O que faz um coordenador de polo ead

O que faz um coordenador de polo EAD? E como se diferenciar?

O que antes era tendência, virou realidade: o ensino remoto veio mesmo para ficar. Logo, é vital entender o que faz um coordenador de polo EAD para aproveitar plenamente as oportunidades do mercado de trabalho. Isso porque, segundo o estudo Global Learner Survey, 90% dos alunos acreditam que as instituições de educação básica e superior devem apostar maciçamente nas inovações das metodologias de ensino a distância.

Aliás, antes de abordar em detalhes o que faz um coordenador de polo EAD, vale ter em mente que essa é uma posição de gestão, uma função-chave que vai além de administrar os cursos, pois também zela pela qualidade do serviço. Em outras palavras, as práticas são focadas em aprimorar a experiência no ambiente virtual de aprendizagem, uma vez que a crise da covid-19 acelerou as demandas da sociedade pela metodologia ativa.

Por sinal, no pós-pandemia, a perspectiva é a migração para o ensino híbrido, ou seja, semipresencial, combinando assim as aulas e os exercícios online com as aulas presenciais, realizadas apenas esporadicamente. Nesse sentido, o vídeo a seguir aborda a sala de aula invertida, citando ainda a crescente busca por autonomia nos processos contínuos de aprendizado, bem como os novos paradigmas do âmbito profissional.

Afinal, o que faz um coordenador de polo EAD?

De fato, o conceito de “o que faz um coordenador de polo EAD” pode variar conforme o perfil institucional. Em geral, espera-se que esse gestor tenha formação pedagógica e, preferencialmente, uma especialização que propicie o aprofundamento nos conteúdos específicos dos cursos, direta ou indiretamente. Dessa forma, é possível desempenhar as funções com eficácia, prestando a devida assistência nas atividades de ensino a distância.

Na EAD Plataforma, por exemplo, os advogados, engenheiros, médicos, professores, cozinheiros, cabeleireiros e inúmeros profissionais podem criar seus próprios cursos online, de maneira prática e funcional. Pensando nisso, reunimos neste post algumas dicas essenciais para quem pretende compartilhar seu conhecimento, visto que será importante contar com um profissional habilitado para administrar o polo digital.

Responsabilidades: o que faz um coordenador de polo EAD?

Para facilitar o entendimento sobre o que faz um coordenador de polo EAD, a seguir, listamos as principais atribuições desses profissionais estratégicos que se dedicam a assegurar o bom funcionamento dos cursos promovidos em ambiente virtual.

  • Mediação entre os públicos de interesse, o que inclui tanto os mantenedores e tutores, quanto os alunos e os demais colaboradores;
  • Articulação pedagógica, sempre prezando pela qualidade do ensino;
  • Alinhamento do corpo docente com a política institucional e as normas regulamentadoras;
  • Suporte na gravação das videoaulas, quando necessário, para orientar os educadores em termos de roteiro, ambientação, iluminação e afins;
  • Acompanhamento das turmas, levando em conta o acolhimento e a fidelização dos estudantes; 
  • Fomento às iniciativas de microlearning e mobile learning, para corresponder às necessidades do corpo discente;
  • Contratação e gerenciamento dos tutores, assim como a avaliação dos materiais didáticos e paradidáticos;
  •  Apreciação dos recursos audiovisuais que são necessários para alavancar o aproveitamento dos conteúdos;
  • Realização de ações de marketing digital para gerar mais engajamento e trazer novos alunos, a exemplo dos webinars e das campanhas nas mídias sociais;
  • Planejamento estratégico, com o objetivo de garantir a melhoria contínua na gestão;
  • Prospecção de convênios para contribuir com a empregabilidade dos educandos;
  • Desenvolvimento de novos cursos, em consonância com o projeto político-pedagógico.

Mercado de trabalho: o que faz um coordenador de polo EAD?

Agora que já abordamos as linhas gerais acerca do que faz um coordenador de polo EAD, vamos falar das oportunidades desse mercado, que está cada vez mais aquecido. A propósito, a estimativa é que, em 2023, as matrículas de ensino a distância superem as presenciais, de acordo com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes). Por isso, esse é o momento ideal para se destacar profissionalmente.

Perfil: o que se espera desse coordenador de polo virtual?

Em síntese, as habilidades e competências do coordenador de EAD convergem para o estímulo às novas formas de aprender e ensinar, em especial com o apoio das inovações tecnológicas visando enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. 

Sendo assim, traçamos um panorama que compreende o perfil desses profissionais, lembrando que cada instituição tem seus próprios critérios para otimizar a coordenação dos seus cursos online:

  • Ser graduado na área de educação (Pedagogia, Letras e afins) ou com foco em negócios (Administração, Contabilidade, Gestão Financeira etc.);
  • Estar cursando (ou já ter concluído) as especializações, como a pós-graduação e até mesmo os níveis de mestrado e doutorado;
  • Ter aptidão para a gestão de pessoas e de processos, o que abrange a avaliação de desempenho dos tutores e colaboradores;
  • Investir na comunicação assertiva e no diálogo empático para mediar eventuais conflitos entre os stakeholders;
  • Dispor de experiência com o uso de plataformas de ensino e a produção de conteúdo EAD;
  • Contar com vivências voltadas para a implementação e o funcionamento da universidade corporativa;
  • Obter conhecimentos específicos relacionados ao core business;
  • Ter familiaridade com as tecnologias disruptivas e a transformação digital.

Por fim, vale lembrar que é preciso equilibrar as hard skills e soft skills para ser bem-sucedido. Se, por um lado, é relevante ser graduado, fluente em idiomas e entender das plataformas digitais, por outro lado, é igualmente essencial ser flexível, resiliente, comunicativo, ético, criativo, cordial etc. Por falar nisso, recomendamos um podcast sobre o cultivo dessas competências socioemocionais em prol da realização no trabalho.

Enfim, gostou das nossas dicas para se diferenciar no mercado? Aproveite a oportunidade para falar com os consultores da EAD Plataforma e saiba mais sobre o que faz um coordenador de polo EAD! Além disso, sugerimos outros conteúdos do nosso Blog, que são especialmente elaborados para te ajudar a crescer pessoal e profissionalmente! 

Até mais! 😉

Fabio Godoy