transformação digital nas empresas

Transformação digital nas empresas: 3 exemplos para inovar!

Em um mundo cada vez mais conectado, a palavra da vez continua sendo a “adaptação”. E isso não é diferente quando falamos de transformação digital nas empresas. Afinal, aquelas que querem sobreviver no mercado devem se adaptar às novas demandas de consumo.

Por sinal, o Sebrae fez uma pesquisa para abordar justamente a sobrevivência empresarial. No Brasil, 29% dos microempreendedores individuais (MEI) fecham as portas em 5 anos. Já nas companhias de pequeno porte, a taxa de falência passa para 17%.

Logo, é fundamental investir em planejamento e tecnologia para garantir o crescimento do negócio. Por isso, listamos 3 exemplos práticos para te ajudar a fazer mudanças positivas, começando hoje mesmo. Mas, antes disso, veja as dicas do Sebrae Talks sobre a transformação digital nas empresas.

Na prática, o que é transformação digital nas empresas?

A transformação digital nas empresas é um processo de mudança que tem como base a tecnologia. Com isso, podemos reduzir os custos operacionais e aprimorar a realização de atividades. Em alguns casos, também é possível reduzir os riscos e os acidentes, por exemplo.

A propósito, veja um infográfico da NFe.io que traz a fórmula dessa revolução organizacional:

Em paralelo, vale considerar outros pontos da transformação digital nas empresas, sobre os quais falaremos a seguir.

Cultura empresarial

Muitas companhias estavam acostumadas com processos analógicos e tarefas manuais. Contudo, a covid-19 “acelerou” as mudanças, principalmente em relação às empresas remotas. Portanto, é preciso dar tempo e recursos para que os colaboradores se acostumem à nova dinâmica.

Gestão da mudança

Em geral, pode acontecer uma certa resistência da equipe diante das alterações expressivas no trabalho. Pensando nisso, confira o infográfico da Siteware com os princípios da gestão da mudança no contexto empresarial. 

Produtividade no trabalho remoto

De fato, muito se fala em produtividade no home office, mas é preciso considerar outros fatores. Para exemplificar, isso inclui: infraestrutura, comunicação, ergonomia, saúde mental e daí em diante.

Revisão de processos burocráticos

Sabe aqueles longos formulários que só servem para acumular papel e gerar mais lixo? Pois bem: que tal usar um software para agilizar os processos, além de torná-los mais eficientes? E isso vai desde o cadastro digital até a inteligência artificial no site, por meio do chatbot

Segurança da informação

Sabia que a violação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) já pode gerar uma multa de até R$ 50 milhões? Isso porque, em agosto de 2021, começou a fiscalização por parte do governo. Então, é muito importante garantir a segurança da informação, seja para os dados pessoais ou corporativos. 

Tendências da transformação digital nas empresas

  • Realidade virtual para proporcionar uma imersão nos produtos ou serviços
  • Big data e Business Intelligence (BI) para tomar decisões com base em dados
  • Inteligência artificial, inclusive nas vendas que são realizadas em ambiente digital
  • Automatização de tarefas, até mesmo nos processos da área de Gestão de Pessoas
  • Software de CRM para melhorar a gestão de relacionamento com os clientes
  • Universidades Corporativas para promover o desenvolvimento pessoal e profissional
  • Sistemas de gestão de frotas e estoques, além da manutenção preditiva de equipamentos

3 exemplos de transformação digital nas empresas

Agora que falamos dos ganhos em potencial com a digitalização, chegou a hora de colocar a mão na massa. Sendo assim, confira 3 exemplos que ajudam a melhorar os resultados da empresa.

1. Treinamento corporativo online

Já pensou em customizar as ações formativas, de acordo com a demanda de cada área? Na Perbras, por exemplo, os funcionários ficam embarcados na plataforma de petróleo marinha. Ou seja, costuma ser mais difícil participar de cursos presenciais, até mesmo pela escala de trabalho. 

Com a educação a distância (EAD), eles observaram um retorno muito positivo em termos de custo-benefício. Aliás, a inovação tecnológica proporcionou mais satisfação da equipe, bem como a economia de recursos.

2. Onboarding digital

As soluções tecnológicas também servem para dar as boas-vindas aos novos clientes ou funcionários. Com o onboarding digital, fica mais fácil promover a integração dos recém-chegados, não é mesmo?

Dessa maneira, todos ficam “na mesma página”. E aqui vão 2 opções práticas: tour virtual para mostrar as instalações da companhia e webconferência com as pessoas envolvidas.

3. Chatbot no site

Diversificar os canais de relacionamento é uma maneira eficaz de dialogar com os públicos de interesse. Nesse sentido, os chatbots podem vir a calhar para reduzir o gargalo do atendimento telefônico.

Com o machine learning, esses robôs estão em processo contínuo de aprendizado. Isto é, eles são capazes de responder aos estímulos e evoluir para fazer entregas ainda melhores. Assim sendo, o assistente virtual ajuda a otimizar os resultados, principalmente se estiver integrado aos outros canais.     

Bônus: 3 cases de transformação digital nas empresas para servir de inspiração

Selecionamos 3 cases que já colocam em prática as inovações tecnológicas. Contudo, é essencial pensar nas necessidades de cada empresa antes de adotar uma ferramenta, ok?

  1. Bradesco: o site do banco tem funções focadas na acessibilidade e na inclusão social. Desde 2017, uma intérprete digital traduz o conteúdo em Libras, que é a Língua Brasileira de Sinais. 
  2. Magazine Luiza: em 2014, a rede Magalu criou a iniciativa Luizalabs. Aqui, a ideia é contribuir para digitalizar o varejo brasileiro, a fim de melhorar a experiência do cliente.  
  3. Mcdonald’s: por sua vez, o Méqui lançou um restaurante-conceito em São Paulo em 2017. Além da fachada e dos painéis digitais, os pedidos já eram feitos em totens de autoatendimento. Hoje em dia, essa prática se tornou bastante comum, né?  

Enfim, gostou dos exemplos de transformação digital nas empresas? Embora cada companhia tenha suas características, todas podem se atualizar e, assim, lucrar muito mais. Para isso, lembre-se que é vital engajar a equipe para ter resultados sustentáveis. 

E, por falar em engajamento do time, aproveite para conhecer os recursos corporativos da EAD Plataforma. Se preferir, agende uma demonstração sem compromisso ou faça o teste grátis por 7 dias. Afinal, somos uma EdTech feita por apaixonados por educação e, também, por tecnologia.   

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy