EAD para educação infantil

Ensinando e aprendendo: EAD para educação infantil! 9 dicas!

Brincar é coisa séria, principalmente em uma fase de descobertas, como a primeira infância. Pensando nisso, selecionamos 9 dicas de atividades EAD para educação infantil. Tais ações têm ênfase no desenvolvimento integral dos alunos, seja em escolas públicas ou particulares

De fato, o coronavírus acelerou a tendência de crescimento da educação a distância, para assegurar a qualidade da aprendizagem no isolamento social. Isso também abre mais espaço para a consolidação do ensino híbrido (semipresencial) no pós-pandemia, com o apoio das tecnologias educativas.

Sendo assim, continue a leitura para conferir o potencial do EAD para educação infantil. Afinal, a crise da covid-19 mostrou que, além de “ensinar e aprender”, é essencial “aprender a aprender”. E isso vale para toda a comunidade escolar: pais, alunos, familiares, tutores, professores, coordenadores, gestores e assim por diante. 

Diferenciais do EAD para educação infantil

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB):

O Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino e de educação continuada”.

Nessa perspectiva, podemos destacar os diferenciais do EAD para educação infantil

E quais os desafios do EAD para educação infantil?

  • Acessibilidade: é preciso garantir o acesso à plataforma de e-learning. E, também, lançar mão do mobile learning, de modo que os conteúdos sejam acessados por celulares;
  • Engajamento digital: algumas crianças podem ter dificuldades em manter a atenção focada no ensino remoto. Logo, é fundamental atrair sua atenção, efetivamente;
  • Acompanhamento de adultos: muitos pais e mães estão trabalhando em home office. Logo, sobra pouco tempo para acompanhar de perto o EAD na educação infantil; 
  • Socialização: o convívio social é vital para o desenvolvimento integral dos pequenos. Para tal, é preciso levar em conta aspectos físicos, intelectuais, psicológicos e sociais; 
  • Processo de aprendizagem: diferente do perfil dos adolescentes e adultos, as crianças estão aprendendo a ter autonomia, de forma progressiva.

9 exemplos de atividades EAD para educação infantil

Na hora de pensar em atividades EAD para educação infantil, nada melhor do que ouvir uma especialista, não é? Por isso, confira as brincadeiras indicadas pela Professora Coruja, que podem ser realizadas nas aulas ao vivo. E, ao final, incluímos um bônus com mais duas opções, que envolvem movimento e interatividade. 

1. Stop (ou adedonha)

Use o site sortear.net para fazer o sorteio das letras e, enfim, começar a brincadeira! No caso, os alunos devem buscar objetos que começam com a letra sorteada, deixando a criatividade correr solta. 

2. Elefante colorido

Pegue uma porção de lápis de cor e diga: “elefante colorido”. A seguir, a turma responde: “que cor?”. Então, você seleciona um dos lápis aleatoriamente e mostra a cor na tela. A seguir, as crianças procuram pela casa algo que tenha a cor escolhida. 

3. Adivinha dos emojis

Faça o download das 12 cartelas que estão no link adivinha dos emojis. Com isso, você pode compartilhar a tela para que os alunos adivinhem qual é a história que está sendo contada. Por exemplo: A Bela e a Fera, Pinóquio etc.  

4. O mestre mandou

Comece dizendo: “o mestre mandou”, para que a turma pergunte: “o quê?”. Nesse ponto, vale dar asas à imaginação, lembrando de pedir algo que seja acessível para as crianças. Como exemplo: elas devem buscar “o maior sapato da sua casa”. 

5. Just dance

Embora esse seja um jogo de videogame, você pode buscar as músicas diretamente no Youtube, inclusive pedindo recomendações dos alunos. Assim, basta compartilhar sua tela, para que todos possam dançar e se divertir. 

6. Jogo dos objetos da casa

Trabalhe com letras específicas ou com o nome de cada um. Dessa maneira, o aluno deverá montar uma palavra, usando objetos que estão em sua casa. Para exemplificar, a  Lorena pegou: L de livro, O de ovo, R de régua, E de escova, N de novelo e A de anel.

7. Bingo

Fique à vontade para pesquisar na web ou usar as cartelas no link bingo na escola. Nesse caso, você pode optar por letras do alfabeto, números, sons iniciais e muito mais.  

Bônus: mais duas atividades EAD para educação infantil

8. Contação de histórias

A contação de histórias é uma excelente alternativa para atrair a atenção, estimular a imaginação e construir a identidade sociocultural. Vale montar cenários, se fantasiar como personagens dos clássicos da literatura ou ainda narrar contos de sua autoria, usando técnicas de storytelling.

9. Interação com os brinquedos das crianças

Promova uma dinâmica em que os próprios alunos mostram seus brinquedos preferidos. Eles podem optar por jogos de tabuleiro, criar teatros de fantoches, demonstrar como funciona um robô e daí por diante.

Enfim, agora que você já conhece essas 9 dicas de atividades EAD para educação infantil, fale conosco para saber como implantar EAD na escola! Além disso, aproveite para testar os recursos gratuitamente por 7 dias e ainda confira outros posts no Blog da EAD Plataforma!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy