamento de metas e resultados; 
  • gestão econômica do negócio. 

Antes de seguir a leitura, descubra como abrir uma empresa de cursos online seguindo o passo a passo abaixo: 

2. Tutor EAD

Outra área de atuação possível para quem busca entender como trabalhar com EAD é a de tutor. O tutor EAD é a figura-chave no processo de aprendizagem a distância. 

Ele é responsável por:

Saiba mais sobre como ser tutor EAD em nosso artigo especial sobre o tema! 

3. Designer Instrucional 

Pouco conhecido por quem ainda não mergulhou de cabeça no mundo da EAD, o papel do designer instrucional também é estratégico para o setor. 

Isso porque trata-se do profissional responsável por garantir a “experiência do aluno”. Sua principal função é adequar a linguagem didática dos recursos de aprendizagem, levando em conta a tecnologia e as estratégias que podem facilitar o processo de ensino.

Por isso, podemos dizer que o designer instrucional é o braço direito do tutor EAD e que, portanto, ambos os profissionais devem trabalhar em parceria. 

Dicas para trabalhar com EAD: o que não pode ficar de fora do planejamento 

Seja qual for o ramo de atuação escolhido, para entender como trabalhar com EAD, é preciso desenvolver algumas características e habilidades. Isso porque o ambiente online agrega, ao mesmo tempo, desafios e oportunidades para o profissional. 

Para saber aproveitar os atributos positivos do mundo online e não sucumbir aos desafios impostos por sua dinâmica de agilidade, autonomia e instantaneidade, é importante seguir as recomendações abaixo. 

Organização

Uma das primeiras habilidades-chave de quem busca entender como trabalhar com EAD é a organização. 

O mundo digital tem, como principais características, o imediatismo e a volatilidade. Desta forma, tudo aquilo que não é cuidadosamente planejado e executado no momento ideal, torna-se ultrapassado e desnecessário. 

Portanto, seja você um gestor de negócios, um tutor EAD ou um,profissional do design instrucional, a organização é fundamental para guiar ações e permitir uma atuação coerente e adequada às necessidades do público-alvo: os alunos EAD

Conhecimento tecnológico

Em segundo lugar, é impossível explicar como trabalhar com EAD sem falarmos na tecnologia. Afinal, este é o principal motor da educação a distância nos dias de hoje. 

Desta forma, se apostar no segmento é sua vontade, atualize-se sobre as melhores formas de levar conhecimento aos alunos e, sobretudo, entenda como operar as principais ferramentas necessárias para a viabilização do seu produto digital. 

Este, aliás, é o assunto do próximo tópico.

Ferramentas digitais e recursos essenciais

Você sabe quais são as ferramentas essenciais para executar trabalhos online, como trabalhar com EAD? 

Pois o conhecimento delas é mais uma das habilidades-chave para desempenhar qualquer função na área. 

Para te ajudar, listamos algumas delas a seguir: 

Flexibilidade

Diferentemente de um negócio convencional, o investimento em um produto digital exige flexibilidade. E isso pode ser visto como um desafio ou como um benefício — depende de você! 

Para entender, de forma prática, como trabalhar com EAD, é preciso estar por dentro das particularidades do mundo digital. E isso, sem dúvidas, engloba a fluidez do ambiente. 

Como mencionamos alguns tópicos acima, a internet é um ambiente marcado pela volatilidade. O que funciona de uma forma neste momento, pode não funcionar mais logo em seguida. 

Desta forma, é fundamental ter jogo de cintura e aceitar a flexibilidade como parte da rotina. Replanejar estratégias, ajustar conteúdos conforme as necessidades dos estudantes e testar diferentes tipos de abordagens são algumas das tarefas de quem entende como trabalhar com EAD.

Foco 

Por fim, não podemos deixar de pontuar a importância de manter o foco ao trabalhar com EAD. Por ser um negócio ambientado no meio digital, não está sujeito à regulação e parametrização do empreendedorismo offline. Sendo assim, cabe aos envolvidos no negócio estruturar suas atividades, desenhar um cronograma e um plano de ação e se esforçar para cumpri-los. 

Entender como trabalhar com EAD certamente lhe ajudará a abrir a mente para esta modalidade que só cresce no Brasil. E as perspectivas seguem positivas! Se quiser conhecer algumas das tendências do mercado para os próximos anos, leia nosso artigo Tendências EAD no Brasil!

Fabio Godoy