nomes para empresa de consultoria

Nomes para empresas de consultoria: 6 técnicas para escolher o melhor

O mercado de consultorias no Brasil se mantém ativo e em expansão. Conforme a pesquisa da Associação Brasileira de Consultores (ABCO), existem mais de 136 mil empresas cadastradas com estimativa de aumento de 50% até 2025. O fato é que a alta concorrência faz com que os investidores iniciem suas jornadas pensando em bons nomes para sua empresa de consultoria. 

Embora a denominação não seja o principal fator no momento da decisão, ela serve para abrir portas e gerar interesse de possíveis clientes. 

Para te ajudar neste processo criativo, listamos uma série de dicas para você criar o nome da sua empresa de consultoria e ser impactado positivamente. Continue com a gente e boa leitura!

Por que pensar em nomes para uma empresa de consultoria? 

Em linhas gerais, o consultor deve passar muita confiança e credibilidade para seus clientes. Este é um tipo de função que deve chamar a atenção do público, pois se o título é atrativo,  as chances de fechar bons negócios aumentam

Nesse aspecto, é fundamental entender sua importância no mundo corporativo, conhecer seu público-alvo e o significado das palavras na hora de criar o nome de uma empresa de consultoria.  

Dicas para criar nome para empresa de consultoria

A escolha de um bom nome para a empresa de consultoria depende de uma série de fatores. Confira, abaixo, as principais dicas na hora de colocar suas ideias no papel.

1. Defina seu público-alvo

A primeira atitude é determinar para quem você deseja falar. A propósito, você sabe quem são seus clientes? Pois bem, se esta é uma dúvida, faça uma lista de informações, como região geográfica, atividades, porte, número de funcionários, se a empresa é familiar, entre outros pontos que irão orientá-lo para suas decisões. Nesse aspecto, também é possível contratar uma agência que possa ajudá-lo a definir sua persona. 

2. Pesquise sobre seus concorrentes 

Dê uma olhada nos nomes e no posicionamento dos concorrentes do mesmo ramo de atuação para ter ideias mais claras.

3. Faça um brainstorm 

Nada melhor do que reunir seu time para colaborar com você na escolha. Caso trabalhe sozinho, busque inspirações em outros profissionais e reúna todas as ideias que surgirem ao longo do caminho. 

4. Escolha um nome a partir dos seus diferenciais 

Analise que serviço você oferece melhor em relação aos demais. Nesse sentido, será que seu poder de persuasão é maior do que seus concorrentes para atrair compradores? Sabe vender ou negociar com mais propriedade? Pois bem, inclua algum dado que faça referência às suas qualidades no nome da sua empresa de consultoria. 

5. Use palavras relevantes ao seu ramo 

Construa um nome que tenha a ver com sua especialidade. Sendo assim, uma boa dica para se diferenciar e atrair clientes é usar termos referentes. Por exemplo, se você tem uma consultoria financeira, incluir o termo “eco” pode ser interessante, pois remete à economia. 

6. Confira se o nome está livre 

Faça uma pesquisa no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) para saber se o nome que você escolheu já existe. Confira também se o domínio da internet está liberado para registrar seu site. 

5 ideias de nomes para sua empresa de consultoria 

Existem diversas possibilidades para você determinar o nome para a sua consultoria, entre elas, pensar no título próprio, institucional ou de acordo com o significado das palavras. Abaixo, seguimos com uma lista de sugestões para você se basear e clarificar sua mente. Confira!

  • Focus Empresarial: a palavra “focus” vem do latim, o que significa “foco”. Isso indica que sua empresa almeja executar melhorias para a experiência do cliente.
  • Conshark: “Shark” se refere à “tubarão”, o que, metaforicamente, remete a algo gigantesco e forte.
  • Consultoria Copacabana: usar o bairro ou o endereço onde está localizado seu negócio representa exclusividade e direcionamento para pessoas mais próximas à sua empresa.
  • Brainco Consultoria: em inglês, “brain” significa “cérebro”. Acompanhado de “co”, que se refere à “consultoria”, faz com que o nome se torne mais memorável e sofisticado.
  • Crescer Consultoria: a palavra “crescer” passa a sensação de positividade, evolução e profissionalismo. 

Nome próprio ou institucional: qual escolher? 

Usar o próprio nome na sua consultoria pode alavancar os seus negócios. A principal vantagem é que os stakeholders irão associar, aos seus serviços, qualidades que percebem em você, como qualidade de entrega, competências e experiência. Além disso, facilita na prospecção e na captação dos primeiros clientes. 

Contudo, sendo você o dono da agência, os clientes tendem sempre a querer seus serviços, e não de funcionários e parceiros. Você também receberá ofertas de serviços, justamente por tudo estar atrelado ao seu nome especificamente. 

Por outro lado, grande parte das empresas de consultoria usa o título institucional porque gera maior liberdade nas decisões, fazendo com que a organização trabalhe em outras frentes sem vincular a denominação do dono/sócio. 

Durante uma venda, sua empresa se igualará aos demais concorrentes, independente do seu porte. Neste caso, a reputação no mercado é o que contará para o cliente escolher você, e não os demais. 

Em termos de desvantagens, criar uma novo negócio exige tempo e dinheiro. A responsabilidade de uma empresa com nome institucional faz com que você invista mais força para gerar reconhecimento a ela. 

Ao mesmo tempo, você terá que investir em contratar e capacitar profissionais à sua altura para representá-lo, tornando-os menos dependente de você. 

Saiba mais: Como montar uma consultoria online de treinamento?

Como montar uma consultoria online? 

Agora que você sabe como procurar nomes para empresas de consultoria, o próximo passo é abrir seu próprio negócio. Esta tarefa pode parecer complicada, mas feita de forma online parece tudo mais simples. 

Uma solução inteligente para tirar sua ideia do papel é optar pelo EAD Plataforma. Aqui, você ministra suas aulas ao vivo com chat, promove assinatura, oferece certificados e faz suas próprias cobranças. Em outras palavras, é um recurso prático para gerenciar sua consultoria online. Dê os primeiros passos para realizar seu sonho agora mesmo!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy