Soft skills nas empresas: o que são, mais demandadas, e como desenvolver! [Guia completo]

Soft skills é um termo cada vez mais popular no mundo corporativo, afinal, são as habilidades comportamentais relacionadas à forma como cada profissional lida com as pessoas ao seu redor e diante de determinadas situações.

Comunicação, inteligência emocional e trabalho em equipe são algumas das principais soft skills que as empresas estão levando, cada vez mais, em consideração na hora da contratação de um colaborador, visto que essas competências são fundamentais para melhor desempenho de um modo geral.

Mas, a dúvida que fica é: o que são e como desenvolver soft skills

Para não restar questionamentos sobre esse assunto, continue a leitura deste conteúdo até o final, já que iremos detalhar:

  • o que são soft skills?
  • qual a importância de soft skills na empresa?
  • quais são as soft skills mais demandadas pelas empresas?
  • como desenvolver soft skills nas empresas?

Preparado? Então, vamos lá!

O que são soft skills?

Soft skills são um conjunto de habilidades diretamente relacionadas ao comportamento de um profissional frente a determinadas situações e pessoas.

Por se tratar de algo mais subjetivo, ou seja, a forma como o indivíduo lida em certas ocasiões, ou até mesmo o seu próprio emocional, elas são mais difíceis de mensurar e desenvolver, o que, geralmente, é um desafio para as organizações.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Manpower Group, publicada pela Globo, 38% (31% no Brasil) das organizações afirmam que é difícil treinar as competências técnicas procuradas, 43% (64% no Brasil) dizem que é ainda mais difícil ensinar as soft skills que elas necessitam, tais como pensamento analítico e comunicação.

O fato é que antes as empresas valorizavam muito as hard skills, ou seja, as habilidade técnicas de um profissional, porém, com o passar do tempo ganharam maior notoriedade e relevância, pois são elas que irão ditar a maior parte do desempenho de um profissional dentro de qualquer negócio.

Qual a importância de soft skills na empresa?

O ambiente corporativo está em constante evolução. 

Se antes as competências técnicas eram mais valorizadas, hoje em dia, o cenário mudou.

Como dissemos, as habilidades comportamentais – listamos as principais no próximo tópico – são as primeiras a serem analisadas na hora da contratação de um funcionário. Afinal, é essencial saber como a pessoa lidaria em situações de pressão, e com o trabalho em equipe, por exemplo.

No dia a dia da empresa, fica evidente o desempenho superior das pessoas que se mostram mais resilientes, pacientes e solucionadoras de problemas, e tudo isso não se trata de habilidade técnica, mas sim comportamental.

A dúvida que fica é: quais são as soft skills mais demandadas pelas empresas?

Confira a resposta no tópico abaixo.

Quais são as soft skills mais demandadas pelas empresas?

De acordo com um estudo recente produzido pelo PageGroup –  consultoria líder mundial em recrutamento executivo especializado -, publicada pela Folha Dirigida, as soft skills mais demandadas pelas empresas são:

  • trabalho em equipe (47,5%)
  • inteligência emocional (33,8%)
  • comunicação assertiva (28,8%)

Trabalho em equipe 

O trabalho em equipe é uma das soft skills mais procuradas pelas empresas, e só pelo nome já dá para ter uma boa base do se trata, não é mesmo?

Profissionais que sabem como lidar com opiniões e pontos de vista diferentes vale ouro no mundo corporativo. Afinal, uma empresa não é formada apenas por uma pessoa, mas sim um grupo de pessoas distintas em busca de um objetivo em comum. 

Saber como trabalhar em equipe é o que garantirá boa parte, senão todo, o sucesso de qualquer negócio.

Veja também: O que é Team Building? Por que fazer? 5 dicas + bônus

Inteligência emocional

A inteligência emocional é outro ativo extremamente relevante para qualquer empresa. Isso porque, como já sabemos, o mundo corporativo tem os seus “perrengues”, e para passar por eles da melhor maneira possível é preciso saber discernir e saber controlar as emoções.

Em um momento de pressão, por exemplo, profissionais que não possuem inteligência emocional tendem a ficarem mais estressados que o normal, e isso, só trará ainda mais problemas para a questão.

Comunicação assertiva

Outro ponto crucial para ter uma equipe de alta performance é a comunicação assertiva.

Sem uma boa comunicação entre as equipes as chances de retrabalho, e principalmente, fracasso de um projeto por falta de diálogo são grandes.

Por isso que a comunicação é uma das soft skills mais procuradas pelos empreendedores e times de RH, já que se trata de uma grande parte do desempenho de uma equipe de uma forma geral.

Como desenvolver soft skills nas empresas?

Existem várias formas de desenvolver soft skills dos colaboradores, porém a mais popular é por meio de treinamentos fornecidos pela própria empresa, ou de terceiros especialistas no assunto.

Os treinamentos são fundamentais para reforçar o conhecimento dos funcionários sobre suas habilidades comportamentais, e fazê-los identificar quais pontos precisam aprimorar para um melhor desempenho.

Você pode optar por realizar um treinamento presencial ou em uma plataforma ead (curso à distância), para garantir que seus funcionários tenham acesso ao conhecimento que pode transformar sua carreira, independente do cargo.

O fato é que realizar um treinamento online garante maior flexibilidade para seus colaboradores, do que um presencial, visto que eles podem acessar de qualquer lugar do mundo e no horário que acharem mais conveniente, além de poderem rever as aulas até o entendimento correto sobre o assunto.

Para isso, você pode contar a EAD Plataforma.

Mais sobre a EAD Plataforma

A EAD Plataforma é a solução ideal para você que deseja treinar sua equipe, oferecer cursos à distância e reduzir custos, além de ter um ambiente restrito para alunos convidados, total controle das matrículas e andamento dos alunos nos cursos.

Ficou interessado? Então, o convidamos a testar a EAD Plataforma agora mesmo, totalmente sem compromisso!

Aproveite e veja nosso post com as 6 razões para contratar a EAD Plataforma agora mesmo em seu negócio!

Pronto para colocar o plano em ação?

Agora que você já sabe tudo sobre soft skills para empresas, chegou a hora de colocar a mão na massa! Pegue tudo o que aprendeu neste post e coloque em prática!

Além disso, confira abaixo outros conteúdos que podem te interessar:

Até a próxima!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy