Treinamento de soft skills: conheça uma estrutura de conteúdo gratuita!

Revelando dicas práticas e didáticas, este artigo te ensina como montar um treinamento de soft skills. 

Para facilitar seu entendimento, dividimos o conteúdo em duas etapas. 

Na primeira, você aprenderá quais são as habilidades mais exigidas pelo mercado e que não podem ficar de fora do seu curso.  

Já na segunda, reunimos algumas dicas para que você coloque o seu plano em ação. 

Logo, podemos definir este artigo como um valioso guia para que você ofereça a melhor experiência de ensino para seus alunos.

Ah, nossas dicas são direcionadas para produtores de conteúdo ou empresas que desejam melhorar a performance dos colaboradores. 

Portanto, siga e aprenda como desenvolver um ótimo treinamento. 

Como montar um treinamento de soft skills? 

Comece pelo dever de casa, ou seja, estude quais são as soft skills mais desejadas pelo mercado de trabalho. 

Se você é uma empresa, avalie as suas necessidades e monte um programa de acordo com os objetivos do seu negócio. 

Para te ajudar nesta etapa, contamos com o auxílio da Lucedile Antunes, autora do livro Soft skills: competências essenciais para os novos tempos. 

Ao lidar com CEO’s de vários segmentos, Antunes descobriu quais são as habilidades mais importantes para conquistar um diferencial competitivo no mercado e adicionar no seu curso. 

Vem com a gente entender quais são estas habilidades. 

Reinvenção

Estamos em um período da humanidade em que tudo muda a todo o momento. Uma prova disso foi a pandemia causada pelo novo coronavírus. Ela fortaleceu o trabalho remoto e trouxe uma jornada de trabalho mais flexível. 

Nesse contexto, foi necessário se reinventar, isto é, olhar para frente e fazer alterações necessárias para se transformar por completo. 

Profissionais de sucesso sabem lidar bem com as próprias emoções para entender os sentimentos alheios e construir uma nova inteligência. 

Dito de outra forma, é capacidade de lidar não somente com questões técnicas, mas também com a inteligência emocional, lúdica, relacional, espiritual e de adaptabilidade. 

Enfim, é dar o próximo passo, seja na vida profissional ou pessoal, mesmo diante de obstáculos que surjam pelo caminho. 

O livro Arte de Ser Flexível é um ótimo ponto de partida para ajudá-lo a desenvolver este módulo do seu curso de treinamento para soft skills. 

Nele, o psicólogo Walter Riso ensina como rever os próprios conceitos e se adaptar às mudanças impostas pela vida. 

Coragem 

A próxima soft skill trazida pela nossa autora reforça a importância de seguir em frente, mesmo quando tudo parece estar errado. 

Ficamos inertes, não acreditando na possibilidade de ter novas estratégias para conquistar ótimos resultados. É neste momento que apenas a coragem nos ajuda a virar esse jogo. 

Em síntese, coragem é originária de uma força interior, uma habilidade que permite o conhecimento das próprias imperfeições, fortalecidas com o desejo de seguir em frente. 

Certamente, você conhece diversos profissionais que ficaram parados na carreira devido a falta de coragem. Por isso, é um item indispensável em seu treinamento de soft skills. 

Abaixo, você confere um vídeo de Kau Mascarenhas que te ensina como reiniciar a sua mente e praticar bons hábitos. É uma ótima técnica para compartilhar com os seus alunos. Assista: 

Atitude positiva 

Desde criança, somos ensinados a se concentrar no lado negativo das situações.  

Isso porque nossos pais ensinam as atitudes necessárias para driblar o perigo.

Essa herança de geração resulta em comportamentos que se intensificam com o avanço da idade. Aqui estão os principais:

  • Ansiedade;
  • Insônia;
  • Hipertensão:
  • Estresse.

Em paralelo, é possível observar medos de errar no cumprimentos de projetos, ter baixa performance, autocrítica exagerada, alta competitividade e baixa autoestima. 

Ao ensinar os seus alunos a olhar o trabalho de forma positiva, tudo muda para melhor, uma vez que as pessoas se sentem mais confortáveis para superar desafios e a cumprir metas

Este audiobook, do autor Napoleon Hill, é um ótimo material para buscar referências sobre como ter mais atitude positiva. 

Criatividade 

É um dos conceitos mais importantes para o seu treinamento de soft skills. Sem ela, é mais difícil encontrar respostas para problemas e a desenvolver outras habilidades que já mencionamos neste artigo. 

Para ser criativo, é preciso ter coragem, atitude positiva e se reinventar. Estimule seus alunos, por exemplo, a usar ferramentas que ajudam a pensar fora da caixa, como o Canva

Trata-se de um recurso gratuito que permite criar publicações para redes sociais, apresentações, cartazes e vídeos. 

Aliás, veja este vídeo e aprenda como usar o Canva de maneira didática e prática: 

Mais 14 habilidades para o seu treinamento de soft skills

Este relatório publicado pelo Fórum Econômico Mundial (FEM) listou outras habilidades que são indispensáveis para o mercado até 2025. São elas: 

  • Pensamento analítico e inovação;
  • Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizado;
  • Resolução de problemas;
  • Pensamento crítico;
  • Liderança;
  • Uso, monitoramento e controle de tecnologias;
  • Programação;
  • Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade;
  • Raciocínio lógico;
  • Inteligência emocional;
  • Experiência do usuário;
  • Ser orientado a servir o cliente (foco no cliente);
  • Análise e avaliação de sistemas;
  • Persuasão e negociação.

Mão na massa: saiba como desenvolver um treinamento 

Uma vez entendido quais são as soft skills mais importantes para o seu programa de treinamento, chegou a hora de colocar a mão na massa. 

Para isso, siga as nossas dicas abaixo:

  1. Contrate uma plataforma de e-learning;
  2. Estabeleça o objetivo do treinamento; 
  3. Organize a estrutura;
  4. Monitore a performance.

Vamos a elas! 

1- Contrate uma plataforma de e-learning

Começamos pelo básico: contratação de uma plataforma de ensino. Isso porque ela é uma poderosa aliada para tirar sua ideia do papel sem burocracia. 

Dito de outra forma, esta tecnologia reúne um grupo de recursos que facilita o desenvolvimento de pessoas, otimização de custos e o crescimento sustentável. 

Quer saber mais? Assista: 

2 – Estabeleça o objetivo do treinamento

Isto é: segmente suas ações de acordo com o objetivo, setor, resultado esperado e outros atributos. 

Se a equipe de atendimento tem tido dificuldades para atender o cliente com excelência, você pode apresentar novas técnicas para solucionar problemas. 

Ao mesmo tempo, é essencial ensinar como ter resiliência, demonstrando alguns estudos de caso para facilitar o entendimento do aluno. 

3- Organize a estrutura 

A próxima etapa consiste na organização da estrutura do curso. Se for uma capacitação rápida, indicamos o microlearning, com “doses homeopáticas” de conteúdo. 

De qualquer maneira, é fundamental criar seu roteiro conforme alguns elementos. Isso envolve:

  • Período programado;
  • Tempo de cada aula;
  • Módulos. 

A princípio, faça uma lista para definir prioridades e começar a organizar suas ideias.  

4. Monitore a performance 

Como avaliar o sucesso do treinamento de soft skills? Aí vão algumas métricas que te ajudam a descobrir a qualidade do conteúdo: 

  • Performance individual: calcula a aplicação prática dos conhecimento que foram absorvidos pelos alunos;
  • Taxa de adesão e de abandono: analisa a participação dos alunos em comparação com aqueles que não concluíram os módulos; 
  • Retorno sobre o investimento (ROI): mostra o resultado do curso em paralelo com o investimento aplicado;
  • Avaliação de reação: apresenta a percepção dos estudantes sobre o período do curso, metodologia de ensino, qualidade do professor, etc. 

Enfim, agora que você já sabe como montar um treinamento de soft skills, que tal entrar em contato para colocar em ação esse conhecimento? 

Além disso, aproveite a oportunidade para testar os recursos por 7 dias gratuitos. Temos tudo o que você precisa para criar e vender cursos online!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy