copy para youtube

6 passos pra lá de importantes para escrever uma copy para YouTube

Estar no topo das paradas do YouTube é o sonho de muitos produtores de conteúdo. Afinal, isso te dá autoridade e credibilidade para vender o que quer que seja – e ainda faz com que você receba uma grana com anúncios. Mas sabia que uma técnica de marketing digital pode aumentar seus resultados ainda mais? É a copy para YouTube!

Ao usar estrategicamente esse método de escrita e produção de vídeos, seu conteúdo entrega o que o seu consumidor quer. E, em troca, ele passa a se interessar cada vez mais pelo seu canal (e pelo que você vende, de fato).

Mas e aí, quer entender os detalhes sobre a copy para YouTube? Na matéria de hoje, reunimos 6 dicas para desenvolver textos e vídeos que convertem.

Continue a leitura e confira!

O que é copy para YouTube?

Copy (ou copywriting) nada mais é que desenvolver um conteúdo estratégico mesclando texto e imagem – e escrever chamadas e descrições atrativas para persuadir os usuários a assistirem ao seu vídeo no YouTube.

Seja para vender um curso online, divulgar um material rico ou mesmo se envolver com a sua audiência, o YouTube é uma plataforma excelente, pois é muito popular – com cerca 2,2 bilhões de usuários ativos no mundo (segundo a Statista).

Tá, mas quais são os elementos que não podem faltar em uma copy para YouTube? Como produzir um vídeo com qualidade e que, definitivamente, converta seus leads e aumente suas vendas?

Veremos na sequência!

Primeira dica super-hiper-megafundamental

Antes de começar sua copy, faça um estudo de palavras-chave e reúna as principais, de acordo com o tema do seu vídeo. 

Isso, além de contribuir para o SEO, ajuda na hora de escrever a copy para YouTube (pois abre sua mente e permite que você use vários termos interessantes).

É legal dividir as palavras em prioritárias e secundárias (as prioritárias aparecerão nas partes mais importantes da sua copy – e as secundárias complementarão o texto).

Alguns sites fazem essa busca de palavras-chave gratuitamente e são uma mão na roda. Experimente o Google Keyword Planner, o SEMRush e o Ubersuggest.

Leia também: 11 dicas de marketing para YouTube [funcionam MESMO!]

6 passos para aprender a fazer copy para YouTube

Certo, antes de iniciar o passo a passo, é legal entender que existem basicamente dois cenários em que você deve usar a copy para YouTube. 

O primeiro compreende o preenchimento dos metadados da rede social (que são os campos básicos que o algoritmo da plataforma usa para filtrar e posicionar o seu vídeo).

O segundo cenário é o roteiro do vídeo em si, que precisa seguir uma linha de pensamento clara – focada em diversos elementos de copy. 

Vamos entender melhor como funciona? Confira a seguir!

Preenchendo os metadados

1. Crie um título matador

O título é um dos principais componentes de uma boa copy – já que ele é o primeiro lugar para qual os usuários olham ao encontrarem seu vídeo.

Para melhor ranquear seu conteúdo no YouTube, é ideal incluir uma palavra-chave prioritária no título. Para chamar a atenção da pessoa e aumentar as chances de clique, procure usar gatilhos mentais (urgência, escassez e prova social são boas opções!).

2. Faça uma descrição coerente 

Sabia que a descrição do vídeo influencia muito na forma como as pessoas chegam até seu canal? Faça um teste: procure um conteúdo e veja os primeiros resultados no sistema de busca do YouTube.

Provavelmente muitos conterão parte da descrição, geralmente com menção da palavra-chave principal. Por isso, vale caprichar na escrita desse metadado – a fim de torná-la atrativa para o leitor.

3. Aposte nas tags relacionadas ao tema do vídeo

Também chamadas de etiquetas, as tags não ficam visíveis para o público do YouTube, mas ainda assim são extremamente importantes para sua copy. 

Afinal, em termos gerais, elas ajudam o algoritmo e servem para reunir vídeos sobre o mesmo assunto. Portanto, quando for subir o vídeo no YouTube, lembre-se de incluir termos relevantes para o seu conteúdo no campo “tags”.

4. Não se esqueça da thumbnail

Essa é a miniatura do vídeo, que aparece na página de busca e na barra lateral do YouTube. Por mais que a própria rede social selecione uma parte do seu vídeo para transformar em thumbnail, você pode dar um up nela.

Com um software simples de edição, vale incluir uma chamada atrativa na imagem (sempre com a palavra-chave) para gerar curiosidade no usuário.

Cuidando do roteiro do seu vídeo

5. Use a técnica P.P.P.P.

Essa estratégia de copy significa Picture, Promise, Prove and Push (em português, Imagem, Promessa, Prova e Ação). 

Ao aplicá-la na elaboração do roteiro do seu vídeo, há mais chances de prender a atenção da pessoa – e ainda oferecer uma proposta de valor que resolva a “dor” dela. 

Vamos ver um exemplo? Imagine que você comercialize cursos de maquiagem online (e esteja fazendo um vídeo do YouTube para promover as vendas). 

Usando a P.P.P.P., sua fala poderia ficar assim:

“Já tentou fazer sua maquiagem em cima da hora e ela ficou toda bagunçada?” 

(Picture/Imagem: você criou uma cena de “desastre” na cabeça do usuário. É a dor dele).

“E se eu te dissesse que dá para aprender 5 passos muito simples para se automaquiar sem medo de errar?”

(Promise/Promessa: você já prometeu que vai ajudar a pessoa a resolver o problema, mas ainda não deu muitos detalhes. Assim, uma expectativa foi gerada).

“Essas 3 pessoas podem provar que a técnica dá certo! Olha como elas ficaram, antes e depois de aprender os 5 passos.”

(Prove/Prova: hora de mostrar que sua promessa funciona. No vídeo, dá para incluir imagens de casos reais de seus alunos).

“Então, se você quer ficar linda/lindo e nunca mais passar aperto ao se maquiar, faça o curso ‘Automaquiagem 2.0: do iniciante ao profissional em 5 passos’.”

(Push/Ação: esse é o momento de vender o seu curso como solução. Como as três etapas anteriores prepararam bem o terreno, fica mais fácil o usuário aceitar a sua proposta).

6. Elabore um bom call-to-action

O call-to-action nada mais é que a chamada para a ação, como vimos na etapa “Push” do tópico anterior. 

Mas dá para aperfeiçoar essa parte, usando a seu favor os recursos do YouTube (principalmente a descrição e os comentários). 

Ao finalizar o vídeo, você pode incentivar o consumidor para tomar uma atitude, como:

  • “aqui, na descrição do vídeo, tem um link para você baixar um ebook totalmente gratuito sobre automaquiagem online”;
  • “no primeiro comentário fixado, você consegue assistir a uma aula grátis sobre automaquiagem”;
  • “vou deixar meu número de WhatsApp na tela. É só me chamar e comprar seu curso agora”.

E é isso! Se você quiser saber mais sobre o universo de copywriting, este vídeo ensina outras possibilidades. Vale a pena assistir!

Gostou de aprender sobre copy para YouTube?

Então continue aumentando seu conhecimento sobre marketing digital! No blog da EAD Plataforma, publicamos uma série de artigos que podem ajudar a complementar sua estratégia.

Confira algumas sugestões de leitura:

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy