o que é lead

O que é lead? Como captá-lo no seu site? Aprenda em detalhes!

Sabia que a geração de leads será uma prioridade dos profissionais de marketing para os próximos 12 meses? É o que mostra um relatório conduzido por HubSpot, Litmus e Wistia, com mais de 1500 profissionais mundo afora. Mas, afinal de contas, o que é lead?

Essa palavrinha vive aparecendo nas estratégias digitais – e é de suma importância se você quer conquistar novos clientes, manter um bom relacionamento com sua base atual de consumidores e ainda identificar oportunidades de venda.

Se esses assuntos te interessam, continue com a gente! Hoje veremos:

  • o que é lead no marketing digital;
  • o que é captação de leads (e quais as vantagens dessa estratégia);
  • 4 passos para começar a captar leads desde já.

E aí, pronto para impulsionar sua jornada no mundo do marketing digital? Então, boa leitura!

Afinal, o que é lead no marketing digital?

O lead pode ser definido como um cliente em potencial – que ainda não compra da sua marca, mas que demonstra interesse de alguma forma.

Essa, digamos, “aproximação” acontece quando você oferece algo valioso para o usuário, como um conteúdo gratuito (vídeo, ebook ou mesmo uma matéria de blog).

Para consumir o que está sendo oferecido, a pessoa precisa dar algo em troca (e aqui não se trata de dinheiro, mas sim de dados). 

Ou seja, o lead é aquela pessoa tão interessada – ao menos em saber mais sobre sua marca – a ponto de fornecer informações de contato, principalmente nome e email.

Lead, visitante e cliente são a mesma coisa?

Não! Por mais que um usuário possa ser tudo isso, essas “fases” não acontecem ao mesmo tempo. Vamos a uma explicação mais detalhada.

Um visitante é só uma pessoa que entra no seu site, sem tomar nenhuma ação de compra/consumo.

Caso ele clique em um botão de call-to-action, preencha algum formulário ou mesmo envie uma mensagem para o seu email, esse usuário deixa de ser um visitante para se tornar um lead. 

Afinal, cada uma dessas etapas exige que a pessoa deixe algum dado em sua posse (permitindo que você entre em contato depois).

Já o cliente seria a última etapa, na qual o lead não é mais somente um interessado no seu produto ou serviço. Aqui, ele realmente compra da sua marca (ou, nas palavras do marketing digital, ele é “convertido”).

O que é captação de leads?

Captação (ou geração de leads) nada mais é que a estratégia de trazer o possível cliente para o seu lado. Isto é, criar algum mecanismo que capture as informações do lead, para então usá-las a seu favor.

As vantagens de fazer essa captação de leads é que o público é mais “quente” – ou seja, não é um contato distante, no qual você precisa ficar empurrando anúncios pouco interessantes para conquistar um consumidor.

Pelo contrário: dá para iniciar um relacionamento de longo prazo, justamente ao oferecer conteúdos direcionados para a pessoa.

Como captar leads desde já? Passo a passo!

Certo, agora que você já aprendeu o que é lead, bem como o que é geração de leads, chegou o momento de entender o que fazer para dar início a essa estratégia digital. Aqui, separamos 4 passos essenciais para adotar agora mesmo!

Passo 1: crie seu site/blog com uma landing page

Para começar, é necessário ter um lugar na internet para chamar de seu. Afinal de contas, é por meio dele (que pode ser um site ou um blog) que os leads verão o que você vende/produz – e, consequentemente, é onde eles fornecerão os dados de contato.

O ideal é lançar um site já com uma landing page integrada (que também é chamada de página de captura). Existem boas opções de plataformas com essa estrutura!

Na prática, o site com landing page contém um formulário, com campos para preenchimento do lead, que pode servir para ele:

  • baixar um conteúdo;
  • inscrever-se na sua newsletter;
  • cadastrar-se em um serviço gratuito (cursos online, por exemplo).

Passo 2: produza um conteúdo de qualidade

Bom, uma vez que sua estrutura digital já está pronta, é hora de produzir conteúdos para atrair seus leads. Há uma série de infoprodutos incríveis – desde videoaulas para cursos online, ebooks, podcasts, matérias de blog e muito mais.

Lembre-se: conhecer o seu público é fundamental para desenvolver um conteúdo assertivo (que resolva “dores” e seja relevante para o lead). Caso contrário, esse produto dificilmente chamará a atenção da pessoa – e a estratégia pode ir por água abaixo.

Quer conferir algumas dicas sobre criação de infoprodutos? Assista a este vídeo:

Depois de criar o seu conteúdo, você pode hospedá-lo na mesma plataforma digital – e conceder acesso aos usuários somente mediante o preenchimento do formulário de captura de dados.

Passo 3: divulgue na internet

Ok, com tudo isso pronto, chegou o momento de divulgar seu negócio na internet.

Boas opções para isso são as redes sociais (se você ainda não tem conta profissional no Facebook, no Instagram e no YouTube, não perca tempo!).

Nelas, é possível publicar posts (com imagens e/ou vídeos) e anunciar seus conteúdos – sempre lembrando de oferecer uma isca digital para “pescar” seus leads. 

O Google e outras ferramentas de marketing digital também podem ser úteis! Para te ajudar com isso, preparamos uma relação de matérias que já publicamos por aqui. Vale a pena dar uma olhada:

Passo 4: faça a nutrição dos leads

Se os seus futuros clientes já encontraram seu site e deixaram dados para contato, chegou o momento de você “nutri-los” com conteúdos personalizados – isto é, materiais ricos que preparem essas pessoas para uma futura compra.

Para ter uma ideia da importância desse passo, uma pesquisa da Demand Gen Report mostrou que um lead consome, em média, de 3 a 5 conteúdos de uma empresa antes de iniciar conversas com um vendedor.

Uma ideia interessante é criar campanhas de email marketing para fazer esses conteúdos chegarem até as pessoas. Dica: trate o seu lead pelo nome – um detalhe importantíssimo para deixar o contato mais próximo e pessoal!

E aí, gostou de aprender o que é lead?

Então é hora de preparar a sua estratégia digital e se aproximar de seus futuros consumidores.

E sabia que a EAD Plataforma pode ser sua parceira? Ao contar com nossa estrutura, é possível criar um site só seu, hospedar (e vender) diversos conteúdos e ainda captar leads por meio de uma landing page.

O melhor é que a tecnologia já vem pronta para uso – e você pode começar a implementação a partir de agora! Que tal fazer um teste gratuito por 7 dias e conferir as funcionalidades de perto?

Aproveite e compartilhe esta matéria em suas redes sociais. Assim, mais pessoas entendem o que é lead – e veem como isso é importante para o marketing digital!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy