mercado de treinamento e desenvolvimento no Brasil

Tendências do mercado de treinamento e desenvolvimento no Brasil

Que o treinamento corporativo é importante para o aperfeiçoamento e atualização dos funcionários de uma empresa não é novidade. Porém, será que você está por dentro das  mais recentes tendências do mercado de treinamento e desenvolvimento no Brasil? Aliás, vale a pena ficar de olho nisso?

Certamente! Afinal, acompanhar essas tendências no mercado de treinamento corporativo apresenta oportunidades interessantes para a sua organização. 

Isso porque novas metodologias, aliadas às ferramentas digitais disponíveis, podem trazer um ganho no processo de aprendizagem dos seus colaboradores, o que se traduz  como um ganho para o seu negócio. 

Além de compreender a montar um treinamento corporativo e quando implementá-lo, por meio do levantamento de necessidades de treinamento, estar por dentro das tendências deste mercado é muito importante também para sair na frente da concorrência e se adaptar à realidade socioeconômica. 

Uma dessas tendências pode ser observada nos dados da pesquisa realizada pela  Statista Global Consumer Survey sobre aquisição de serviços de treinamento profissional no Brasil em 2021. 

De acordo com o estudo, cerca de 28% dos entrevistados responderam terem investido em “treinamentos/cursos online” nos últimos 12 meses, popularizando a modalidade de ensino à distância baseada no uso de plataformas e/ou aplicativos.

Outra pesquisa, o Panorama do Treinamento no Brasil 2020/2021, realizada pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), aponta para essa mesma direção.  

De acordo com dados do estudo, “56% dos respondentes citam como sua principal tendência ampliar a oferta de cursos online ou EAD, implantar uma plataforma para seus cursos online ou até migrar sua metodologia para online, aulas virtuais ou blended (mescla de treinamento presencial com online)”. 

Assim, para te ajudar a estar por dentro das principais tendências do mercado de treinamento corporativo, continue lendo este artigo!

O que esperar do mercado de treinamento e desenvolvimento no Brasil?

Com base na pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil 2020/2021, mencionado anteriormente, e em outros indicadores disponíveis, abordaremos a seguir quais têm sido as tendências do mercado de treinamento e desenvolvimento no Brasil

O estudo citado apresenta as prioridades das empresas na hora de destinar seus investimentos em treinamentos corporativos e também traz algumas predições sobre este mercado.

Ao final deste artigo, você saberá:

  • quais são os tipos de treinamento mais aplicados de acordo com o público;
  • quais os principais conteúdos abordados em treinamentos de acordo com diferentes setores da indústria; e
  • por fim, quais os três principais métodos de aprendizagem que têm se destacado no mercado de treinamento e desenvolvimento no Brasil.

1. Tipo de treinamento por público

O estudo da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento apresentou quais tipos de treinamento  – técnico, comportamental e compliance ou obrigatórios – são direcionados a quais públicos  – líderes e não-líderes

Entre os líderes, grupo que se subdivide, no contexto da pesquisa, entre alta liderança e gerência e supervisão, se destacou o treinamento comportamental, direcionado para 52% e 48% desses dois públicos, respectivamente. 

Já entre os não-líderes, conjunto que se subdivide entre operação industrial, comercial e administrativo, o treinamento técnico foi o mais direcionado para estes três públicos, tendo 47%, 43% e 46% deles, respectivamente, recebido esse tipo de capacitação.

2. Principais conteúdos por setor

O estudo da ABTD trouxe ainda os principais conteúdos que devem fazer parte de programas de treinamento deste ano de 2022 para cada setor. 

O destaque é para “Liderança“, que ficou em primeiro lugar em todos os setores, exceto Administração Pública, conforme mostra a tabela abaixo:

Fonte: Panorama do Treinamento no Brasil 2020/2021

3. Métodos de aprendizagem

A seguir, apresentamos alguns dos métodos de aprendizagem que já vêm sendo utilizados e que devem se manter como tendências no mercado de treinamento e desenvolvimento no Brasil. Dentre eles estão:

  • Microlearning
  • Blended Learning
  • Treinamento EAD

3.1 Microlearning

O microlearning, ou microaprendizagem, quebra um programa que seria ministrado em longas aulas em pequenas unidades de ensino. 

Especialmente nos treinamentos realizados de forma online, esse método é bastante eficaz uma vez que, de forma geral, o rendimento de aulas nessa modalidade não é muito eficiente depois de muito tempo de duração.

Além disso, a fixação do conteúdo utilizando o método do microlearning se torna mais efetiva, visto que nossa memória de curto prazo retém uma quantidade limitada de informação.

3.2 Blended learning

O método do blended learning, ou aprendizado híbrido, no treinamento corporativo envolve a utilização de plataformas digitais para o ensino sem abrir mão da interação humana, utilizando aspectos on e offline com o  objetivo de se obter um melhor aproveitamento por parte dos funcionários. 

Significa dizer que além do treinamento ocorrendo de forma presencial, no ambiente de trabalho ou em algum outro local físico, o aprendizado também é absorvido em um ambiente digital, por meio de aulas online síncronas, lives ou reuniões virtuais.

Também pode ocorrer por meio de fóruns online e comunidades em redes sociais para ampliar a discussão em torno do assunto e para possibilitar o compartilhamento de experiências de aprendizagem. 

3.3 Treinamento EAD

O modelo de treinamento à distância se tornou uma tendência com a pandemia da Covid-19. A pesquisa da ABTD aponta que o percentual dos treinamentos realizados presencialmente diminuiu 27%, enquanto o uso de soluções à distância aumentou.  

O meio de treinamento que mais cresceu foi o EAD online ao vivo, tendo um aumento de 200%.

Sendo assim, ainda de acordo com o estudo, a porcentagem e horas de treinamentos que foram realizados de forma remota atingiram o patamar de 44%, divididos em:

  • 19% online, EAD não ao vivo (auto treinamento)
  • 18% online, EAD com professor ao vivo
  • 7% EAD sem utilização de tecnologia (apostilas, manuais…)

Mesmo após o afrouxamento de medidas contra a pandemia, essa modalidade de ensino deve permanecer, dentre outros motivos, por conta das vantagens que o treinamento corporativo online apresenta. 

Inclusive, se você deseja capacitar funcionários ou realizar o onboarding deles de forma online, uma boa aliada nesse processo é a Plataforma EAD Corporativa.

Por meio dela, você treina sua equipe, oferece cursos à distância e reduz custos. Tudo isso em um ambiente restrito para pessoas convidadas, com total controle do andamento dos funcionários nos cursos. 

Agora que você já está por dentro das principais tendências do mercado de treinamento e desenvolvimento no Brasil, dê um passo além! Experimente a EAD Plataforma por sete dias de graça e descubra como capacitar seus funcionários de forma descomplicada!

Deixe seu comentário!