Qual o papel do aluno na EAD

Teoria e prática: qual o papel do aluno na EAD? 5 reflexões!

Você já parou para pensar em qual o papel do aluno na EAD? Há alguns anos, essa resposta seria bem diferente da que temos agora. Isso porque, devido à pandemia do coronavírus, as demandas mudaram bastante.

De fato, a educação a distância (EAD) permitiu o aprendizado durante o isolamento social. Porém, muitas pessoas e instituições de ensino tiveram dificuldades para se adaptar a essa nova dinâmica. E isso inclui toda a comunidade escolar: estudantes, familiares, educadores e afins. 

Então, continue conosco para conhecer qual o papel do aluno na EAD diante das novas formas de ensinar e aprender. Por sinal, confira um webinar sobre as perspectivas do ensino a distância no pós-pandemia: 

Qual o papel do aluno na EAD conforme as etapas de ensino?

Antes de falar sobre qual o papel do aluno na EAD, é preciso levar em conta a modalidade. Por exemplo, as demandas são bem diferentes para a Educação Infantil e a Educação Corporativa.

Educação Básica

  • A Educação Infantil é uma fase de descobertas. Sendo assim, as atividades lúdicas são fundamentais para os pequenos. Junto ao conteúdo curricular, eles aprendem sobre autoconfiança, cooperação etc.
  • No Ensino Fundamental (I e II), as crianças e os pré-adolescentes começam a construir valores. Ou seja, além da alfabetização, eles têm contato com o exercício da cidadania. Logo, podem se tornar agentes transformadores do ambiente natural e social.
  • Já no Ensino Médio, chega o momento de consolidar os conhecimentos, com atitudes responsáveis. Dessa maneira, os estudantes se preparam para a vida e, também, para o mercado de trabalho.

Ensino Superior

  • Na Graduação, que inclui o Bacharelado e a Licenciatura, o foco é a habilitação profissional. Nesse caso, compreender qual o papel do aluno na EAD diz respeito ao comprometimento de cada um com o plano de carreira.
  • Na Pós-graduação, Especialização e MBA, os estudantes buscam se diferenciar no mercado. Consequentemente, costumam se dedicar às ações formativas, em busca de oportunidades profissionais.
  • Por fim, os títulos de Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado têm um grau de exigência maior. Afinal, para concluir os cursos stricto sensu, é necessário se aprofundar nas pesquisas. 

Cursos Profissionalizantes

  • Os Cursos Técnicos podem ser integrados ao Ensino Médio ou feitos separadamente. Entre os mais famosos, destacam-se: Enfermagem, Mecatrônica, Logística e outros.  
  • Por um lado, os Cursos Profissionalizantes são uma ponte para os adolescentes que querem começar a trabalhar. Por outro lado, também ajudam os adultos que pretendem mudar os rumos das carreiras. 

Aulas Particulares

  • Em geral, as Aulas Particulares ajudam a superar dificuldades pontuais ou ainda reforçar certos conhecimentos. Alguns exemplos são: Música, Inglês, Matemática, Português e assim por diante.

Cursos Livres

Educação Corporativa

5 reflexões para entender qual o papel do aluno na EAD

A seguir, listamos 5 reflexões para facilitar o entendimento sobre qual o papel do aluno na EAD. Afinal, ele é o protagonista da sua trilha de aprendizagem. Por isso, é importante considerar diversos fatores que influenciam na educação a distância, tais como:

1. Autonomia

2. Acessibilidade

3. Engajamento

  • O engajamento digital favorece a interatividade e a colaboração entre a turma;
  • Estímulo ao conceito de “comunidade”, mesmo que as pessoas não estejam no mesmo espaço físico;
  • Ambiente propício para a elaboração dos projetos de vida, de forma interdisciplinar;
  • Desenvolvimento de soft skills (competências socioemocionais).

4. Flexibilidade

  • Possibilidade de conciliar os estudos com o trabalho e outras atividades;
  • Facilidade para acessar os materiais em diferentes locais, horários e dispositivos;
  • Microlearning: “pílulas” de conhecimento, para aprendizados de curta duração;
  • Melhor custo-benefício em comparação com os cursos presenciais. Desde economizar no transporte até evitar a impressão desnecessária de materiais.

5. Comunicação

Enfim, deu pra entender qual o papel do aluno na EAD, entre questões teóricas e práticas? De fato, assim fica mais fácil planejar as ações formativas, não é? E lembre-se: conte com o apoio da EAD Plataforma para lançar seu curso online!

Fique à vontade para testar nossos recursos por 7 dias grátis. Além disso, aproveite para acessar outros conteúdos no Blog. Afinal, você pode aprimorar seus produtos digitais e vender muito mais!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy