planejamento estratégico de uma escola particular

Planejamento estratégico de uma escola particular: passo a passo

Pode até soar um pouco paradoxal pensarmos no planejamento estratégico de uma escola particular, uma vez que, culturalmente falando, o ensino não é visto como um negócio, mas como um centro de formação de indivíduos. 

No entanto, apesar de esse conceito ser muito importante e represente um dos grandes alicerces do ensino, não podemos negar o contexto comercial em que uma rede privada está inserida. Afinal, ela tem metas bem semelhantes às de qualquer outra empresa: atender bem e satisfazer seus clientes.

Isso sem falar na competitividade do setor, a qual foi agravada pela crise econômica da pandemia do coronavírus. Foi o que mostrou um levantamento feito pela Secretaria Estadual da Educação em 2020. 

Segundo ele, a quantidade de  estudantes que pediu transferência da rede privada de ensino para a estadual aumentou cerca de 98% em relação ao ano anterior. 

Em termos numéricos, enquanto 2019 registrou cerca de 3.700 alunos que solicitaram transferência, em 2020, a quantidade saltou para mais de 7.400. 

Diante desses fatos, é possível concluir que direcionar esforços para criar e implantar o planejamento estratégico de uma escola particular pode configurar a sua sobrevivência no mercado, não é mesmo?

Ou seja, dentro desse cenário desafiador, saem na frente da concorrência as escolas privadas que valorizarem essa questão e que apresentarem melhor capacidade de planejamento e ação. 

Como fazer isso? Continue lendo e descubra!

Quais são os benefícios de aplicar um planejamento estratégico em sua escola particular?

Ter um plano de ação bem estruturado e definido configura um dos grandes pilares de uma gestão de qualidade. Isso porque, por meio dele, você consegue estipular objetivos, como captar mais alunos e mensurar a performance dos professores, por exemplo.

Além disso, o planejamento estratégico fortalece a relação da escola com os professores, uma vez que alinha as expectativas dos dois públicos, assim como fortalece a cultura da escola. Afinal, quando todos os envolvidos conhecem a missão, a proposta de valor e a visão da instituição, fica mais fácil e natural potencializar todos os esforços em relação a ela.

Outros benefícios de aplicar o planejamento estratégico em sua escola particular são:

Melhora a gestão orçamentária

Uma vez que ao abraçar essa ação, você consegue detectar as necessidades da escola e identificar soluções e oportunidades. Logo, consegue cortar despesas e redistribuir recursos de forma mais inteligente e eficiente. 

Estimula o comprometido dos colaboradores

Com o planejamento adequado, todos os envolvidos conhecem, de antemão, o que precisa ser feito, um fato que incentiva o compartilhamento de ideias por parte de seus colaboradores. Desse modo, ao sentirem que têm voz, o grau de envolvimento e comprometido com resultados é compartilhado e potencializado.

Fundamenta as tomadas de decisão 

Pelo fato dessa estratégia permitir que você desenvolva diretrizes, estabeleça prioridades e objetivos, ela proporciona a você uma visão muito mais ampla sobre a sua instituição. 

Sendo assim, caso ocorra um imprevisto ou uma questão que englobe uma série de variáveis, é possível entender, com clareza e discernimento, o que deve ser priorizado e quais medidas devem ser tomadas para solucionar as demandas mais urgentes e importantes.

Passo a passo para aplicar o planejamento estratégico em sua escola particular

Ciente da importância e dos benefícios que o planejamento estratégico pode levar para sua escola, chegou a hora de conhecer as diretrizes que você deve implementar para colocar o seu plano em prática. Vamos a elas! 

Defina sua missão, visão e valores

Estabelecer essa tríade é fundamental para o seu planejamento, uma vez que esses conceitos atuam como uma bússola para orientar a busca de resultados e refletem a cultura de sua instituição. 

Sendo assim, é essencial determinar:

  • a missão: que é o propósito de sua escola, um conceito que deve ser amplamente divulgado em todo o seu estabelecimento e ficar na ponta da língua de todos os seus colaboradores. Para criá-lo, é preciso determinar os motivos que o fizeram criar a escola, o que ela faz e qual o seu público-alvo;
  • a visão: que engloba suas metas a longo prazo, ou seja, os resultados que deseja alcançar em um período pré-determinado, como um número x de alunos matriculados em 5 anos;
  • os valores: que são as crenças, o comportamento e as condutas que norteiam a sua escola e que resumem como o seu estabelecimento deseja ser visto e reconhecido perante o mercado e a sociedade. 

Faça o diagnóstico de seu funcionamento

Qual o momento de sua escola? Há quanto tempo ela está no mercado? Ela conseguiu atingir os resultados esperados? Para conhecer as respostas de todas essas questões, você precisa mapear processos e entender a fundo cada um deles. 

Nesse cenário, é crucial analisar os pontos fortes, os fracos, as oportunidades e os desafios tanto de sua escola como as da concorrência, assim como é importante monitorar e medir todos os resultados, como o desempenho dos professores, a performance dos estudantes, a credibilidade da escola e o número de matrículas.

Estimule seus colaboradores 

Você conhece as expectativas e desejos dos professores de sua escola? E de sua equipe administrativa? E dos funcionários de limpeza? Não sabe responder ao certo? Pois deveria! 

Isso porque para que seus colaboradores abracem a missão, a visão e os valores de seu estabelecimento, eles precisam se sentir acolhidos e importantes. 

Se sua escola for de porte pequeno, vale muito a pena conversar com cada um deles em particular. Caso essa prática seja inviável, uma boa diretriz é enviar questionários e promover encontros que prestigiem debates lúcidos e saudáveis sobre o tema. 

Leia também: Dinâmicas de grupo para treinamento motivacional: 4 ideias + 1 bônus

Acompanhe as ações e avalie os resultados

É imprescindível montar um cronograma que acompanhe as ações, observando se elas estão sendo executadas dentro do prazo e quais são os funcionários envolvidos. 

Lembrando que esse cronograma deve apresentar uma certa flexibilidade. Afinal, imprevistos de toda ordem podem acontecer. 

Depois de elaborado o cronograma, chega o momento de avaliar os resultados. Aqui, é preciso estudar a fundo se as metas traçadas foram alcançadas para, assim, desenvolver medidas que garantam o sucesso de sua estratégia.

Outras dicas sobre o assunto podem ser visualizadas neste vídeo do Sebrae: 

Para aplicar todas essas diretrizes e realizar um planejamento estratégico de sua escola particular efetivo, contar com parcerias é uma prática inteligente.

Para isso, existe a EAD Plataforma, uma ferramenta simples, prática e funcional, que oferece um mundo de possibilidades para a sua escola, como:  

  • a programação de aulas;
  • a aplicação de provas;
  • a liberação automática de matrículas após a confirmação de pagamento; 
  • a inserção de múltiplos professores, entre várias outras funcionalidades.

Quer conhecer as outras e testar a EAD Plataforma por sete dias sem custo algum? Basta clicar aqui! 

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy