persuasão em vendas

Persuasão em vendas: descubra 6 técnicas para impulsionar seus resultados!

Aprender como fazer persuasão em vendas é crucial para obter os melhores resultados possíveis quando o assunto é vender, seja online ou presencialmente.

Ela é a grande responsável por potencializar os resultados de qualquer empreendimento, já que o seu objetivo é utilizar os melhores gatilhos e técnicas para converter seu público-alvo em clientes efetivos.

Dominar a arte da persuasão é fundamental para fechar os melhores negócios de forma natural, sem ser aquele “vendedor chato”. Ela é quem irá convencer seus potenciais clientes de que a melhor solução para o seu problema é o seu produto ou serviço.

Para te ajudar nessa jornada, continue a leitura deste post até o final! Vamos cobrir os principais pontos que você precisa saber sobre as técnicas de persuasão em vendas, como:

  • o que é persuasão;
  • persuasão em vendas: 6 técnicas para vender muito!
  • lista de palavras de persuasão.

O que é persuasão

Persuasão é a capacidade de convencer uma pessoa a realizar uma ação que você deseja, seja comprar o seu produto ou serviço, ou até mesmo fazê-la concordar com alguma ideia ou pensamento.

Quando estamos falando sobre persuasão em vendas, ela pode ser entendida como a habilidade de levar alguém a comprar a solução da empresa em questão. 

Por isso, se faz obrigatório o entendimento a fundo do produto ou serviço oferecido por parte da equipe comercial. É importante ter todas as informações, além dos principais diferenciais competitivos relacionados a outras ofertas no mercado.

Algumas pessoas acreditam que essa característica é um dom com que se nasce, “fulano nasceu para as vendas, veja como ele se comunica”, já ouviu algo parecido?

Porém, a verdade é que essa qualidade pode ser desenvolvida por qualquer pessoa, seja por meio de treinamentos ou na prática mesmo.

Persuasão em vendas: 6 técnicas para vender muito!

Existem algumas técnicas de persuasão em vendas que você pode (e deve) utilizar para impulsionar seus resultados. 

Algumas das técnicas descritas aqui foram retiradas do livro ‘‘As armas da persuasão: como influenciar e não se deixar influenciar’’, de Robert Cialdini. Inclusive, recomendamos a leitura desta obra para todos que desejam aprimorar suas técnicas de vendas.

No livro, Cialdini explora seis leis da persuasão, sendo elas:

  • reciprocidade;
  • aprovação social;
  • afeição;
  • compromisso;
  • coerência e referência;
  • urgência.

Reciprocidade

Sabe quando uma pessoa te dá um presente e você sente na “obrigação” de retribuir de alguma forma? Pois bem, esse é o gatilho da reciprocidade.

Ela acontece quando existe uma troca mútua de energia entre duas pessoas. 

Quando nos referimos à vendas, é quando o vendedor oferece algo de forma gratuita para o potencial cliente em questão, seja um ajuda especial ou algum “mimo”, e o cliente sente que deve retribuir de alguma forma, geralmente, comprando a solução daquela empresa.

Ela é uma técnica de persuasão em vendas poderosa, vale a pena utilizá-la tanto em seu discurso de vendas quanto em sua estratégia de marketing digital, por exemplo.

Aprovação social

Quem nunca deixou de comprar um produto por conta de avaliações negativas de outras pessoas?

Tanto online quanto pessoalmente, é natural do ser humano levar em consideração a opinião de outras pessoas para alguma tomada de decisão. 

Afinal, é uma maneira de nos sentirmos mais seguros sobre a decisão que iremos tomar, principalmente no mundo das vendas, onde somos mais racionais e, geralmente, conduzidos pela massa.

Por isso, é imprescindível ter em mãos (e em seu site e redes sociais) cases de sucesso, depoimentos de clientes, portfólio, reputação, entre outros pontos para reforçar a autoridade da empresa em questão, e convencer o prospecto de que é uma boa decisão adquirir tal solução.

Afeição

É de extrema importância o vendedor criar um laço com o potencial cliente na hora da compra, isso deixará toda a situação mais confortável e criará um sentimento de confiança por parte do cliente, o que facilita a venda.

Por isso, o vendedor precisa demonstrar autoridade sobre o assunto, firmeza no discurso e enfatizar pontos em comum com o prospecto. Assim, torna- se muito mais fácil ganhar a atenção e afeição do cliente para com a marca.

Compromisso

O compromisso é outra técnica de persuasão em vendas poderosíssimo para impulsionar suas vendas.

Ele tem como objetivo gerar na outra pessoa a necessidade de realizar algo. 

Existem diversas formas de fazer isso, como por exemplo, marcar uma reunião com data e hora para que as chances de desistência por parte do cliente sejam menores.

Sem contar que ao fazer pequenos favores para o cliente em questão, e fazendo com ele assuma certos compromissos com você, as chances de venda são muito maiores.

Coerência e referência

Outro gatilho de persuasão é a coerência e referência, ou seja, o quanto determinada empresa tem autoridade no mercado comparado com seus concorrentes.

E não somente em relação a empresa, como também o quanto o vendedor em questão entende sobre o produto e mercado de forma geral.

O potencial cliente precisa sentir segurança por parte do negócio e do vendedor, além do discurso de ambos estarem alinhados.

Urgência

A urgência é outra técnica de persuasão em vendas muito utilizada e poderosa quando o assunto é conversão.

Ela gera na outra pessoa a pessoa de perder algo, fazendo com que ela aja de forma mais rápida, apelando um pouco mais para a emoção do que razão.

Um claro exemplo deste gatilho em ação são as promoções com tempo limitado. Elas geram esse senso nas pessoas de que se não comprarem naquele momento, irão perder aquela oportunidade.

Lista de palavras de persuasão para vendas

Outra busca recorrente são as palavras de persuasão para vendas para utilizar em seu script de vendas, por isso, separamos abaixo as melhores para começar a utilizar em sua comunicação agora mesmo, confira:

  • você;
  • agora:
  • exclusivo;
  • último;
  • grátis;
  • novo;
  • fácil;
  • promoção;
  • especial;
  • economizar;
  • descubra.

Persuasão em vendas: considerações finais

Com palavras governamos homens” – Benjamin Disraeli, primeiro-ministro do Reino Unido.

Essa reflexão de Disraeli se encaixa perfeitamente com este conteúdo, visto que reforça a ideia de que com as palavras e técnicas certas é possível convencer qualquer pessoa a tomar uma ação.

E isso se torna crucial quando estamos nos referindo a persuasão em vendas, já que os resultados afetam diretamente o desempenho de todo negócio.

Agora, queremos saber sua opinião sobre este conteúdo. Ele te ajudou de alguma forma? Deixe nos comentários para batermos um papo.

Além disso, separamos abaixo outros conteúdos que podem te interessar:

Até a próxima!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy