como-vender-cursos-pelo-instagram

Como vender cursos pelo Instagram? 7 dicas fora da caixa para atrair e converter clientes!

Imagine 1 bilhão de clientes em potencial. Este é o universo de usuários do Instagram. 

Se você busca dicas sobre como vender cursos no Instagram e explorar as potencialidades da plataforma para atingir clientes em diferentes localidades, você está no lugar certo. 

Neste artigo, falaremos sobre 7 caminhos para atrair e converter clientes com base na criatividade e no engajamento. Confira: 

Como vender cursos pelo Instagram?

  1. Apresente seu produto de forma humanizada e criativa
  2. Explore funcionalidades da ferramenta
  3. Crie uma descrição arrebatadora para o seu perfil
  4. Construa sua reputação com base na interação
  5. Faça lives e convide parceiros
  6. Melhores amigos ou melhores clientes?
  7. Monitore resultados!

Antes de mais nada: entenda quem está no Instagram e modele seu conteúdo 

Podemos dizer que o passo zero para entender como vender cursos pelo Instagram é dissecar a ferramenta. Seu sucesso já entrega o potencial da plataforma, mas é preciso ir além e descobrir quem está no Instagram e de que forma este público consome conteúdo. 

Aqui estão algumas estratégias que vão te ajudar a entender como modelar o Instagram para a venda de cursos online:

  • 71% dos bilhões de usuários ativos mensais no aplicativo Instagram têm menos de 35 anos (Oberlo);
  • O Brasil é o 3º país com mais usuários ativos no Instagram em 2021 (ABCReporter);
  • 52% dos usuários do Instagram são mulheres, 48% dos usuários são homens (Website Host Rating)
  • 90% das pessoas no Instagram seguem uma empresa (Instagram Business);
  • 50% das pessoas ficam mais interessadas em uma marca quando veem anúncios dela no Instagram (Instagram Business).

Com estatísticas como estas, fica claro por que o Instagram é uma ferramenta indispensável para o empreendedor digital de sucesso, não é mesmo? 

Como vender cursos pelo Instagram? 7 dicas 

Por ser uma plataforma amplamente utilizada por empresas (mais de 2 bilhões de contas ativas na rede são empresariais!), divulgar um curso no Instagram demanda criatividade. Afinal, muitos outros concorrentes estão seguindo esta mesma trilha. 

De forma resumida, podemos dizer que a fórmula do sucesso para vender cursos no Instagram é composta por 3 elementos: criatividade + constância + engajamento. 

A partir desta combinação, é possível obter credibilidade, autoridade, atenção do público e, claro, captar alunos EAD

Veja a seguir nossas 7 dicas para colocar a fórmula em prática e entender como vender cursos pelo Instagram sem sofrimento! 

1. Apresente seu produto de forma humanizada e criativa

O primeiro passo para entender como vender cursos no Instagram é, também, uma importante lição sobre vendas: foque na solução, e não no produto! 

Com cursos online, a lógica é a mesma. Um produto não deve ser “apenas” um produto. Ele deve ser visto como um processo, no qual se envolvem pessoas e etapas. 

Assim, lembre-se: ao apresentar seu curso online, crie uma narrativa criativa e humanizada, que mostre o quão dedicada a equipe está para entregar aos alunos uma experiência transformadora de aprendizagem

Como fazer isso? 

Aqui vão algumas dicas: 

  • crie webséries que mostrem o desenvolvimentos dos módulos do curso da pesquisa à execução; 
  • apresente os tutores EAD e mostre-os como figuras dedicadas ao processo de aprendizagem;
  • mostre os envolvidos no processo de criação do curso de forma humanizada: apresente seus hobbies, leituras preferidas e conecte estes momentos com a construção da imagem do curso. 

2. Explore funcionalidades da ferramenta

A segunda dica de como vender cursos pelo Instagram é um excelente complemento à primeira. Para apresentar o curso de forma criativa, explore as funcionalidades da ferramenta. 

O Instagram é composto de diversas alternativas para divulgar conteúdo. Cada uma demanda um formato próprio. Explore todos eles e alcance segmentos diferentes de público para os seus cursos! 

Como fazer isso? 

Aqui vão algumas dicas: 

  • no Instagram Stories, compartilhe pequenos excertos da rotina. Preparação de conteúdos, resumos, configuração da plataforma EAD etc.; 
  • use o IGTV para criar webséries que envolvam os professores e tutores EAD;
  • no Reels, compartilhe conteúdos com um toque de humor, como a reprodução de memes e vídeos que ganham popularidade no Tik Tok; 
  • aproveite os diferentes formatos de conteúdo do feed (foto, vídeo ou carrossel de imagens) para veicular seus argumentos de venda. O feed é o “cartão de visitas” do seu curso!;
  • se sua página já tiver mais de 10 mil seguidores, use e abuse do desejado recurso “arrasta para cima”, que permite a inclusão de links no Instagram Stories, com direcionamento rápido para a página de destino. Se este não for o seu caso, não se preocupe! Você pode deixar links importantes na bio do instagram. 

3. Crie uma descrição arrebatadora para o seu perfil

A sua biografia do Instagram deve ser elaborada de forma estratégica. Isso porque, com uma rápida leitura, o usuário define se vale a pena ou não seguir o perfil. 

Portanto, lembre-se de explicar, de forma clara, qual é o seu negócio e, especialmente, o que o cliente ganha ao adquiri-lo. 

Veja a seguir alguns exemplos de biografias do Instagram do segmento educacional: 

4. Construa sua reputação com base na interação

Se o estímulo à interação de usuários é fundamental, lembre-se de que, para ser lembrado, seu perfil também precisa ser visto! 

Por isso, ao construir sua reputação, interaja com outros perfis, deixe comentários, curta e compartilhe informações de segmentos associados ao seu. Desta forma, potenciais seguidores da sua página perceberão sua marca como tendo um perfil participativo. A tendência, a partir daí, é de que queiram acompanhar o seu progresso na rede! 

Dica de ouro: para não perder as publicações de perfis estratégicos, ative as notificações para que sua página seja avisada de novas postagens! 

5. Faça lives e convide parceiros

O recurso Instagram Ao Vivo também é uma excelente dica para atrair potenciais clientes e vender mais cursos. 

Por meio desta ferramenta, é possível convidar até 3 outros perfis para participarem da conversa. Estes perfis podem ser de influenciadores, empresas parceiras e de profissionais da área. 

A grande vantagem de fazer lives em parceria com grandes perfis é a possibilidade de veicular o mesmo conteúdo também nas páginas dos convidados, potencializando o alcance do conteúdo. 

6. Melhores amigos ou melhores clientes?

Como vender cursos pelo Instagram utilizando o recurso do Melhores Amigos? Nós temos a resposta! 

Este recurso possibilita a segmentação do conteúdo do Instagram Stories para públicos pré-definidos. Muitas empresas visionárias já enxergaram no recurso a possibilidade de fazer ofertas e oferecer conteúdos exclusivos para seguidores com maior potencial de compra. 

Como fazer isso? 

Aqui vão algumas dicas: 

  • utilize os stories para fazer uma chamada para perfis interessados em fazer parte do Melhores Amigos da sua marca;
  • destaque as vantagens de integrar o grupo: conteúdos exclusivos, descontos etc; 
  • crie o grupo e comece a divulgar materiais pensados exclusivamente para este público;
  • utilize gatilhos de conversão (como links para o site) para estimular a compra. 

7. Monitore resultados!

Por fim, não podemos deixar de pontuar a importância da monitorização de resultados. Redes Sociais, em geral, apresentam diferentes comportamentos de acordo com as estratégias adotadas. Por isso mesmo, é importante acompanhar os resultados aos estímulos e redirecionar o posicionamento de acordo com o objetivo de venda. 

Agora que você já sabe como vender cursos pelo Instagram com táticas fora da caixa, que tal embarcar em nossa lista de leituras sobre empreendedorismo digital? 

17 Indicadores de marketing digital;

Como empreender na internet?  

Passo a passo para criar um produto digital 

Blog ou canal no YouTube?

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy