como montar uma consultoria online de treinamento

Como montar uma consultoria online de treinamento? Descubra!

Muitos profissionais desejam saber como montar uma consultoria online de treinamento, e a resposta para essa pergunta é planejamento e uso de ferramentas tecnológicas.

Vale destacar que de acordo com a pesquisa panorama do treinamento no Brasil, 53% das empresas investem em treinamento dos seus líderes. E 48% delas já investe em treinamentos para gerentes e supervisores.

Isso mostra que o setor está crescendo a passos largos e que há um grande espaço para empresas de consultoria em treinamentos no mercado.

E se você quer saber como montar uma consultoria online de treinamento veio ao lugar certo. Neste artigo vamos mostrar o passo a passo que você precisa saber.

Como montar uma consultoria online de treinamento?

A consultoria online de treinamento é uma empresa de prestação de serviço que ajuda as empresas a encontrarem treinamentos no mercado para cada tipo de profissional com o intuito de aumentar o engajamento dentro do ambiente de trabalho.

Ainda que pareça ser difícil, com planejamento é possível criar a sua empresa de treinamentos e se destacar no mercado. Abaixo separamos o passo a passo para você montar a sua.

Determine quem será o seu público-alvo

Primeiramente você precisa pensar para quem você oferecerá o serviço de consultoria online de treinamento. Será para pessoas físicas? Empresas de pequeno porte? Organizações de médio porte? Grande porte?

Qual o setor de mercado que você pretende atuar: comércio? Indústria? Prestação de serviços? Note que conhecer o seu cliente é essencial para pensar em quais os treinamentos você pretende oferecer.

Quanto mais focado for o seu público, mais fácil será para criar o seu treinamento, bem como direcionar a propaganda do seu negócio para ele.

Quer saber como usar o OBS Studio? Então confere essas 5 dicas que separamos neste vídeo logo abaixo 👇

Escolha as habilidades que você quer desenvolver

Existem basicamente dois grandes campos de desenvolvimento profissional: habilidades hard skill e soft skill. É preciso pensar qual deles você quer trabalhar.

As habilidades soft skill são aquelas mais ligadas às questões comportamentais. Isso quer dizer que os treinamentos nessa área são mais focados em mudar o relacionamento interpessoal do colaborador, sua forma de trabalhar etc.

Já os treinamentos hard skill são mais ligados ao conhecimento técnico. Nesse caso você ensinará para o colaborador algo bem específico da área dele, como por exemplo, um curso de programação em Python.

Leia também:

Avalie como será o formato da sua atuação

Agora você precisa pensar em como vai atuar. É você mesmo quem vai oferecer os cursos ou serão terceirizados para outras empresas?

Haverá mentorias ou apenas treinamentos? Encontrar o formato certo de atuação permite criar estratégias mais embasadas.

Dessa forma, você oferecerá para o seu cliente algo mais específico que facilitará a compreensão dele sobre os benefícios que o seu serviço trará para a empresa.

Marque presença em todos os canais de divulgação

Para que sua consultoria ganhe espaço no mercado é preciso estar presente em todas as redes sociais, assim como canais no Youtube e blogs da empresa.

Como você está vendendo conhecimento, é muito importante disponibilizar também materiais gratuitos para seus potenciais clientes.

Por exemplo, se você vai oferecer um treinamento focado sobre como aumentar as técnicas de negociação para uma equipe de vendas, por que não fazer um e-book com alguns tópicos sobre o assunto?

Além disso, você pode pensar em vídeos curtos para explanar o tema de maneira mais superficial e criar o desejo do seu persona em adquirir os seus treinamentos.

Mostre para seu cliente os resultados que ele terá

Uma das grandes objeções quando alguém vai comprar um treinamento é: que retorno isso vai me trazer? É comum que os empreendedores querem saber se vale a pena o treinamento e se ele realmente vai colaborar com o aumento de vendas.

Portanto, é importante ter um plano bem determinado para o seu curso mostrando os resultados que ele trará para o seu cliente. 

Em um curso de vendas, qual a possibilidade dele realmente melhorar as habilidades dos vendedores para que eles vendam mais? Ter alguns dados para apresentar sempre traz uma credibilidade maior.

Trabalhe bem a prova social dos seus cursos

Há um gatilho mental chamado de prova social que dá muito certo para quem está oferecendo um curso no mercado. Geralmente uma empresa adquire um treinamento por indicação, ou porque outras empresas também o fizeram.

Já reparou que quando você entra em um site ou aplicativo de uma empresa de treinamentos tem lá embaixo os clientes que ela atende? E quando entre eles estão organizações de nome, a credibilidade que você tem no negócio não é muito maior?

Isso é a chamada prova social. Por isso, é muito importante em um primeiro momento oferecer alguns cursos grátis para algumas organizações de nome para poder colocá-las no seu rol de clientes.

Como resultado você atrai outras empresas que verão a sua consultoria online como uma autoridade na área que você está atuando.

Como funciona uma consultoria de treino online?

Uma consultoria de treinamento online precisa de uma plataforma confiável que é onde as aulas serão gravadas e ministradas para os seus alunos.

Por isso, é preciso pensar em todos os materiais que serão usados durante o treinamento, qual será o tipo de treinamento para então escolher corretamente a ferramenta.

Avalie se haverá aulas ao vivo, se os treinamentos ficarão gravados, quais os materiais complementares que serão disponibilizados etc.

No entanto, é preciso sempre ter em mente que o que seu cliente procura é resultado. Por isso, você precisa mostrar para ele quais serão esses resultados.

Quanto custa uma consultoria de treino online?

Montar uma consultoria online de treinamento não é caro. Tudo depende de quantas aulas forem ministradas, bem como do formato que os cursos terão.

Os investimentos serão mais para pagar a plataforma, criar os vídeos, os materiais didáticos. Enfim, dá para começar pequeno e depois expandir a sua atuação.

E se você quer saber um pouco mais a fundo sobre o custo de uma plataforma EAD e quantos alunos você poderá ter, é só acessar o nosso site.

Você saberá quais são os planos disponíveis e vai ver que não é caro montar uma consultoria de treinamento online. E esse é um mercado que está bem aquecido!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy