livro estratégia marketing

Descubra com esses 5 livros as estratégias de marketing que impulsionarão suas vendas

Segundo a agência Ironpaper, as mídias sociais influenciam 93% das decisões de compra. Um relatório da DataReportal mostrou que o tempo médio gasto na internet pelos brasileiros, por dia, é de mais de nove horas. Com essa lista de livros, você vai aprender a usufruir da internet para alavancar seu negócio.

Você sabia que as formas e cores utilizadas em uma campanha, as fontes curvilíneas em vez de pontiagudas, e até mesmo a figura de um homem de barba ou uma mulher de óculos podem impactar na receptividade de um produto? Esses são alguns dos aspectos trabalhados nos livros a seguir.

Se estiver curioso sobre um case de sutileza de marketing, acesse o catálogo da Netflix. A maioria das capas de filmes e séries mostra três pessoas ou menos, com emoções faciais complexas, e o vilão fica em evidência, pois já foi comprovado que essa técnica é mais efetiva do que evidenciar o protagonista.

As áreas e os recursos da mercadização são interligados e complementam-se um ao outro. Prova disso são as palavras de Vitor Peçanha, autor presente na lista, na 7ª RD Summit – maior evento de marketing digital e vendas do país.

Ele diz que a “transformação digital de verdade é aquela que as pessoas não veem” e “quanto mais específico o conteúdo, menor seu alcance e maior sua conversão”, como você verá nos cinco livros a seguir.

1. Posicionamento – Al Ries, Jack Trout

Al Ries e Jack Trout são conhecidos como os maiores estrategistas de marketing do mundo, e foram os inventores do termo posicionamento, dentro da área. Essa estratégia, que é apresentada na obra Posicionamento, consiste em buscar a solução na mente do potencial cliente. 

Em outras palavras, o foco não é a criação de algo novo, mas sim a manipulação do que já existe.

O livro prega que a forma mais fácil de ganhar espaço na mente dos consumidores é chegando primeiro. Para isso, é preciso conhecer e respeitar o espaço do concorrente, seja ele inferior ou superior. É necessário, ainda, explorar os pontos fracos e fortes do seu produto e, também, do produto de seus concorrentes.

Os próprios autores do livro foram os responsáveis pelo posicionamento de todo um país. Ao chamarem a Jamaica de “Havaí do Caribe”, se utilizaram de um ponto turístico, já consolidado na mente de muitos turistas, para ajudar a destacar outro local, recém-aberto para investimentos estrangeiros.

Na obra, são detalhados cases desse tipo de lógica nos mais diversos campos. A Bélgica, um banco estadunidense, e até mesmo a Igreja Católica foram alvos bem-sucedidos de campanhas de posicionamento. Já o primeiro correio eletrônico dos EUA fracassou graças a uma estratégia errada.

livros estratégias de marketing - posicionamento

2. Obrigado pelo Marketing – Vitor Peçanha 

O livro Obrigado pelo Marketing trata do marketing de conteúdo. Quem mostra os segredos desse tipo de produção é o mineiro Vitor Peçanha. Ele é palestrante, consultor, referência nacional no assunto e fundador da Rock Content, empresa especializada no tema.

O primeiro passo para aderir a essa mercadologia que traz maior interação com o público é definir a estratégia com três perguntas simples. Peçanha gosta de educar o mercado, respondendo “por quê?”, “para quem?” e “como?”.

Um dos pontos fundamentais para que seus consumidores te agradeçam pelo seu marketing é desenvolver um bom texto. Para isso, técnicas como a pirâmide invertida, SEO, e a produção de conteúdos evergreen (perenes) são algumas das abordadas no livro.

A leitura é completa, ao passo que mostra também como otimizar os resultados, depois de obtê-los. Funil de vendas, geração de leads e métricas – de consumo, de engajamento, de conversão e comerciais – são mais alguns conceitos ensinados para ganhar a gratidão de seus clientes. 

livros estratégias de marketing - obrigado pelo marketing

3. Small Data – Martin Lindstrom

Martin Lindstrom já foi colaborador de empresas como Disney, Lego e McDonald’s. O especialista em branding e comportamento de consumidores se atenta para as minúcias do comportamento humano. É aí que se encontram os dados que trarão o diferencial na pesquisa de mercado.

Esses detalhes, apresentados no livro Small Data, são capazes de transformar a experiência do usuário e atrair os clientes se utilizando de preferências inconscientes. 

Os cases mostrados vão desde provadores de roupa conectados à internet, para atender o público de meninas adolescentes, até um novo som ambiente nos bares-restaurante de uma cervejaria, que fosse capaz de atrair os consumidores e os fazer associar o ambiente ao estilo de vida carioca.

Martin ensina, neste livro, o método 7C, que pode revolucionar seu sistema de comercialização. Coleta, comunicação, conexão, correlação, causalidade, compensação e conceito compõem a fórmula para aplicar as estratégias do autor dinamarquês.

livro estratégia marketing - small data

4. Marketing 5.0 – Philip Kotler

Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan trouxeram a sequência Marketing 5.0”, em função da pandemia de COVID-19. Os autores perceberam que o distanciamento social forçou a migração acelerada das empresas para o meio digital.

No primeiro ano da pandemia, quase 5 bilhões de pessoas usaram a internet. A tendência é que, em 2030, 90% da população mundial tenha acesso à ferramenta. Até o fim de 2022, projeta-se que 72% das interações entre consumidores e empresas contem com tecnologias como inteligência artificial ou chatbot.

São duas as principais disciplinas desse novo conceito. O marketing ágil mostra como as novas tecnologias ajudam a fornecer os dados para aprimorar um produto, quando seu ciclo de vida é cada vez mais curto. E o marketing baseado em dados vem para filtrar o imenso volume de informações obtidas sobre os consumidores.

Neste livro, os autores também tratam das aplicações que essas duas ideias possibilitam na nova fase. Marketing preditivo, contextual e aumentado são alguns conceitos aprofundados, além de aspectos como diferenças geracionais, a polarização da sociedade e os avanços que ainda estão por vir.

livros-estratégias marketing - marketing 5.0

5. Neuromarketing – Darren Bridge

Pelo nome, pode parecer algo complicado, mas o neuromarketing é o estudo de aspectos de marcas e produtos tão enraizados no nosso subconsciente, que nem percebemos ativamente. Uma letra “M” amarela e curva é facilmente remetida ao McDonald’s. Esse caso é trabalhado na parte de design multissensorial.

Em sua obra Neuromarketing, o neurocientista Darren Bridger explica como conceitos de sua área são aplicados para aumentar as vendas. O fenômeno da cegueira de escolha mostra que o design manipula nossas tomadas de decisões. 

Por isso, o mapeamento deve ser constante, já que cada pessoa interpreta imagens e até cores diferentemente. 

Alguns toques bem simples podem fazer com que o conteúdo seja melhor absorvido. Informações passadas no início de uma narrativa são consideradas mais importantes pelo cérebro. Fontes mais simples, imagens centralizadas e informações passadas da esquerda para a direita também produzem maior efeito.

Além disso, Bridger explica também  sobre fluência de processamento, efeito da mera exposição, densidade proposicional, Complexidade de Kolmogorov e design de baixa complexidade. São conteúdos que trazem o diferencial ao desenhar seu produto e permitem literalmente dominar o intelecto do cliente.

livros estratégia marketing - neuromarketing

Faça o seu, tendo em vista o outro

Al Ries, autor do primeiro livro da lista, ressalta que “o marketing não é uma batalha de produtos, é uma batalha de percepções”.

Todos os cases de sucesso mostram a importância de focar no consumidor, em como ele recebe sua oferta, e o que é possível fazer para torná-la mais convincente e atraente.

A concorrência precisa, sim, ocupar um espaço no seu planejamento, mas apenas como uma referência a ser monitorada. Ela pode oferecer pontos de partida positivos, ou testes que já se comprovaram ineficazes.

O ideal para qualquer campanha de marketing é se utilizar de todas as áreas de conhecimento e fazer testes para ver o que melhor se encaixa naquele contexto. Como você viu até aqui, o que não falta são autoridades no assunto dispostas a compartilhar seus processos.

Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy