como fazer video treinamento online

Como fazer vídeo de treinamento online? 3 passos para gravar

O que vem antes de “luz, câmera e ação”? Se você quer aprender a gravar conteúdos, venha descobrir como fazer vídeo de treinamento online e compartilhe seu conhecimento. No post de hoje, selecionamos três passos práticos para propiciar a imersão no audiovisual.

Antes disso, vamos esclarecer algumas dúvidas comuns sobre planejamento, gravação e proteção dos direitos autorais. Em seguida, temos um passo a passo para mostrar como fazer vídeo de treinamento online de forma prática e sem gastar muito dinheiro. Vamos lá?

3 dúvidas: como fazer vídeo de treinamento online?

Primeiramente, vamos às dúvidas que costumam aparecer quando se pensa em como fazer vídeo de treinamento online. E lembre-se: mais adiante, teremos o passo a passo para colocar tudo em prática, ok? Continue conosco!

Como planejar o vídeo de treinamento online?

Por exemplo, suponhamos que esse treinamento seja focado no papel da liderança na diversidade e inclusão. Diante do tema bem delimitado, pense nos argumentos que serão abordados e passe a roteirizar o conteúdo com fluidez, considerando o tempo disponível.

E, se você acha que o roteiro é complexo, saiba que ele pode ser bem mais simples do que parece. Quem trabalha com isso tende a usar o storyboard, mas ainda há o “roteiro de texto direto”, que descreve a sequência de informações de maneira contínua, levando em conta:

  • abertura do treinamento, citando a importância da equidade, diversidade e inclusão nas empresas e na vida;
  • dados que mostram como as companhias diversas e inclusivas podem elevar a lucratividade em 33%;
  • como contribuir para um ambiente de trabalho equânime, com dicas para repensar as atitudes;
  • indicação clara das posturas esperadas pelos profissionais (e das que não são toleradas pela empresa);
  • e assim por diante.

Como gravar um treinamento online? 

Na hora de gravar uma videoaula, vale considerar os seguintes pontos:

  • roteiro focado no tema central da formação, com o encadeamento de assuntos relacionados;
  • cenário da gravação, preferencialmente em um ambiente organizado e sem ruídos externos;
  • maquiagem suave, a fim de uniformizar o rosto e evitar que fique com o aspecto de “brilho” na tela;
  • iluminação natural (se possível) ou luzes artificiais, como: ring light, difusor e softbox;
  • recursos audiovisuais, incluindo: câmera (que pode ser a do celular), tripé e microfone de lapela.   

Como gravar aulas online protegidas? 

Se sua preocupação envolve os direitos autorais ou a sensibilidade das informações, saiba que é importante contar com uma plataforma de e-learning. Dessa maneira, as videoaulas ficam restritas aos grupos do treinamento, evitando o acesso e compartilhamento indevido. 

Aqui na EAD Plataforma, por exemplo, nossas funcionalidades incluem:

  • criação de grupos específicos para os diferentes tipos de formação;
  • aulas disponíveis em datas fixas ou flexíveis, conforme a demanda;
  • certificado de segurança da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Passo a passo: como fazer vídeo de treinamento online?

Agora que esclarecemos as principais dúvidas, vamos ao passo a passo de como fazer vídeo de treinamento online. Para tal, levaremos em conta o exemplo que citamos logo acima, acerca do papel dos líderes para promover empresas mais diversas e inclusivas, ok?

1. Elabore conteúdos de qualidade

Além de trazer seu conhecimento para a ação formativa, é vital enriquecer o treinamento com outros recursos que engajam. Por falar nisso, citamos adiante três alternativas para complementar sua argumentação, o que também deverá ser incluído no roteiro, certo?

Infográficos

Busque infográficos que evidenciam a disparidade em termos de diversidade e inclusão nas empresas do país. Aliás, esse é um recurso visual que facilita o entendimento do abismo que ainda precisamos superar para ter oportunidades iguais para todas as pessoas:

Fonte: Estácio

Estatísticas

Divulgue dados estatísticos que trazem credibilidade, como o estudo da Oxfam em parceria com o Instituto Datafolha. A propósito, essa pesquisa apurou que “86% dos brasileiros reconhecem que o progresso do país depende da redução das desigualdades”, sabia?

Vídeo institucional

Se o material já tiver sido produzido, inclua um breve vídeo institucional da empresa abordando o assunto. Dessa forma, ficará evidente que a diversidade e a inclusão realmente estão entrando para ficar na cultura organizacional. Veja um exemplo da PwC:

2. Selecione os recursos necessários

Nesse ponto, é preciso separar os recursos para começar a gravação. Além do cenário e da iluminação que citamos, o grande desafio está nos equipamentos. Em geral, você poderá usar a câmera do celular, de preferência com um tripé, bem como um microfone de lapela. 

Mas, se preferir, é possível gravar a tela e a voz diretamente pelo Loom, que é gratuito para 25 vídeos. No caso, basta instalar o plug-in no Google Chrome, se cadastrar e começar a gravar. Simples assim! 

Nessa ferramenta, estão disponíveis as seguintes opções de gravação:

  • tela + câmera (screen + cam);
  • somente a câmera (cam only);
  • apenas a tela (screen only).

3. Siga o roteiro de gravação

Chegando no momento da gravação, é crucial evitar os improvisos, já que o roteiro servirá como um script. Se for necessário fazer alterações, não deixe de rever os demais pontos da lista para manter a lógica da informação que você definiu lá no começo.

Por isso, o ideal é revisar o roteiro antes de dar o play, assim como checar todos os equipamentos. E, estando tudo ok para começar a gravar, lembre-se das seguintes dicas:

  • posicione-se de modo confortável e no local certo para a iluminação e a câmera; 
  • fale sem pressa, isto é, mais pausadamente, atentando sempre para sua dicção;
  • prefira frases objetivas, mais diretas, sem rodeios que prejudicam o entendimento;
  • tente não repetir as mesmas informações, porque pode ficar redundante e cansativo;
  • ao final, indique os próximos passos, como a leitura de uma cartilha da empresa. 

Enfim, esperamos que você tenha gostado das dicas práticas de como fazer vídeo de treinamento online. Adicionalmente, recomendamos outros posts da EAD Plataforma que ajudam a aprimorar seus conteúdos audiovisuais: 

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy